Escola de Formação e Criação do Ceará

Filha de uma mãe

FILHA DE UMA MÃE (RUSSAS, CE)

Sinopse: Após escapar ferida de uma emboscada, a cangaceira Bastiana se vê forçada a voltar para a isolada casa da qual um dia fugira. Lá ela tem de encarar a rancorosa mãe e a filha que abandonou. Com a casa cercada por homens sádicos que a perseguem, as três precisam curar mágoas e lutar pela sobrevivência em um perigoso embate de estratégias. Unidas, elas enfrentam tiros, abusos e morte para, enfim, triunfar sobre os homens. 

Roteiristas: Wagner Nogueira e Roberta Barroso 

WAGNER NOGUEIRA Roteirista, diretor, artista de storyboard e ilustrador. Iniciou no mundo das artes como ator e autor de teatro popular, de palco e de rua, desenvolvendo fascínio pelas ricas raízes culturais nordestinas. Criou e corroteirizou “Quem Matou João-ninguém?”, história em quadrinhos de projeção nacional apoiada pelo Edital de Incentivo às Artes do Governo do Estado do Ceará e indicada ao Troféu HQMIX. É roteirista e diretor do curta-metragem “Anamnese” (em pós-produção) e realizou os storyboards do longa-metragem “Pacarrete” (2019). Atua também na gestão do Curso Básico de Cinema da Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará. Atualmente, além de desenvolver seu projeto “Filha de uma Mãe”, no Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes, realiza “Kaira e o Temporal”, sua nova HQ.

ROBERTA BARROSO Especialista em Escrita e Criação pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou o curta de animação “Uma volta pela Praça”, financiado pelo Edital das Artes de 2016 (Secultfor). Fez o curso básico no Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, onde ministrou aulas de roteiro e produção de projetos para animação. Atualmente, realiza o projeto “Tempo Trem”, selecionado pelo programa Rumos Itaú Cul – tural 2019-2020. Frequentou o curso de desenho e de Histórias em Quadrinhos do Estúdio Daniel Brandão. É associada à Associação Brasileira de Cinema de Ani – mação (ABCA).