Selecionar 6 (seis) projetos musicais para serem desenvolvidos no Laboratório de Música, no âmbito dos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes, ao longo de 7(sete) meses, oferecendo tutorias mensais híbridas (presenciais e virtuais), oficinas, aulas abertas e outras atividades formativas.
Pessoas com mais de 21 anos e que comprovem residência por pelo menos 2 (dois) anos no Ceará .
Após ler o regulamento com atenção, você poderá fazer sua inscrição diretamente no formulário acessando o link https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/6450/
O prazo para as inscrições é dia 29 de maio de 2025.
O Laboratório de Música tem como objetivo o aprimoramento de projetos e pesquisa de processos criativos voltados para profissionais que já se encontram no mercado e que demandam novas experimentações conceituais nas áreas de composição, interpretação, execução, arranjo, performance e produção musical.
De 05 de agosto de 2025 a fevereiro de 2026.
Sim. Todas as pessoas formalmente matriculadas no Laboratório recebem uma ajuda de custo ou bolsa no valor de R$1.000,00 (hum mil reais) mensal, ao longo dos 7 meses de desenvolvimento de seus projetos, mediante a participação nas atividades do Laboratório e a entrega de um relatório mensal chamado Diário de Bordo. Estas bolsas são destinadas às necessidades específicas do projeto.
As atividades do Laboratório serão híbridas, com encontros virtuais e 2 (dois) encontros presenciais de tutorias.
A escola se responsabilizará, no município sede do(a) proponente selecionado(a), pelos(as) profissionais – tutores(as) e oficineiros(as) – que irão contribuir orientando a qualificação dos projetos, observada, assim como na capital, sua disponibilidade de recursos e horários. Quaisquer outras despesas ou articulações municipais para viabilização de locais de ensaios, deslocamentos dos(as) artistas dos projetos, apresentações, aquisição de materiais para experimentações cênicas, transporte de material cênico etc, que se mostrem necessárias à dinâmica de aprofundamento da pesquisa, ficam sob a responsabilidade dos(as) integrantes dos projetos.
A carga horária de atividades formativas, incluindo o tempo dedicado à escrita dos exercícios de roteiro, é de, aproximadamente, 40 horas mensais, podendo ultrapassar esse montante caso a dinâmica do processo formativo demande tempo excedente. O cronograma das atividades será definido com a coordenação, tutor (e,a) e artistas.
O Laboratório acontece com 6 tutores(as) para os 6(seis) projetos. Este(a) profissional é escolhido(a) para cada projeto após o resultado final do processo seletivo e a partir de indicações de uma lista de, no mínimo, 3 (três) nomes apresentada pelos(as) proponentes e uma lista de, no mínimo, 3 (três) nomes, apresentada pela coordenação do Laboratório de Música na ocasião o primeiro encontro dos(as) artistas selecionados(as) com a referida coordenação. O nome do(a) tutor(a) deve ser uma escolha consensual, resultado de um diálogo conceitual e técnico, sempre na perspectiva de qualificar o processo de desenvolvimento do projeto.
A pessoa proponente é quem apresenta o projeto e quem responde formalmente pelo projeto junto à Escola Porto Iracema das Artes / IDM. Colaborador(a) é a pessoa que integra o projeto e participa junto ao (à) proponente de todas as tutorias, oficinas e etapas de criação e desenvolvimento, estabelecendo uma parceria criativa que pode variar conforme a dinâmica de cada proposta.
Não. Você pode inscrever apenas 1(um) projeto como proponente, mas pode participar como colaborador(a) em outro projeto. Porém, se ambos passarem para a 3ª Etapa da seleção (Avaliação Final), você seguirá com o projeto em que é proponente e o outro projeto deverá apresentar outro (a) colaborador (a).
Sim, você pode se inscrever como proponente em até duas linguagens diferentes, porém, caso passe para a 3ª Etapa da seleção (Avaliação Final) com ambos os projetos, deverá escolher apenas um dos projetos para seguir na seleção.
Sim, porém se os 2 (dois) projetos forem selecionados, você poderá receber apenas uma bolsa/ ajuda de custo mensal.
Sim, desde que não tenha participado como proponente ou colaborador(a) das duas últimas edições dos Laboratórios de Criação em 2023 e 2024 – 11ª e 12ª edição – formalmente matriculados(as) ou não.
Não, você não pode ser contemplado simultaneamente em mais de um laboratório de equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, como os Laboratórios de Pesquisa do Centro Cultural Bom Jardim, da Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, dentre outros equipamentos vinculados à Secult – CE.
Você precisará preencher o formulário que está no site da Escola Porto Iracema das Artes e apresentar as seguintes informações e documentação:
Para maiores detalhes sobre cada item, leia com atenção o regulamento.
Se você não tiver algum comprovante de residência em seu nome, poderá pedir para a pessoa com quem reside, e que tenha comprovante de residência em nome dela, enviar a declaração de residência por terceiros. Além da declaração, deve ser anexado também o comprovante de residência dessa pessoa. Caso isso não seja possível, você pode assinar uma autodeclaração de residência.
Comprovam residência contas de água, luz, telefone, entre outras, ou comprovantes de matrícula em cursos regulares, desde que constem o endereço, a data e o nome da pessoa.
Para fins de comprovação, o(a) proponente poderá
apresentar os seguintes documentos, desde que seja possível verificar a data de realização da atividade: matérias publicadas em jornais, revistas, blogs e sites; vídeo, cartaz, folder, panfleto, flyer, card ou similares; carteira de trabalho, contratos temporários ou declarações assinadas. Fotografias de shows ou apresentações só serão aceitas em casos excepcionais, como para comprovação de manifestações populares, cuja realização não possa ser comprovada de outra forma.
Sim, 50% das vagas da modalidade Ceará estão reservadas para proponentes autodeclaradas pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, não binárias, travestis, transexuais, transgêneres e pessoas com deficiência. Além disso, 50% das vagas da modalidade Ceará são reservadas para proponentes residentes no interior do estado (incluindo a região metropolitana).
O processo seletivo é dividido em três etapas:
1ª ETAPA – Análise de Documentos e Avaliação de Trajetória: consiste na verificação da documentação solicitada no regulamento para a inscrição e habilitação dos projetos, bem como na pontuação da Trajetória Artística.
2ª ETAPA – Análise Técnica: uma comissão de seleção indicada pela Escola Porto Iracema das Artes avalia os projetos e atribui uma nota a cada um, de acordo com os critérios que constam no regulamento. Os 12 projetos mais bem pontuados passam para a 3ª etapa.
3ª ETAPA – Avaliação Final: A equipe do Laboratório de Música entrará em contato para marcar dias e horários das “audições” e entrevistas. A avaliação será feita com proponentes e demais integrantes por meio de entrevista em formato remoto, através de link de videochamada que será enviado pela coordenação do Laboratório. Em seguida às entrevistas acontece a “audição” dos projetos, com apresentação de duas músicas em formato, local, tempo de duração e horários a serem definidos pela Escola Porto Iracema das Artes, por ocasião do anúncio dos(as) classificados(as). As duas músicas de cada projeto serão gravadas em local definido pela Porto Iracema e exibidas no canal do Youtube da Escola para apreciação da comissão de avaliação, formada por 3 profissionais convidados (es,as).
A Nota Final do projeto será calculada por média aritmética, através da soma das pontuações obtidas na 2ª Etapa – Avaliação Técnica e na 3ª Etapa – Avaliação Final.
1ª Etapa – Análise dos Documentos e Avaliação de Trajetória: consiste na conferência dos dados solicitados no processo de inscrição e dos requisitos mínimos para participar do processo seletivo, bem como na pontuação da Trajetória Artística.
2ª Etapa – Avaliação Técnica: Nesta etapa, uma comissão formada por três especialistas indicados pela Escola Porto Iracema das Artes no campo da Música analisará cada projeto individualmente conforme o critério e a pontuação abaixo:
3ª Etapa – Avaliação Final: poderão ser convocados 12 (doze) projetos com a maior pontuação na 2ª Etapa – Avaliação Técnica, considerando a pontuação mínima de 75(setenta e cinco) pontos. A avaliação será feita por meio de entrevista e de “Audição” pela Comissão de Avaliação.
A trajetória artística avaliada na 1ª Etapa tem como critérios:
Sim. Nas Etapas 2 e 3, serão atribuídas notas entre 0,0 (zero) e 100 (cem) sendo 75 (setenta e cinco) a nota mínima para classificação.
O resultado final será divulgado no dia 31 de julho de 2025 pelas redes sociais e site da Escola Porto Iracema das Artes.
Você deve ficar atento ao cronograma do processo seletivo que está no final do regulamento e acompanhar a oportunidade no Mapa Cultural. Sempre divulgaremos, também, nas redes sociais e no site da Escola Porto Iracema das Artes. É responsabilidade dos(as) proponentes acompanhar a divulgação dos resultados.
As pontuações e os pareceres da 1ª Etapa e da 2ª Etapa ficarão disponíveis no Mapa Cultural do Ceará. Para acessar estas informações e outras relativas à sua inscrição, você deverá acessar https://mapacultural.secult.ce.gov.br/, fazer login com o perfil utilizado na inscrição e acessar o menu Minhas Inscrições (clicando na sua foto de perfil, no canto superior direito).
Caso você não esteja de acordo com o resultado ou identifique algum erro, você poderá enviar um recurso no prazo de até dois dias após a divulgação do resultado preliminar de cada etapa. O recurso deverá ser enviado através do Mapa Cultural do Ceará, acessando https://mapacultural.secult.ce.gov.br/, fazendo login com o perfil utilizado na inscrição e acessando o menu Minhas Inscrições (clicando na sua foto de perfil, no canto superior direito). É vedada a inclusão de qualquer documento adicional. Vale lembrar que a decisão do júri em relação ao mérito artístico dos projetos é soberana e sobre esta não caberá recurso.
Não será aceita documentação complementar, nem retificação de documentos e materiais após a inscrição. Somente serão considerados os documentos e materiais apresentados no ato da inscrição. Portanto, confira se tudo está correto e se os links enviados estão com acesso liberado e/ou senha antes de concluir sua inscrição.
Os/As proponentes e colaboradores(as) selecionados serão convidados a efetuar suas matrículas no período de 05 a 08 de agosto de 2025 e assinar o Termo de Compromisso. Neste mesmo período iniciamos o LABX, atividade inaugural dos Laboratórios de Criação na qual todos os projetos dos cinco Laboratórios apresentam brevemente suas pesquisas.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, você pode escrever para labmusica.portoiracema@idm.org.br.