Escola de Formação e Criação do Ceará

Janaína Marques 2

Janaína Marques Ribeiro

Janaína MarquesJanaína Marques Ribeiro é diretora e roteirista, nascida em Brasília. É graduada em Direção de Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV-Cuba) e em  Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Também possui pós-graduação, com “Matrícula de Honor”, em Gestão da Indústria Cinematográfica pela Universidade Carlos III de Madri, na Espanha. Em Fortaleza, estudou Realização Audiovisual, Teatro e Crítica Cinematográfica.

Em sua passagem pela EICTV (2006-2009), produziu o curta “Los minutos, Las horas”, do Prix RADI de L’Agence du Court Métrage (Short Film/Cannes Film Festival 2011). O projeto permite que o curta de Janaína seja distribuído e exibido em salas comerciais de cinema na França, sendo ela a única brasileira atualmente incluída nesse catálogo. A cineasta participou também do Prix Spécial du Jury (33ème Festival Internacional du Court Métrage de Clermont Ferrand – 2011). Em sua trajetória, ganhou premiações em diversos outros festivais, como em San Sebastián, Biarritz e Munich.

Janaína trabalhou como assistente de direção, continuísta e produtora de outros trabalhos. Realizou e trabalhou em cerca de 15 trabalhos audiovisuais, entre eles os curtas “Isla” (2007), “Ecce Homo” (2008) e “Tambores de Corpos” (2002).  Foi aluna de Abbas Kiarostami — cineasta, ganhador da Palma de Ouro em 1997 pelo filme “Gosto de Cereja” — e Lucrecia Martel, ganhadora do prêmio Sundance/NHK Filmaker Award pelo roteiro de La Ciénaga (O Pântano), em 1999.

Atualmente, Janaína Marques desenvolve o projeto “Fortaleza Paraíso”, no Laboratório de Criação em Audiovisual/TV da Escola Porto Iracema das Artes, como diretora.