Escola de Formação e Criação do Ceará

Design sem nome

Focado na capacitação de cineastas, workshop internacional Produire au Sud realiza edição inédita em Fortaleza e promove atividades abertas na Porto Iracema

Consagrado no circuito cinematográfico mundial, o Produire Au Sud promete fortalecer a cena audiovisual cearense no exterior, capacitando produtores e realizadores em técnicas internacionais de coprodução

Design sem nome

(Imagem: Janaina Bernades, Camila Agustini e Gualberto Ferrari são os destaques das atividades abertas ao público realizadas na Porto Iracema)

De 18 a 23 de agosto, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) –  recebe o workshop internacional Produire au Sud (PaS), dedicado à capacitação de produtores e diretores audiovisuais da América Latina, África e Ásia. Inédita em Fortaleza, a edição também realiza atividades abertas ao público, integrando as comemorações dos 12 anos da Escola de formação e criação.

Capacitando realizadores audiovisuais há mais de 25 anos, o programa “Produire au Sud” é uma iniciativa do Festival des 3 Continents, da França. Pela primeira vez, nas mais de duas décadas do projeto, o workshop é realizado em Fortaleza, por meio de parceria entre a Embaixada da França no Brasil, o Institut Français, o Projeto Paradiso, a Secretaria da Cultura do Ceará, por meio do Instituto Mirante/MIS CE e Instituto Dragão do Mar/Porto Iracema das Artes a partir do Laboratório de Cinema da Escola, o Lab Cena 15. 

“O Produire au Sud é uma oportunidade estratégica para conectar nossos realizadores a redes internacionais e fortalecer a presença do audiovisual cearense no cenário global. Receber esse workshop na Escola Porto Iracema das Artes reafirma nosso compromisso com a formação, a troca de saberes e a projeção do talento local para o mundo”, destaca Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará.

As atividades do Produire au Sud integram as ações do Ano do Brasil na França, celebrado em 2025 na Temporada Cruzada França-Brasil. A Escola Porto Iracema das Artes em parceria com o MIS-CE reforça essa conexão cultural promovendo oficinas, mostras e parcerias entre artistas cearenses e franceses.

Focado na elaboração e desenvolvimento de longas-metragens para coprodução internacional, o workshop trabalha projetos cinematográficos de 12 realizadores brasileiros, sendo sete deles do Ceará, escolhidos a partir de processo seletivo. Durante o programa, esses cineastas participam de um período de imersão com treinamentos, atividades em grupo e mentorias individuais, que buscam o aperfeiçoamento dos roteiros e apresentam estratégias de coprodução internacional.

“O Produire au Sud, além de reunir especialistas nas áreas de produção, pitching e roteiro, conecta realizadores de diferentes lugares ao longo de uma semana de trabalhos imersivos e cria um espaço de articulações que é muito favorável para a trajetória profissional dos participantes”, explica Manoela Ziggiatti, coordenadora do Lab Cena 15.

Além disso, estão programadas atividades abertas ao público, como uma Sessão Especial do filme “Motel Destino”, com a presença  de Janaína Bernardes, produtora da produção. O longa do diretor cearense Karim Aïnouz foi indicado à Palma de Ouro, principal premiação do Festival de Cannes, neste ano. Filmado em Beberibe (CE), o filme conta com equipe composta por vários integrantes de diferentes edições dos cursos de formação e laboratórios da Porto Iracema das Artes.  A exibição especial do filme é gratuita e acontece na sala de cinema do Dragão do Mar, na terça-feira (19).

Também integrando o calendário, a Porto e o P.a.S  promovem a aula: “Escrevendo roteiro: por onde começar, como continuar?”, com a roteirista e consultora Camila Agustini e o diretor e roteirista Gualberto Ferrari. Gratuito e aberto ao público, o momento promete explorar o processo de construção de roteiros para produções audiovisuais, abordando desde os primeiros esboços ao desenvolvimento da trama. A atividade acontece no auditório da Porto Iracema das Artes, na quarta-feira (20), às 16h30.

 

VEJA DETALHES DA PROGRAMAÇÃO ABERTA

19/08 (terça-feira)
Sessão Especial: “Motel Destino”, com a presença da produtora Janaína Bernardes
Horário: 19h40

Local: Cinema do Dragão – Sala 1
Gratuito e aberto ao público (sujeito à lotação da sala)

 

20/08 (quarta-feira)
Aula aberta: “Escrevendo roteiro: por onde começar, como continuar?”, com Camila Agustini e Gualberto Ferrari
Horário: 16h30

Local: Auditório da Porto Iracema das Artes
Gratuito e aberto ao público (sujeito à lotação da sala)

 

22/08 (sexta-feira)                                                                                                                                                                                                                                     Pitching PAS: Apresentação aberta dos projetos participantes do Produire au Sud – Fortaleza
Horário: 17h00

Local: Auditório da Porto Iracema das Artes
Gratuito e aberto ao público (sujeito à lotação da sala), com apresentações em inglês 

 

UM MARCO PARA O AUDIOVISUAL DO CEARÁ

A realização do Produire au Sud em Fortaleza não é apenas a expansão de um programa consagrado no circuito internacional, mas também um gesto simbólico: o reconhecimento de que o Ceará ocupa, hoje, posição estratégica na produção cinematográfica brasileira. Ao combinar formação técnica, investimento público e visibilidade internacional, o evento se insere como um divisor de águas para a nova geração de realizadores do estado. 

A edição do projeto em Fortaleza é também um reconhecimento do papel da Porto Iracema das Artes como polo formador e articulador no cenário audiovisual. A Escola oferece cursos gratuitos em diversas linguagens artísticas e mantém programas de alto impacto, como o Laboratório de Cinema – Lab Cena 15.

O Cena 15 tem forte tradição na formação de roteiristas e cineastas: em 11 edições (2013–2023), qualificou cerca de 120 roteiristas para longas, documentários e séries, com componentes conceituais e práticos, culminando em eventos públicos de pitching e apresentação de projetos, o que contribui para consolidar um ecossistema audiovisual sustentável, capaz de gerar emprego, renda e projeção global para talentos locais.

 

SOBRE O PRODUIRE AU SUD

Criado há 25 anos como uma das ações do tradicional Festival des 3 Continents (Nantes, França), o projeto Produire au Sud (PaS) já capacitou centenas de produtores e diretores da África, Ásia e América Latina, oferecendo treinamento intensivo em ferramentas essenciais e técnicas internacionais de coprodução, por meio de atividades em grupo e mentorias individuais aplicadas diretamente aos projetos selecionados.

 

SOBRE O LAB CENA 15

O Lab Cena 15 é um laboratório de desenvolvimento de roteiros de longas-metragens e séries de ficção criado em 2013 pelos cineastas Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. Tem como proposta geral contribuir com o desenvolvimento do campo audiovisual regional, favorecendo a qualificação profissional de roteiristas, por meio de um intenso programa de formação prático e conceitual, com ênfase no desenvolvimento da escrita dramatúrgica de projetos de longa-metragem e séries de ficção para televisão. Com prioridade para projetos do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país, o programa prevê um processo imersivo de sete meses, que inclui tutorias, oficinas, aulas abertas e outras atividades formativas. 

Ao final de cada edição, o Lab Cena 15 promove uma apresentação pública dos projetos a importantes produtores e produtoras do Brasil e do mundo, num evento público chamado Pitching de Roteiros, no qual os projetos concorrem a prêmios frutos de parcerias com instituições relevantes na cena audiovisual, como Projeto Paradiso, FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, Ventana Sur, Cinema do Dragão, centro cultural b_arco e, mais recentemente, Final Draft e Sol Film Lab. 

 

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Conan Peixoto (Estagiário) | Edição: Isabella Rifane (jornalista)  |  Supervisão: Gabriela Dourado (jornalista)