Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Foto_Alan_Sousa-84

Integrante do Lab Música, projeto “Um corpo cheio de som: canções que navegam nas águas do tempo”, se apresenta nas Rotas de Criação

Foto Alan Sousa 84 1

Foto: Alan Sousa

Evento, gratuito e aberto ao público, ocorre na quarta-feira, 31 de janeiro, às 19h, no Quintal da Casa da Cultura, em Sobral

Desenvolvido na 11ª edição do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, o projeto “Um corpo cheio de som: canções que navegam nas águas do tempo”, se apresenta, dia 31 de janeiro, quarta-feira, às 19h, nas Rotas de Criação da Porto. A atividade, ocorre no Quintal da Casa da Cultura, em Sobral, de forma gratuita e aberta ao público.

Produzido por Jéssica Cisne, Gegê Teófilo e Thamires Coimbra, o projeto “Um corpo cheio de som: canções que navegam nas águas do tempo”, é uma pesquisa da linguagem sonora de encontro entre mar, serra e sertão nas composições de Letícia Muniz, artista multilinguagem de Viçosa – CE, para a investigação performática musical. O projeto parte da criação do primeiro álbum produzido por Jéssica Cisne e Gegê Teófilo, com tutoria de Juliana Linhares, de forma independente no interior do estado, composto por canções que atravessam sua consciência como mulher, brasileira e nordestina.

“É muito interessante ressaltar que todo o trabalho gira em torno das canções de uma compositora, num processo em que a Juliana Linhares trouxe sua larga experiência musical e teatral, contribuindo para o aprimoramento da performance cênica”, pontua a Coordenadora do Laboratório de Música da Porto, Mona Gadelha.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Integrante do Lab Música, projeto “Um corpo cheio de som: canções que navegam nas águas do tempo”, se apresenta nas Rotas de Criação

Quando: quinta-feira, 31 de janeiro

Horário: 19h

Onde: Quintal da Casa da Cultura – (Av. Dom José, 881 – Dom Jose, Sobral – CE, 62010-290)

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 22 de janeiro de 2024