
O espetáculo é a mais recente criação do grupo e tem estreia prevista para abril de 2018
O primeiro fim de semana de fevereiro chega com programação especial para os amantes das artes cênicas. O grupo Teatro Máquina fará, nos dias 03 e 04, a partir das 19h, no Teatro Dragão do Mar, o processo de abertura do espetáculo Nossos Mortos, que tem estreia prevista para abril deste ano. Além dos ensaios abertos, o grupo realiza também uma roda de conversa a cada dia. O projeto fez parte do Laboratório de Teatro 2017 do Porto Iracema das Artes.
Na abordagem de “Nossos Mortos”, o grupo enfatiza a defesa do direito natural de sepultamento, aprofundando relações com outras versões do mito nas traduções e releituras dosdramaturgos Friedrich Hölderlin, Bertolt Brecht, José Watanabe e Ângela Linhares. Neste mesmo contexto, o Teatro Máquina aprofunda sua investigação sobre as sonoridades fúnebres tradicionais e os documentos históricos de inúmeros massacres e movimentos populares, especialmente o do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, na cidade do Crato (CE).
Rodas de Conversa
No sábado, a roda de conversa será com o sociólogo e jornalista Ricardo Moura, que discute sobre violência urbana no Ceará. Já, no domingo, o pesquisador e professor Ewelter Rocha irá tratar dos ritos fúnebres e sonoridades tradicionais no sertão do Cariri.
“Nossos Mortos”
O processo do espetáculo teve início durante uma viagem de 28 dias por três regiões do semiárido nordestino, em 2015, no projeto Sete Estrelas Grande Carro, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural. Em 2017, o grupo retoma a investigação sob tutoria da atriz e diretora Tânia Farias, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, além dos colaboradores de música e voz Ayrton Pessoa, Di Freitas e Consiglia Latorre, no Laboratório de Teatro do Porto Iracema das Artes.
Serviço:
O quê: Ensaio aberto de “Nossos Mortos” e rodas de conversa
Quando: 03 e 04 de fevereiro – Às 19h
Onde: Teatro Dragão do Mar
Classificação indiciativa: 14 anos
Classificação indiciativa: 14 anos
GRATUITO
Assessoria Porto Iracema das Artes | Manuela Sales
Publicado em: 31/01/2018