(Foto: Reprodução)
Roteiro foi um dos projetos trabalhados durante a 10ª edição do Lab Cena 15, em 2023
Idealizado pelos cineastas Leônidas Oliveira e Ton Zaranza, “Festa Santa” foi um dos projetos selecionados para a Incubadora Paradiso 2025, importante programa de desenvolvimento de longas-metragens de ficção no Brasil. O roteiro foi desenvolvido durante a 10ª edição do Lab Cena 15, o Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece) e é gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
O resultado da seleção, divulgado na última segunda-feira (20), deixou a equipe responsável pelo projeto emocionada. “A gente recebeu a notícia e ficamos em êxtase. É um momento muito especial para o [projeto] ‘Festa Santa’. Eu, particularmente, estou muito feliz e emocionado por ver as pessoas acreditando na história, dando retorno. Isso [a participação no programa] vai contar muito para o que o projeto vai ser futuramente”, conta Leônidas.
Roteirizado por Oliveira e Zaranza, a história acompanha o jovem Jordi. O personagem, acostumado a viver a vida sem amarras, se vê preso em um dilema durante os festejos da Semana Santa, quando descobre que seu irmão mais novo, Alan, está envolvido no desaparecimento do filho do vizinho, um menino de cinco anos. Sendo a única testemunha, Jordi precisa decidir se entrega o irmão ou se o salva, omitindo o que sabe.
Para o roteirista, a passagem do projeto pelo Lab Cena 15, em 2023, foi essencial para a lapidação do roteiro, tendo ajudado a transformar as ideias iniciais em uma trama sólida.
“[Minha participação no] Lab Cena 15 me deu um projeto concreto. Por mais que eu já tivesse entrado [no laboratório] com muitas ideias, conceitos e personagens, o Cena 15 concretizou o ‘Festa Santa’ de uma maneira muito direta tanto para o mercado quanto como história”, o cineasta explica. “Acho que ele engrandeceu o roteiro, me deu o projeto mesmo”.
Com a seleção para a edição deste ano da Incubadora Paradiso, a dupla se prepara, junto à produtora Luiza França e os coprodutores Maurício Macêdo e Louise Hentgen, para colocar a mão na massa. Durante os próximos meses, a equipe se concentrará em aprofundar ainda mais a concepção do projeto, contando com o apoio do programa de desenvolvimento.
“Neste ano, a gente continua reescrevendo o roteiro, afinando algumas coisas até de produção também. A gente vai aprender muito nessa nova fase e o ‘Festa Santa’ vai se desenvolver mais ainda. Eu acho que a Incubadora Paradiso veio para isso, para dar mais suporte e guiar o projeto pelo mercado e pela produção”, finaliza Leônidas.
CONFIRA SINOPSE DE ‘FESTA SANTA’
Terra da Paixão, litoral cearense, Nordeste do Brasil. Entre os festejos da Semana Santa, o jovem Jordi vive sem amarras quando descobre que seu irmão mais novo, Alan, está envolvido no desaparecimento do filho do vizinho, um menino de cinco anos. Sendo a única testemunha, Jordi vive um dilema: entregar o irmão ou se omitir. O que era para ser apenas um feriado de celebração se transforma no palco de uma grande barbárie. A Páscoa chega.
SOBRE A INCUBADORA PARADISO
A Incubadora Paradiso é um programa de formação voltado ao desenvolvimento de projetos de longa-metragem de ficção. Seu objetivo é impulsionar coproduções internacionais de alto valor artístico, assim como o desenvolvimento profissional dos participantes – roteiristas, diretores e produtores independentes e estreantes, desenvolvendo seu primeiro ou segundo longa-metragem.
Ao longo de seis meses, a Incubadora oferece aos projetos selecionados recursos financeiros para viabilizar o trabalho de escrita, além de mentorias e atividades de networking focadas em ampliar seu potencial de realização e alcance. As obras são beneficiadas ainda com coaching, workshops, serviços e participação em eventos nacionais e internacionais.
A Incubadora Paradiso investe R$ 250 mil em até três projetos, cada um com bolsa de R$ 30 mil para roteiristas e/ou diretores.
SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.
SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 23 de janeiro de 2025