Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
capa-site_laboratorios_programacao_musica

Laboratório de Música do Porto Iracema encerra 2017 com três grandes apresentações

capa site laboratorios programacao musica

Nos próximos dias 14, 15 e 16, o resultado de três pesquisas do Lab Música será apresentado ao público no Cena 15, no Porto Iracema e no Anfiteatro do Dragão do Mar. A entrada para os três eventos é gratuita

O Laboratório de Música da escola Porto Iracema das Artes chega ao final de mais um percurso de criação e os artistas vão apresentar ao público o que desenvolveram durante o ano de 2017 na 5ª Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI5). Os criadores dos projetos Sila Crvs A.O.A, Ode ao Mar Atlântico e Orquestra Popular do Nordeste fazem performances sonoras e shows nos dias 14, 15 e 16.

Os quatro projetos deste ano — inclui-se o Iracema Som Sistema, de Daniel Peixoto, que terá seu show marcado para janeiro de 2018 — passaram por um regime de imersão com a tutoria de profissionais renomados na área, os tutores Arto Lindsay, Chico Dub, André Mehmari e Rodrigo Gorky, que também realizaram masterclasses, oficinas e experimentações com outras linguagens da escola. Dois dos tutores estarão presentes nas performances – Chico Dub no dia 14 com Sila Crvs, no Cena 15, e Arto Lindsay, com Ode ao Mar Atlântico no dia 15.

“Esta edição identifica-se mais uma vez com a diversidade de estilos, que é o grande desafio do Laboratório de Música, ao colaborar no desenvolvimento de uma orquestra de sonoridade acústica e ao mesmo tempo reunir artistas de trabalhos eminentemente experimentais, como Sila Crvs e Eric Barbosa (Ode ao Mar Atlântico). Além da proposta queer de Daniel Peixoto, que mescla ritmos do rock ao funk e tropical bass”, destaca a coordenadora do Laboratório de Música, a jornalista, cantora e compositora Mona Gadelha.

Segundo ela, “marca também esta edição a estreia de um grupo, o Sila, e a consolidação de um veterano, que é o Eric. Assim como atualiza o pioneirismo do Daniel na cena eletrônica cearense e na performance queer. Vemos também o surgimento de um trabalho importantíssimo de pesquisa da obra dos mestres cearenses da música, na Orquestra Popular do Nordeste, que coloca lado a lado a criação de Zé Menezes, Nepomuceno e presta o merecido tributo ao Tarcísio Sardinha, Carlos Patriolino, Macaúba, revelando também um compositor de choro promissor, que é o bandolinista Pedro Madeira”. “Temos muito o que celebrar essa edição do Lab Música.E o momento é esse, da MOPI5, de 14 a 16 de dezembro”, conclui.

Apresentações

O projeto que abre a MOPI de Música é o Sila Crvs AO.A, composto pelo trio Isaac Omar, Álvaro Ximenes e Gabriel Farias. A apresentação será nesta quinta-feira, dia 14, às 19h, no Centro de Narrativas Audiovisuais (Cena 15) do Porto. Sob a tutoria do curador, produtor cultural e diretor artístico Chico Dub, a pesquisa utiliza performances audiovisuais, manipulações performáticas do theremin (instrumento criado pelo russo León Theremin), com programações eletrônicas e participação da cantora Marta Aurélia, ex-Lab Música 2014.

Já no dia 15, sexta-feira, é a vez de Eric Barbosa, Eduardo Scarpinelli e Éden Barbosa realizarem a perfomance sonora Ode ao Mar Atlântico. O trabalho reúne canções, experimenta timbres e utiliza videoarte e matrizes rítmicas africanas. A apresentação ocupará dois espaços do Porto, o pátio e o estúdio de audiovisual, e se inicia às 20h. O tutor do projeto é o compositor, cantor, produtor e artista visual Arto Lindsay, que também assina a instalação com os músicos e participa da performance. Marta Aurélia também faz participação especial neste dia.

No sábado, dia 16, a Orquestra Popular do Nordeste mescla um repertório erudito com o popular no Anfiteatro do Dragão do Mar, às 19h. A tutoria do projeto ficou por conta do pianista, arranjador e compositor André Mehmari, que está produzindo o primeiro disco da OPN.

Adiamento
A apresentação do projeto Iracema Som Sistema, de Daniel Peixoto, Ivan Timbó e Paulo Oliveira, programada para a MOPI do Laboratório de Música do Porto Iracema, foi adiada. Inicialmente agendado para o dia 16 de dezembro, o show foi cancelado devido a problemas de saúde de Daniel Peixoto e de seu luto por perda familiar. O show deve ser reprogramado para nova data em janeiro de 2018.

PROJETOS

Sila Crvs A.O.A
Com intuito de fundir o que há de mais arcaico na poesia cearense com música vanguardista, nasce Sila-Crvs A.O.A, projeto de música experimental que alia performance, vídeo, leitura de textos e manipulações com teremim (instrumento inventado pelo russo León Theremin na década de 1920). Issac Omar, Gabriel Farias e Alvaro Ximenes, tutorados por Chico Dub, apresentam o lirismo do povo cearense com uma sonoridade que vai do barulhento ao etéreo.

Ficha técnica:
Artistas-pesquisadores: Álvaro Ximenes, Isaac Omar e Gabriel Farias

Ode ao Mar Atlântico
O hibridismo norteia o projeto do multi-instrumentista, produtor e compositor Eric Barbosa. Em um mesmo espectro sonoro, denominado de “mosaico virtual atemporal”, ele reúne canções, experimenta timbres, utiliza videoarte e matrizes rítmicas africanas.

Ficha técnica:
Artistas-pesquisadores: Eric Barbosa, Eduardo Scarpinelli e Éden Barbosa.

Orquestra Popular do Nordeste
Em busca da síntese de experimentações com diversas estruturas harmônicas, rítmicas e melódicas, nasce a Orquestra Popular do Nordeste, reunião de estudantes da UECE e músicos da cena cearense. Com doze integrantes divididos em instrumentistas de orquestra e chorinho, a proposta de mesclagem do erudito e popular executa repertório com base em pesquisa da nova geração de autores e também de compositores icônicos

Ficha técnica:
Artistas-pesquisadores: Giltácio dos Santos, Brenna Freire e Pedro Ernesto Sales Comelli.

Iracema Som Sistema
O cantor e performer Daniel Peixoto inseriu seu nome na cena eletrônica brasileira, com incursões internacionais, a partir de 2005 ao surgir com a banda Montage. Com o projeto Iracema Som Sistema finaliza a trilogia Tropical Bass, investigando amplas possibilidades rítmicas. Para isso, conta com a experiência dos multi-instrumentistas Ivan Timbó e Paulo Oliveira, adeptos de pesquisas em estúdio, sob a orientação do produtor Rodrigo Gorky.

Ficha técnica:
Artistas-pesquisadores: Daniel Peixoto, Paulo Oliveira e Ivan Timbó.

Serviço:
O quê: MOPI de Música com o projeto “Sila Crvs A.O.A”
Quando: 14 de dezembro, às 19h
Onde: Cena 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)
GRATUITO

O quê: MOPI de Música com o projeto “Ode ao Mar Atlântico”
Quando: 15 de dezembro, às 20h
Onde: Pátio e no Estúdio de Audiovisual do Porto Iracema
GRATUITO

O quê: MOPI de Música com o projeto “Orquestra Popular do Nordeste”
Quando: 16 de dezembro, às 19h
Onde: Anfiteatro do Dragão do Mar
GRATUITO