Produções realizadas em parceria com a Escola Clóvis Beviláqua serão exibidas no Cineteatro São Luiz, dentro da programação do festival que reúne mais de 40 curtas de formação de todo o país

Cena do filme “Saudade”, gravada na Escola Clóvis Beviláqua (Imagem: Divulgação)
O projeto Entremares, desenvolvido pela Escola Porto Iracema das Artes — equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — marca presença na programação da 2ª edição do Festival Vento da Tarde – Festival de Filmes de Formação, que acontece de 7 a 11 de abril de 2026, em Fortaleza.
Os filmes realizados no âmbito do projeto, em parceria com a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Clóvis Beviláqua, integram a Mostra Aragem, dedicada a produções desenvolvidas em escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil. As exibições acontecem nas manhãs dos dias 9 e 10 de abril, no Cineteatro São Luiz.
Ao todo, quatro filmes assinados por estudantes da escola, com acompanhamento formativo da Porto Iracema das Artes, foram selecionados para a mostra: Uma carta para minha avó, Nostalgia angustiante, Saudade e Esquadros de Maresia. As obras evidenciam processos criativos que atravessam experiências pessoais, afetivas e territoriais, articulando linguagem audiovisual e formação crítica.
A presença dos filmes no festival evidencia a potência dos processos formativos desenvolvidos pelo Entremares, que articula arte, educação e território a partir de práticas colaborativas com escolas públicas. A iniciativa integra o conjunto de ações de formação básica da Porto Iracema das Artes, voltadas para o fortalecimento de trajetórias artísticas de jovens e para a ampliação do acesso à criação audiovisual.
Para a diretora da Escola Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, a participação no festival revela a dimensão transformadora desses processos. “Quando esses filmes chegam a uma mostra como o Vento da Tarde, o que vemos não é apenas o resultado de um exercício pedagógico, mas a emergência de novas vozes, de jovens que passam a se reconhecer como criadores de imagens e narrativas sobre seus próprios territórios”, afirma.
O Festival Vento da Tarde reúne, nesta edição, mais de 40 filmes realizados em contextos de formação em todo o país, além de promover debates e encontros entre realizadores, educadores e pesquisadores. Com programação gratuita, o evento ocupa espaços como o Cinema do Dragão, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) e o Cineteatro São Luiz, consolidando-se como um importante espaço de reflexão sobre as relações entre cinema e educação no Brasil.
SERVIÇO — Exibição dos filmes do projeto Entremares
Mostra Aragem — Festival Vento da Tarde
No Cineteatro São Luiz (Fortaleza/CE)
Entrada gratuita
Quinta-feira, 9 de abril
A partir das 9h
Uma carta para minha avó
Nostalgia angustiante
Saudade
Sexta-feira, 10 de abril
A partir das 9h
Esquadros de Maresia