Inferninho é resultado do trabalho conjunto de dois reconhecidos grupos artísticos de Fortaleza: o Alumbramento, de cinema, e o Bagaceira de Teatro
O longa “Inferninho“, produção genuinamente cearense, ganhará em breve as telas do cinema mundial. O filme será lançado no próximo domingo, dia 28 de janeiro, no 47º Festival Internacional de Roterdã, na Holanda, uma das mais importantes competições de cinema do mundo. A obra vai estrear na Bright Future, uma das principais mostras do festival e, além disso, terá três exibições em diferentes cinemas da cidade holandesa, que receberá cineastas, críticos, curadores e cinéfilos do mundo inteiro.
“Inferninho” deu seus primeiros passos em 2013, quando o grupo Bagaceira de Teatro fez um convite à produtora Alumbramento para a realização de um projeto em conjunto. À época, a proposta – que nasceu como peça teatral – se transformou em uma série de TV dividida em quatro episódios e, por fim, virou um longa-metragem. Parte do roteiro foi desenvolvido na primeira edição do Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, que abriu suas portas naquele ano.
“Eles apresentaram a ideia e nós topamos. Durante o processo do Porto, nos aproximamos bastante e criamos juntos os personagens e o universo do que seria o filme”, destaca Pedro Diógenes, um dos diretores do longa. “Trabalhar com o Grupo Bagaceira, um grupo de atores e criadores talentosíssimos, e com a equipe que a gente conseguiu formar pra esse filme, formada por profissionais brilhantes e apaixonados, foi mágico”, acrescenta Guto Parente, que divide a direção.
O filme, que une teatro e audiovisual, foi filmado em 2016 durante dez dias numa fazenda de Cascavel, cidade da região metropolitana de Fortaleza, a cerca de 54 km da Capital. Toda a história se passa dentro de um bar, o “Inferninho”, ambiente escuro e velho, localizado num lugar ermo, frequentado por clientes que querem fugir da realidade. A proprietária do bar, Deusimar (Yuri Yamamoto), se envolve com um cliente misterioso, Jarbas (Demick Lopes), um marinheiro que está de passagem. A relação de Deusimar e Jarbas transforma o cotidiano do bar e mexe intensamente com a vida dos funcionários do “Inferninho”.
Segundo os diretores Pedro Diógenes e Guto Parente, os atores participaram criativamente do processo, desde a elaboração do roteiro, e foram fundamentais na construção das personagens, que são o foco do filme. “Quando decidimos fazer esse filme, sabíamos q tínhamos pouco recurso e precisávamos ser precisos com as escolhas. Apesar do pouco tempo de filmagem, tivemos um tempo razoável de preparação e ensaios”, explica Samya de Lavor, atriz que deu vida a Luiziane, cantora do bar “Inferninho”. “Como o grupo de atores já se conhecia e conseguimos uma relação de escuta delicada com a equipe, foi uma experiência tranquila para as condições que tínhamos”, ela acrescenta.
O audiovisual cearense terá outros dois representes no festival. Além de “Inferninho”, o longa-metragem “Clube dos Canibais”, também de Guto Parente, e o recém-finalizado “Antônio, Um, Dois, Três”, de Leonardo Mouramateus, estreiam na sessão Brigth Future.
Diretores
Guto Parente e Pedro Diógenes trabalham juntos desde o início de suas carreiras. “Inferninho” é o quarto longa-metragem que eles dirigem juntos, mas o primeiro como dupla, já que os outros três foram dirigidos também por Luiz e Ricardo Pretti, em uma formação de quarteto – Estrada para Ythaca (2010), Os Monstros (2011) e No Lugar Errado (2011). Guto dirigiu sozinho ou em outras parcerias de direção os filmes Doce Amianto (2013), A Misteriosa Morte de Pérola (2014) e O Estranho Caso de Ezequiel (2016); e Pedro, os filmes Com os Punhos Cerrados (2014) e O Último Trago (2016). Seus filmes foram exibidos em importantes festivais de cinema como Locarno, Roterdã, AFI, FidMarseille, Viennale, entre outros.
Elenco
Yuri Yamamoto, Demick Lopes, Samya de Lavor, Rafael Martins, Tatiana Amorim, Paulo Ess, Galba Nogueira, Pedro Domingues e Gustavo Lopes.
Serviço:
O quê: Lançamento do longa-metragem “Inferninho” no Festival Internacional de Roterdã
Quando: 28 de janeiro de 2018
Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Manuela Sales
Publicado em: 26/01/2018