Escola de Formação e Criação do Ceará

pedra-de-toque

Flávia Memória participa da exposição Pedra de Toque

pedra-de-toqueAté o dia 23 de novembro, fica em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC) a exposição “Pedra de Toque”, idealizada pelas irmãs Flávia e Themis Memória. A mostra articula a tentativa de uma reativação da memória coletiva por meio de questões ligadas ao espaço público, através da técnica da ciclogravura (confecção de gravuras em garrafas utilizando areias coloridas).

As artistas já desenvolveram juntas outros trabalhos, como o projeto de fotografia Flip, contemplado pelo Edital das Artes da SecultFor. Themis Memória trabalha com direção de arte para obras audiovisuais e artes cênicas desde 2003, realiza projetos de artes visuais e performance. A artista visual Flávia Memória participa da segunda edição do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes com o projeto “Frontspício”.

Pedra de toque é um material lítico escuro, rico em compostos silicosos, usado para testar ligas de metais preciosos. Conhecido há muito tempo, o teste da pedra de toque, ao permitir mais precisão na identificação do ouro, da prata e suas ligas, foi uma revolução que contribuiu para a disseminação do uso desses metais, expandindo seu comércio e uso como unidades monetárias e de reserva de valor.

A mostra fica aberta para visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30).

SERVIÇO
Exposição Pedra de Toque
Quando: até 23/11
Onde: Museu de Cultura Cearense no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrada Franca