Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.

III Mostra de Artes Porto Iracema continua com apresentações em fevereiro de 2016

mopii

De 09 a 19 de dezembro, o Porto Iracema realizou a primeira parte da IIIª MOPI – Mostra de Artes do Porto Iracema, que reúne os trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2015, nos diversos processos formativos da escola. Foram apresentados 18 projetos desenvolvidos em quatro Laboratórios de Criação da escola, além de trabalhos realizados no âmbito do programa de Formação Básica.

Em fevereiro, a partir do dia 03, as atividades continuam com as apresentações finais do Laboratório de Pesquisa Teatral com quatro projetos: Asja Lacis já não me escreve – Grupo Terceiro Corpo; Projeto “Os Miseráveis”- Grupo Formosura; Um corpo em final de festa – Inquieta Cia de Teatros e O Sagrado e o Profano – As vozes de uma cidade – Coletivo Atuantes em Cena.

No dia 30 (sábado) acontece a 1ª formatura da turma do Curso Técnico de Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos. Haverá a apresentação dos 3 ( três ) jogos desenvolvidos para os trabalhos de conclusão do Curso de Animação para Jogos Eletrônicos. Os/as alunos/as mostrarão todo processo de desenvolvimento, desde a concepção, análise das mecânicas até o projeto gráfico final dos jogos: Bio (premiado pela InfoBrasil), Agadoizó e Ciranda do Mar.

Dessa forma, a MOPI se consolida como um panorama de trabalhos que articulam as diversas linguagens das artes, incluindo espetáculos de teatro e dança, exposições de artes visuais, shows musicais e pitching dos roteiros do Laboratório de Cinema.

JANEIRO

Foto: Mateus Alves
Foto: Mateus Alves

Dia 30 (sábado):

08h – Curso de Games – Formatura da 1a. Turma do Curso Técnico de Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos (Auditório do Porto Iracema das Artes)

SINOPSE: O evento servirá para apresentar os 03 (três) jogos desenvolvidos para a conclusão do curso de Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos, tal apresentação será feita de maneira formal a apresentar todo o processo de desenvolvimento, partindo de sua concepção, passando pelo trabalho de análises de mecânicas e indo para a finalização visual de todo o material. Os jogos para apresentação serão: Bio, Agadoizó e Ciranda do Mar.

FEVEREIRO

Laboratório de Teatro - Asja Lacis já não me escreve 2Dia 03 (quarta):

19h – Laboratório de Teatro – Experimento: Asja Lacis já não me escreve – Grupo Terceiro Corpo (Teatro Dragão do Mar)

SINOPSE: Asja Lacis, colaboradora de Meyerhold e de Eisenstein, próxima do grupo de Maiakóvski, foi amante de Walter Benjamin e por intermédio dela Brecht e Benjamin se conheceram. No início da Segunda Guerra Mundial, ela desapareceu num campo de concentração stalinista. “Asja Lacis já não me escreve”, registra Brecht em seu diário de janeiro de 1939. O Grupo Terceiro Corpo pretende investigar a figura de Asja Lacis, focando sua pesquisa cênico-dramatúrgica no trabalho de ator e na ideia de “solo coletivo”, no qual várias atrizes partilham a mesma personagem em cena. Tutor: Héctor Briones.

Os Miseráveis - Laboratório de Teatro 2Dia 17 (quarta):

19h – Laboratório de Teatro – Projeto “Os Miseráveis”- Grupo Formosura (Teatro Dragão do Mar)

SINOPSE: Em comemoração aos seus 30 anos de fundação, o Grupo Formosura de Teatro traz ao público sua investigação sobre a técnica do boneco geminado, aliada a uma pesquisa de releitura cênico-dramatúrgica do romance Os Miseráveis, de Victor Hugo, realizada em parceria com a dramaturga Ângela Linhares. A pesquisa parte de duas instâncias: a primeira busca desvelar como o boneco geminado pode promover um treinamento para o ator; a segunda refere-se à manipulação propriamente dita e suas possibilidades visuais. Tutor: Duda Paiva.

 

 

 

 

Laboratório de Teatro - Um corpo em final de festa 2 (1)Dia 24 (quarta):

19h – Laboratório de Teatro – Espetáculo: Um corpo em final de festa – Inquieta Cia de Teatros (Teatro Dragão do Mar)

SINOPSE: Nesta proposta de investigação e criação, a Inquieta Cia. de Teatros busca pesquisar modos de composição cênica pautados no trabalho coletivo e polifônico de atuação e encenação. “Um corpo em final de festa” apresenta-se como elemento disparador para a construção de treinamentos, performances e dramaturgias, desenvolvidas por atores que encenam, encenadores que atuam. Tutor: Marcelo Evelin.

MARÇO

Dia 02 (quarta):

20h – Laboratório de Teatro – Experimento: O Sagrado e o Profano – As vozes de uma cidade – Coletivo Atuantes em Cena (Teatro Dragão do Mar)

SINOPSE: A relação entre o sagrado e o profano na cidade de Juazeiro do Norte é o centro desta pesquisa, que investiga os fenômenos religiosos e suas manifestações sociais. O grupo visa ressignificar os sons produzidos pela cidade, gerando um trabalho corporal do ator por meio dessa sonoridade, que nasce desse aspecto cultural que atrai visitantes do mundo inteiro. Tutora: Mônica Montenegro.

cleardot