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Escola de Formação e Criação do Ceará

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Incêndios da Alma: sobre mulheres devotas de si

INCÊNDIOS DA ALMA: SOBRE MULHERES DEVOTAS DE SI, CRATO (CE) 

Tendo como perspectiva o teatro performativo, propomos uma investigação nos ciclos de vidamorte-vida da mulher negra durante sua existência em um mundo estruturalmente sexista/racista. Abordar esse tema corresponde ao impacto do sistema na subjetividade feminina até os dias atuais. Temos como circunstâncias desviantes e caminho de fuga os Ritos, as Danças, os Rezos. A pesquisa pretende atear fogo em um corpo negro feminino colonizado e ir à busca de outro corpo que caiba em uma nova percepção de existência. 

Artistas: Suzana Carneiro de Souza, Alda Maria e Mestra Socorro Alexandre
Tutora: Sanara Rocha (BA) 

SUZANA CARNEIRO DE SOUZA Mulher negra da região sul do interior do Ceará, Cariri. Graduada em Licenciatura em Teatro pelo Centro de Artes/Universidade Regional do Cariri (Urca). Artista-performer, dramaturgista, arte educadora e capoeirista. Possui experiência em produção cultural, nas áreas de Artes Cênicas e Patrimônio/Memória, sendo Técnica em Cultura no Sesc/CE e curadora da Mostra Sesc de Culturas Cariri durante os anos de 2016 a 2020; Integrante do Grupo Terreiro Arte e Tradição como brincante e produtora (2016); Mantém composições de solos nas linguagens da dança, do teatro e da performance com a Farol Ateliê; exintegrante do Grupo Oitão Cênico como intérprete/ criadora (2008 a 2016); ex-integrante da Alysson Amancio Cia. de Dança como intérprete/criadora (2014 a 2016). 

ALDA MARIA Natural do Piauí, reside na cidade de Crato, no Cariri cearense. Graduanda em Música Licenciatura pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), possui experiência com performance, pesquisa, ensino e produção cultural. Multi-instrumentista, integra grupos musicais e espetáculos do cariri: Coletivo Cantando Marias; Grupo de Música Antiga Ancestralia; Sol na Macambira; Azalee; e acompanha artistas da região. Educadora Musical, atuou em monitorias e docência pela Escola de Música do Cariri. Residente pelo Núcleo de Regência e Arte da E.E.E.P Governador Virgílio Távora através do Programa de Residência Pedagógica. Desenvolveu estudos no grupo de pesquisa FILOMOVE e Integrou o Observatório de Práticas e Políticas Culturais. 

MESTRA SOCORRO ALEXANDRE Maria Socorro Alexandre da Silva – Mestra de Cultura Popular, agricultora, meizinheira (lida com preparo de ervas nativas) e florista. Trabalha com cultura popular desde 1999, desenvolvendo trabalhos com maculelê, samba de roda, maneiro pau e capoeira em colabo – ração com o seu companheiro Mestre de Capoeira Chico Ceará (Francisco Gilberto) em parceria com ele passa a difundir as práticas de cultura popular ad – vindas da transmissão oral, ensinadas pelo seu pai Zé Teófilo, bem como das experiências dentro do grupo de capoeira Filhos de Zambi. A partir de 2004 passa a atuar como integrante e fundadora do Grupo Arte e Tradição, sediado no Sítio Santo António – Arajara/ Barbalha-CE, o qual tem como principal objetivo a difusão das práticas já desenvolvidas, bem como a ampliação dessas manifestações, incluindo no grupo as modalidades Coco de roda, Quadrilha, Malhação de Judas e, mais recentemente, o Maracatu Nação Tupinambá (2017). 

TUTORA: SANARA ROCHA (BA) Sanara Rocha é feminista negra, curadora indepen – dente, artista interdisciplinar e pesquisadora com campo de atuação nacional e internacional. Dedica – -se ao desenvolvimento de duas pesquisas poéticas multidisciplinares, uma que se intitula “Narrativas Fós – seis” e se respalda nos estudos de gênero e no afro – futurismo a título de escavar-forjar trabalhos poéticos interdisciplinares que investigam a presença feminina no território simbólico dos tambores e problematizam o apagamento de parte dessa memória; e uma nova intitulada “Futurismo Amefricana” que se fundamenta no conceito de ladino amefricanidade cunhado por Lélia Gonzalez e teve como um de seus resultados mais concretos a criação da plataforma Futurismos Ladino Amefricanas – FLA, um espaço de aglutinação e intercâmbio de saberes entre artistas negres e indí – genas latino-americanos.