Escola de Formação e Criação do Ceará

convite-02 (1)-destac

Fotógrafo Fernando Jorge lança livro no Porto Iracema hoje

convite-02 (1)Hoje (26), o fotógrafo Fernando Jorge lança “Memento Mori”, coletânea de 58 fotografias, no auditório do Porto Iracema, às 19h30. A obra trata de questões da nossa relação com a morte e como esse fenômeno que encerra nossa existência biológica é experimentado em nossa cultura.

Memento Mori é uma expressão em latim que significa, basicamente, lembrem-se de que somos mortais, ou, ainda, lembrem-se de que todos morremos. As imagens que compõem o livro foram tiradas em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Canindé.

Fernando Jorge é fotógrafo e professor de fotografia. Tem Mestrado em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Atualmente ocupa o cargo de Presidente do IFoto – Instituto da Fotografia. Leciona na Travessa da Imagem e na Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento da Universidade Federal do Ceará. Já expôs em mostras coletivas, como os Encontros de Agosto 2011, 2012 e 2014, deVERcidade 2007, a XIV Unifor Plástica e a exposição Postais do Ceará. Fez parte do conselho curador dos Encontros de Agosto 2013. Seu trabalho Memento Mori foi contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, e participou das revistas Olho de Peixe #2 e #3. Sua produção fotográfica é de aspecto autoral e documental.

Confira algumas imagens que fazem parte de Memento Mori: