Escola de Formação e Criação do Ceará

capa 1

Grupo Murmurando é selecionado para o Festival de Inverno de Garanhuns

 

capa 1

 

Lançamento do CD “Assovio do tiê” será no Festival

O grupo Murmurando foi um dos selecionados para o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) – considerado um dos maiores eventos de arte e cultura do país. A festa, que acontece em Garanhuns (PE), ocorre entre os dias 21 e 30 de julho.

O grupo vai ter a oportunidade de levar o choro e a música instrumental cearense para Pernambuco. Samuel Rocha, violonista do grupo, fala sobre a expectativa de participar do Festival de Inverno de Garanhuns. “Mandamos todo o nosso material e ficamos na torcida. E aí saiu o resultado no site do Festival de Garanhuns! É muito bom saber que fomos selecionados com nomes tão consagrados como Elba Ramalho e um virtuose do acordeon da nova geração Mestrinho”, conta.

O grupo Murmurando vai aproveitar a participação no Festival para lançar seu novo CD “Assovio do tiê”, que além do repertório convencional, também terão (TERÁ) algumas músicas extras. Um exemplo é o arranjo que um dos integrantes fez com um medley das músicas do cantor Chico Buarque, com a orientação do produtor musical Zé Nogueira, tutor do grupo no Laboratório de Música do Porto Iracema, edição 2015.

A ideia do grupo é lançar um CD de carreira e de preferência que tivesse (com) músicas autorais. No decorrer da produção, eles gravaram música de Adelson Viana (Mirante), do Gilson Peranzzeta (Choro da vovó) e do Zé Paulo Becker (Pra tudo ficar bem), e também adicionaram uma composição de Giltácio Santos, clarinetista do grupo. A ideia do CD é mostrar a força do choro cearense e o valor dessa nova geração, que se preocupa tanto em manter essa linguagem, e ao mesmo tempo traz renovação.

O título do CD é tema de uma composição de Samuel Rocha dedicada ao seu pai, Demontiê, carinhosamente chamado de Tiê. Nas pesquisas, o grupo viu que o tiê é um pássaro lindo com um canto belíssimo. Foi um sinal para a decisão em torno do nome do disco, reverenciando a fauna brasileira. O CD do grupo ainda não está nas lojas, mas em breve haverá um lançamento na Escola Porto Iracema das Artes. “Será algo bem descontraído falando do processo de composição de arranjos e, claro, tocando algumas composições.”, conta Samuel Rocha.

Sobre o Festival

O tradicional Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que está em sua 26a edição, já é consolidado como um dos maiores eventos de arte e cultura do país. Este ano, artistas e público vão aproveitar os dez dias de programação para reverenciar o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, eterno ícone da diversidade e da riqueza cultural do povo brasileiro.