Escola de Formação e Criação do Ceará

alutadosec

Filme “A Luta do Século”, do diretor Sérgio Machado, será exibido no Cinema do Dragão

alutadosec

Vencedor do Prêmio de Melhor Documentário do Festival do Rio 2016, o filme narra a incrível história da mais duradoura e acirrada rivalidade entre os dois lutadores de boxe – Luciano “Todo Duro” Torres e Reginaldo “Holyfield” Andrade

O cineasta baiano e tutor do Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, Sérgio Machado, exibe, pela primeira vez, seu mais recente filme “A Luta do Século” na sessão especial de abertura da Mostra Retroexpectativa 2017/2018, do Cinema do Dragão, com a presença do lutador de boxe Luciano “Todo Duro” Torres. A sessão será nesta quinta-feira, 11, às 19h30min, na sala 02.

O documentário narra a trajetória dos pugilistas Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro, que encontraram no boxe uma maneira de escapar da miséria e se tornaram dois dos maiores ídolos do esporte no Nordeste. Nos anos 1990, a rivalidade entre eles colocou Bahia e Pernambuco em pé de guerra. Durante mais de 20 anos, os dois se odiaram tanto que não podiam dividir o mesmo espaço sem se agredir. Eles se enfrentaram seis vezes, com três vitórias para cada lado. Durante as filmagens, os inimigos, já com mais de 50 anos, resolveram se enfrentar pela última vez.

Sobre o diretor
Natural de Salvador, os primeiros trabalhos no cinema de Sérgio Machado foram como assistente de direção nos filmes Central do Brasil (1998), O Primeiro Dia (1999) e Abril Despedaçado (2001), todos sob direção de Walter Salles. Foi co-roteirista do longa-metragem Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz, e roteirista da série televisiva Os Pastores da Noite (2002), da Rede Globo de Televisão. Cidade Baixa (2005), seu primeiro longa de ficção, foi vencedor de 30 prêmios no Brasil e exterior, entre eles: o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes e os prêmios principais dos Festivais do Rio de Janeiro, de Huelva, Verona e Mons. Dirigiu também o longa metragem de ficção Tudo que Aprendemos Juntos (2015) e o documentário A Luta do Século (2016), ambos premiados em festivais e mostras de cinemas nacionais e internacionais. No presente momento está trabalhando em parceria com Walter Salles na animação A Arca de Noé, inspirada nos poemas infantis de Vinicius de Moraes e numa adaptação para as telas do conto O Adeus do Comandante, do escritor amazonense Milton Hatoum.

A Mostra
A tradicional Mostra Retrospectiva/ Expectativa do Cinema do Dragão chega rebatizada à quarta edição. Agora, será Mostra Retroexpectativa, unindo numa só palavra os dois conceitos básicos da seleção especial de filmes. De 11 a 24 de janeiro de 2018, a mostra exibirá, nas duas salas do cinema, 63 filmes divididos nas faixas Retrospectiva, Expectativa, Clássicos e a de cinema brasileiro, neste ano, sob o nome Estado de Emergência, temática-chefe da programação.

SERVIÇO

O que: Sessão + debate do filme “A Luta do Século” com a presença do diretor Sérgio Machado e do lutador de boxe Luciano “Todo Duro” Torres.
Quando: 11 de janeiro, quinta-feira, às 19h30
Onde: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Fortaleza)
Quanto: R$14 (inteira) / R$ 7 (meia)