Escola de Formação e Criação do Ceará

Laboratório de Artes Visuais realiza Masterclass “Campos de Invisibilidade”, com Cláudio Bueno

masterclass_claudiobueno_flyers (1)

Na próxima terça-feira, dia 07, a partir das 19h, o Laboratório de Artes Visuais realiza o Masterclass “Campos de Invisibilidade” com Cláudio Bueno. O evento é aberto ao público. Bueno é tutor do projeto “Da Intervenção à Interface: um estudo comparativo entre ações de coletivos da década de 1980 e da contemporaneidade em Fortaleza”, dos alunos Allan Diniz e Cecília Andrade na atual edição do Lab de Artes Visuais.

O artista apresentará sua trajetória teórica e experimental, explorando as relações entre corpo, espaço e tecnologia. A noção de tecnologia será discutida desde sua invisibilidade nos modos de operar (tecnicamente, socialmente e politicamente), implicada na vida cotidiana e na infraestrutura das cidades, bem como na produção e transformação sensível dos espaços e das relações.

Claudio Bueno é artista visual e professor, doutor em Artes Visuais pela ECA-USP, 2015, com a tese intitulada Campos de Invisibilidade. Suas práticas se desdobram a partir da experiência do corpo e seus atravessamentos pelos espaços, relações e tecnologias. Participou de exposições e residências nacionais e internacionais, como “Videobrasil em Contexto”, 2012 (Delfina Foundation/Londres Casa Tomada/São Paulo), “Where the streets have no name”, Hessel Museum of Art/CCS Bard (Nova York) “Grau Zero”, Paço das Artes (São Paulo), entre outras.

Realizou falas públicas em galerias e espaços culturais como Whitechapel Gallery (Londres), Humboldt – Universität (Berlim) e diversas universidades brasileiras. Recebeu prêmios como Menção Honrosa no Prix Ars Electronica (Linz), Rumos Arte Cibernética (São Paulo) e Transitio_MX (Cidade do México). Atualmente integra O grupo inteiro (Carol Tonetti, Ligia Nobre, Vitor Cesar e Cláudio Bueno), com o qual participa da mostra “Playgrounds 2016”, no MASP; e realiza o projeto Intervalo – Escola, junto com Tainá Azeredo, que pesquisa e experimenta modos de aprendizagem em artes.