Atividade ocorre de forma gratuita e aberta ao público, no auditório da Porto Iracema, no próximo dia 17 de novembro, às 19h
Parte do I Festival AfroCearensidades, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (Seir) e a Associação Ogum Jobi, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, sedia, no dia 17 de novembro, a roda de conversa ‘As religiões afro brasileiras e o enfrentamento ao racismo religioso’. A programação conta com a participação do Babalorixá Roberto de Osanyin (Ilê asé Osanyin Yansan) e Lourdes Vieira (Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar).
Realizado de forma gratuita e aberta ao público, a programação ocorre no auditório da Porto, às 19h. A atividade é uma iniciativa da Associação Ogum Jobi, e convida pessoas interessadas a participarem, junto a nomes atuantes na temática, de uma conversa sobre como as religiões afro-brasileiras vêm se mantendo ativas no enfrentamento ao racismo religioso, com seus ritos, práticas ancestrais e visões de mundo.
O Festival AfroCearensidades traz ampla programação distribuída entre equipamentos culturais do Estado, com mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.
Sobre Roberto de Osanyin
Iniciado no dia 12 de outubro de 1988 no Ilé Àse Ogboju Fire Imo Ògún Oya (RJ), pelo Bàbálòrìsà Ogunjobi, onde também tomou todas as suas obrigações com o mesmo zelador. Neto de Joaquim Mota (Ijijimin) do Ilé Àsé Fioro Sakapata (RJ) e descendente do Àse Òpó Àfònjá (RJ). O Bàbálòrìsà Roberto de Òsanyín é o responsável por trazer o Àse Òpó Àfònjá ao Ceará, sendo o zelador do Ilé Àse Osanyin Yansan desde o ano de 2003 em Aquiraz-CE.
Sobre Lourdes Vieira
É uma mulher negra, mãe, Egbomy do Ilé Àxé Ósanyin Yansan e advogada popular. Graduada em Direito pela UNIFOR, atua na equipe do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Popular Frei Tito de Alencar, e é integrante da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e de Direitos Humanos da OAB/CE.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
Festival AfroCearensidades: roda de conversa ‘As religiões afro brasileiras e o enfrentamento ao racismo religioso’, com Babalorixá Roberto de Osanyin e Lourdes Vieira
Onde: auditório da Escola Porto Iracema das Artes
Quando: sexta-feira, 17 de novembro de 2023
Horário: 19h
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Lianne Ceará (jornalista) | Publicado em 09 de novembro de 2023