Assim como ocorreu com a música e o teatro durante a Maloca Dragão 2017, encontro entre diretores e críticos de festivais com grupos de dança cearenses quer fomentar a circulação dos artistas pelo País
A 11ª edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará é a oportunidade para apresentação de espetáculos e formação com grandes nomes, nacionais e internacionais, que vêm para o evento. Este ano, a Bienal também inclui, pela primeira vez, uma rodada de negócios entre os grupos de dança cearenses e críticos e diretores de festivais brasileiros. É o Conexões Dança, que será realizado nesta sexta-feira (27), das 14h às 17h, no Porto Iracema das Artes. A participação é aberta a todos os artistas da dança cearenses ou residentes no Ceará.
Realizada pelo Instituto Dragão do Mar, através do Centro Dragão do Mar e Porto Iracema, em parceria com a Bienal de Dança do Ceará, a iniciativa segue o modelo bem sucedido do Conexões Maloca, que promove o encontro entre artistas da música e do teatro cearense com programadores e produtores de festivais e de centros culturais espalhados pelo Brasil. Com a terceira edição realizada, em abril deste ano, durante o festival Maloca Dragão, o Conexões agora se desdobra em Conexões Dança, durante a Bienal, reunindo nomes da crítica e da curadoria de festivais para análise de portfólios e propostas de espetáculos de coreógrafos e bailarinos do Ceará.
Foram convidados: Erivelto Viana (MA), Cássia Navas (SP), Cristina Castro (BA), Joubert Arrais (CE) e Henrique Rochelle (SP). “O objetivo é aproximar os artistas do Ceará de curadores e críticos de outras partes do País para fomentar a circulação desses grupos em festivais Brasil afora. É uma receita que vem dando certo em outras linguagens, como a música e o teatro, e tem tudo pra funcionar muito bem com a dança”, acredita a coordenadora do Programa de Dança do Porto Iracema, Cláudia Pires.
O diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno, destaca ainda a importância que um intercâmbio desses têm para o artista. “É uma oportunidade única ter à frente reconhecidos realizadores do mercado cultural. Ainda que uma parceria não seja firmada de imediato, o artista pode explorar junto dos convidados os caminhos estratégicos para alcançar seus objetivos, enquanto grupo artístico”, afirma.
SOBRE OS CONVIDADOS
Erivelto Viana
Desenvolve projetos e articulações para a dança, teatro e performance que integram o Bemdito Coletivo, formado por artistas/produtores. Desde 2008 realiza, em São Luís (MA),o Festival Conexão Dança – Selecionado no programa “Rumos Itaú Cultural Dança 2012-2014”, na carteira Formadores em Dança, e também “Rumos Itaú Cultural 2013-2014” com o projeto Conexão Espaço Habitação – Espaço para Interventores/Convidados e Artistas/Residentes. Atualmente vem apresentando os trabalhos “Sintética Idêntica ao Natural” (Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança/2012); Travesqueens (Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança/2010) em parceria com Ricardo Marinelli/PR; e BATUCADA de Marcelo Evelin/Demolition INCORPORADA e as Performances TRANSfigura#1 e TRANSfigura #2. Integra, ainda, o “Patuanú” – Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator, coordenado por Carlos Simione | Lume Teatro UNICAMP/SP.
Henrique Rochelle
Crítico de dança, Doutor e Mestre em Artes da Cena e Bacharel em Estudos Literários pela Unicamp, com estágio doutoral na Université Paris 8. Foi produtor do Programa Dança: Encontros Notáveis, fez parte de equipe de pesquisa dos DVDs de aniversário de 45 anos do Balé da Cidade de São Paulo, e foi monitor do módulo de Formação Extensiva do PIRAPRODANÇA. Professor de História da Dança, foi pesquisador convidado a colaborar com a Enciclopédia Dança em Rede, foi secretário-geral dos Seminários Aller-Retour: Dança Brasil-França, editor assistente do ARJ – Art Research Journal, e organizador do livro “Dança, História, Ensino e Pesquisa”. É autor e editor dos sites “Da Quarta Parede” e “Criticatividade”, e membro da Comissão Dança da APCA.
Carolina Castro
Criadora e diretora do Vivadança Festival Internacional (2007), que acontece anualmente na cidade de Salvador, Bahia, em diversos espaços culturais com ações de difusão, intercâmbio e networking para a dança. Integra o colegiado de programação e gestão do Teatro Vila Velha onde dirige o programa de residências artísticas internacionais, e o projeto Pé de Feijão – arte e educação, que promove espetáculos de artes cênicas para público infanto-juvenil. Criou em 2017 o PAVIO – arte e negócios, plataforma para a difusão e comercialização de produtos gerados pelas artes cênicas de artistas baianos. Diplomada pela Universidade Federal da Bahia no curso de licenciatura em dança. Premiada pela Unesco com o Prize for the Promotion of the Arts. Fundou em 1998 a cia Viladança, assumindo a direção geral, pesquisa e criação de trabalhos coreográficos.
Joubert Arrais
Professor, dançarino e crítico de dança. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUCSP), mestre em Dança (PPGDanca/UFBA) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFC), com formação e estágios artísticos pelo Centro Em Movimento (c.e.m / Lisboa-Portugal). Professor efetivo do Instituto Interdisciplinar em Cultura e Arte, lecionando no bacharelado em Jornalismo, da Universidade Federal do Cariri (UFCA – Juazeiro do Norte). Desenvolve, desde 2012, o projeto itinerante Crítica com a Dança, contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011, que resultou na publicação colaborativa “Dança com a Crítica” (Fortaleza: Expressão Gráfica, 2013), com patrocínio parcial do Programa de Cultura Banco do Nordeste / BNDES 2011. Artista premiado com Bolsa Interações Estéticas – Funarte 2013 e Programa Iberescena 2012, com criações de solos autorais de dança e performance, como “Eu Danço Sambarroxé” (2007-2011), “Virar Bicho” (2010-11) e Projeto Masculina (2013-14), com participação em encontros e festivais de dança no Brasil. Membro-fundador da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), coordenando o comitê temático Produção de Discurso Crítico sobre Dança (2011-12, 2013-14, 2017-18). Escreve no seu site www.enquantodancas.net.
Cássia Navas
Professora do Pós-Graduação em Artes da Cena/Instituto de Artes/UNICAMP, é graduada em direito (USP), doutora em dança/semiótica (PUC/SP), pós-doutora em artes (ECA/USP), especialista em gestão/políticas culturais (UNESCO/Université de Dijon/Ministère de la Culture/France). Curadora e consultora de vários programas em dança, foi pesquisadora da Equipe de Artes Cênicas/IDART/Secretaria Municipal de Cultura (SP), coordenadora da REDE Stagium e da Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo). Autora de Imagens da Dança em São Paulo, Dança Moderna, Dança e Mundialização: políticas da cultura no eixo Brasil-França, Vem Dançar, Cisne Negro Companhia de Dança, de Teatro do Movimento, um método para o intérprete-criador e de Arte da Composição, os dois últimos juntamente com Lenora Lobo, assinou as pesquisas dos vídeos Como Dança São Paulo, Memória Presente: Klauss Vianna e do CD ROM Informação e Memória de Dança no Brasil. Conferencista, vem ministrando palestras e seminários em várias instituições, como no Impulstanz (Viena, 2013), SP Escola de Teatro (São Paulo, 2014-15), Centro Cultural São Paulo (2015-17), Projeto Brasil, Mousonturm (Frankfurt, Alemanaha, 2016) e Centro de Formação e Pesquisa, SESC São Paulo (2016). Uma de suas pesquisas- Teoria Geral (do Estado) da Dança, aborda temas transdisciplinares entre dança e outras áreas, investigando a construção do sentido nas fronteiras estéticas da arte. Parte de seus textos está publicada no site www.cassianavas.com.br .
Selma Santiago
Teatro José de Alencar
Raquel Gadelha
Cine Teatro São Luiz
Rogerio Mesquita
Teatro Dragao do Mar
Fernando Piancó
Teatro Carlos Câmara
Nadia Souza
Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)
SERVIÇO
Conexões Dança
Quando: sexta-feira (27)
Hora: das 14h às 17h
Onde: Estúdio de audiovisual do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto aos grupos e artistas da dança interessados