
Com 16 anos de atuação, o grupo estreia espetáculo que aborda questões sobre cidade, feminismo e opressão
Sob a direção de Edna Freire e inspiradas no livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, as artistas do grupo cearense Nóis de Teatro estreia o espetáculo “Despejadas”, fruto da edição 2017 do Laboratório de Teatro da escola Porto Iracema das Artes, sob a tutoria de Adriana Scheneider. As apresentações acontecerão nos dias 18, 19 e 20 de outubro, sempre às 19h, na sede do grupo, no bairro Granja Portugal. O acesso é gratuito e aberto a todos os interessados.
“Despejadas” apresenta a mulher da periferia e suas questões para um debate com o público sobre temas como cidade, gênero, opressão e feminismo. Em cena, as atrizes Amanda Freire, Nayana Santos e Kelly Enne Saldanha lançam as suas complexidades em jogo, três gritos urgentes conduzem o público por um caminho de dores e resistência. Muitas Carolinas se encontram em suas inquietações sobre o que é ser mulher nas periferias da cidade. Trazendo uma dramaturgia que busca o encontro com mulheres que passam ou já passaram pelas situações encenadas, as atrizes percorrem as suas inquietações íntimas com o objetivo de levar assim para a cidade as suas questões que gerem a criação de novos caminhos em busca da liberdade.

Após a estreia de “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro” e “Quase Nada”, em 2014, o Nóis de Teatro mergulhou em sua pesquisa continuada sobre as potências poéticas e políticas da rua. Um dos resultados dessas pesquisas foi o Livro Caminhares Periféricos: Nóis de Teatro e a potência do Caminhar no Teatro de Rua Contemporâneo, dissertação de mestrado do coordenador do grupo, Altemar Di Monteiro, lançado no Porto Iracema em julho deste ano.
FICHA TÉCNICA
Direção: Edna Freire
Elenco: Amanda Freire, Nayana Santos e Kelly Enne Saldanha
Assistente de Direção: Henrique Gonzaga
Texto: Composição dramatúrgica com base no coletivo e no livro “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus.
Dramaturgista: Altemar Di Monteiro
Trilha Sonora: Bruno Sodré
Iluminação: Marcos Vinícius
Cenografia: Bruno Sodré
Figurino: Ruth Aragão
Preparação Vocal: Henrique Gonzaga
Fotografia: Bruno Sodré
Projeto Gráfico: Altemar Di Monteiro
Colaboração: Adriana Schneider Alcure e Dorotéia Ferreira
Produção: Nóis de Teatro
Serviço:
O quê: Estréia do espetáculo “Despejadas”
Quando: 18, 19 20 de outubro, quinta-feira a sábado, às 19h
Onde: Sede do Despejadas (Avenida José Torres, 1211, Granja Portugal)
Entrada Franca. Ingressos disponibilizados trinta minutos antes sessão.
(Publicado em 11/10/2018)