Escola de Formação e Criação do Ceará

O objetivo desta convocatória é selecionar 6  projetos de longa-metragem de ficção (4 do Ceará, 1 do Nordeste, 1 Nacional) para serem desenvolvidos no Lab Cena 15 – Cinema, no âmbito dos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes, ao longo de 7 meses, com tutorias mensais e acompanhamento semanal de consultorias, além de oficinas, aulas abertas e outras atividades formativas.

Roteiristas com mais de 21 anos, que comprovem residência por pelo menos 2 anos no Ceará (para a modalidade Ceará), em um  estado da região Nordeste (para a modalidade Nordeste) ou em outro estado das demais regiões do país (para a modalidade Nacional). Além disso, proponentes precisam ter pelo menos 3 anos de experiência profissional em audiovisual e ter realizado como roteirista/corroteirista e/ou diretor(a) uma das opções a seguir:

  • 1 (um) curta de ficção exibido em festivais, mostras, salas de cinema ou TV; 
  • 1 (um) longa-metragem de ficção;
  • 1 (uma) série de ficção para TV. 

Após ler o regulamento com atenção, você poderá fazer sua inscrição diretamente no formulário acessando o link https://forms.gle/bQMfb37S6nzWkVAv6 

O prazo para as inscrições é de 6 de maio a 24 de maio de 2024.

O Laboratório CENA 15 – Cinema tem como objetivo desenvolver a escrita dramatúrgica, com foco na dramaturgia clássica, da ideia inicial ao roteiro, de filmes de longa-metragem de ficção, abordando aspectos da narrativa cinematográfica, como: pesquisa, estrutura dramática, trama e subtrama, criação de personagens, construção de diálogos, formatação de roteiros, além de outros tópicos que tangenciam a criação de histórias para o cinema e audiovisual.

O Laboratório Cena 15 inicia em agosto de 2024 e termina em fevereiro de 2025. 

Sim. Todas as pessoas formalmente matriculadas no Laboratório recebem uma ajuda de custo ou bolsa no valor de  R$1.000,00 (hum mil reais) por mês ao longo dos 7 meses de desenvolvimento de seus projetos, mediante a participação nas atividades do Laboratório e a entrega de um relatório mensal chamado Diário de Bordo. Estas bolsas são destinadas às necessidades específicas do projeto. 

As atividades do Laboratório serão híbridas. A maior parte das tutorias, oficinas e atividades formativas se dará de forma virtual, porém há a possibilidade de alguns encontros serem presenciais.

Roteiristas proponentes das modalidades Nacional e Nordeste, residentes fora do Ceará, e proponentes e colaboradores(as) residentes no interior do Ceará (com exceção da região metropolitana), que estejam oficialmente matriculados nos Laboratórios de Criação, terão o transporte e hospedagem custeados pela Escola Porto Iracema das Artes no caso de atividades presenciais em Fortaleza.

A carga horária de atividades formativas, incluindo o tempo dedicado à escrita dos exercícios de roteiro, é de, aproximadamente, 40 horas mensais, podendo ultrapassar esse montante caso a dinâmica do processo formativo demande tempo excedente. 

As tutorias acontecem uma vez por mês, ao longo de uma semana, em geral de 9h00 às 13h30, mas os horários podem variar. A turma participa coletivamente de todas as tutorias. Além disso, oferecemos ao menos 3 oficinas formativas ao longo dos 7 meses, cada uma com carga horária entre 12 e 15 horas/aula. Entre uma tutoria e outra, programamos encontros individuais com os projetos para consultorias de acompanhamento, com duração aproximada de 2 horas. 

O Laboratório acontece com 4 tutores que se revezam para estar nas tutorias mensais e 2 consultores que acompanham semanalmente o desenvolvimento dos projetos. Esses profissionais são definidos pela equipe do Lab Cena 15. Atualmente, as tutorias são conduzidas por Armando Praça, Jaqueline Souza, Murilo Hauser e Nina Kopko. Já as consultorias são feitas por Luciana Vieira e Pablo Arellano.

As 3 modalidades participam de maneira semelhante no Laboratório, porém, na modalidade Ceará, cada projeto deve ser composto por dois roteiristas, o proponente e o colaborador. 

A pessoa proponente é quem apresenta o projeto e quem responde formalmente pelo projeto junto à Escola Porto Iracema das Artes / IDM. Colaborador é a pessoa que integra o projeto e participa junto ao proponente de todas as tutorias, oficinas e etapas de criação e desenvolvimento, estabelecendo uma parceria criativa que pode variar conforme a dinâmica de cada proposta.

Não, na modalidade Ceará tanto proponentes quanto colaboradores devem ser residentes do estado do Ceará há no mínimo 2 anos.

Não, os(as) colaboradores(as) devem ser da mesma região que o(a) proponente, observando as restrições geográficas de cada modalidade. 

O(a) colaborador(a) pode ser apresentado(a) no ato da inscrição ou a partir da 3ª Etapa (Avaliação Final), quando deverá, obrigatoriamente, participar da entrevista. 

Não. Você pode inscrever apenas 1 projeto como proponente, mas pode estar como colaborador em outro projeto. Porém, se ambos passarem para a 3ª Etapa da seleção (Avaliação Final), você seguirá com o projeto em que é proponente e o outro projeto deverá apresentar outro colaborador.

Sim, você pode se inscrever como proponente em até duas linguagens diferentes, porém, caso passe para a 3ª Etapa da seleção (Avaliação Final) com ambos os projetos, deverá escolher apenas um dos projetos para seguir na seleção.

Sim, porém caso os 2 projetos sejam selecionados para os Laboratórios de Criação você poderá receber apenas uma ajuda de custo.

Sim, desde que não tenha participado como proponente ou colaborador(a) das duas últimas edições dos Laboratórios de Criação (2022 e 2023) ou da 2ª edição do Programa Cena 15 – Série de Ficção, formalmente matriculados(as) ou não.

Não, você não pode ser contemplado simultaneamente em mais de um laboratório de equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, como os Laboratórios de Pesquisa do Centro Cultural Bom Jardim, da Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, dentre outros equipamentos vinculados à Secult – CE.

Você precisará preencher o formulário que está no site da Escola Porto Iracema das Artes e apresentar a seguinte documentação:

 

  • Sinopse curta
  • História do Filme (argumento)
  • Personagens (até 4 personagens principais)
  • Pesquisa de universo
  • Carta de intenções
  • Currículos dos(das) roteiristas proponentes e, no caso da modalidade Ceará,  dos colaboradores também. 
  • Links de trabalhos realizados
  • Comprovação de experiência
  • Comprovantes de residência

 

Para maiores detalhes sobre cada item, leia com atenção o regulamento. 

Caso você não tenha algum comprovante de residência em seu nome, você pode pedir para a pessoa com quem reside, e que tenha comprovante de residência em nome dela, enviar junto ao comprovante uma declaração de residência por terceiros (modelos de declaração atual e retroativa estão disponíveis nos anexos 1 e 2 desta convocatória). Caso isso não seja possível, você pode assinar uma autodeclaração de residência (modelos de autodeclaração de residência atual e retroativa estão  disponíveis nos anexos 3 e 4 desta convocatória).

Comprovam residência contas de água, luz, telefone, entre outras, ou comprovantes de matrícula em cursos regulares, desde que constem o endereço, a data e o nome da pessoa.

Para comprovar no mínimo 3 (três) anos de trajetória profissional serão considerados documentos que comprovem trabalhos na área de audiovisual, como a participação em produções de curtas, longas, séries ou programas para TV ou web, cursos ministrados, prêmios, seleção em editais, participação em laboratórios ou festivais de roteiro, produção de mostras ou festivais, dentre outras realizações profissionais. Para comprovar sua experiência, você pode reunir e enviar matérias publicadas em jornais, revistas, blogs e sites sobre trabalhos realizados anteriormente, desde que contenham as datas da realização; catálogos de festivais ou mostras em que conste a ficha técnica, créditos de filmes, cartaz, folder, panfleto, flyer, card ou similares. Também serão considerados carteira de trabalho, contratos temporários ou declarações assinadas.  

Sim, 50% das vagas da modalidade Ceará estão reservadas para proponentes autodeclaradas pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, não binárias, travestis, transexuais, transgêneres e pessoas com deficiência.

Além disso, 50% das vagas da modalidade Ceará são reservadas para proponentes residentes no interior do estado (incluindo região metropolitana). Também há uma bonificação de 10 pontos para projetos da região Norte do país na segunda e na terceira etapa do processo seletivo.

Além disso, 50% das vagas da modalidade Ceará são reservadas para proponentes residentes no interior do estado (incluindo região metropolitana). 

O processo seletivo é dividido em três etapas:

1ª ETAPA – Análise de Documentos: consiste na conferência dos dados solicitados no processo de inscrição. A análise será realizada por técnicos(as) da Escola Porto Iracema das Artes. Serão indeferidos os projetos que não preencherem corretamente todos os campos obrigatórios, que não estiverem dentro do escopo desta convocatória e/ou que não enviarem os documentos comprobatórios de experiência.

2ª ETAPA – Análise Técnica: uma comissão de seleção indicada pela Escola Porto Iracema das Artes avalia os projetos e atribui uma nota a cada um, de acordo com os critérios que constam no regulamento. Os 14 projetos mais bem pontuados na modalidade Ceará, os 5 mais bem pontuados na modalidades Nordeste e os 5 mais bem pontuados na modalidade Nacional passam para a 3ª Etapa. Ao todo são até 24 projetos que passam para a 3ª Etapa.

3ª ETAPA – Avaliação Final: A equipe do Cena 15 entrará em contato para marcar os dias e horários em que proponentes e colaboradores(as) fazem a apresentação oral de seus projetos e as entrevistas com a Comissão de Avaliação. Além disso, cada proponente e colaborador(a) realiza, de maneira remota, um exercício escrito no qual discorre sobre suas referências artísticas e conhecimentos gerais, a partir de proposta fornecida pela Porto Iracema das Artes;

A Nota Final do projeto será calculada por média aritmética, através da soma das pontuações obtidas na 2ª Etapa – Avaliação Técnica e na 3ª Etapa – Avaliação Final, dividindo-se o total por dois, observando o mínimo de 70 (setenta) pontos para classificação final. 

 Na  2ª Etapa, os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  1. Consistência artística do projeto – 0 a 10 pontos – peso 7,0. Serão analisadas a coerência e a relevância da proposta de roteiro, a capacidade de criação e invenção, o domínio do tema e do universo de pesquisa, a construção das personagens, assim como o estado atual de desenvolvimento e elaboração da história. Serão observadas a capacidade de exposição e organização das ideias centrais do projeto;
  2. Trajetória artística dos(as) roteiristas – 0 a 10 pontos – peso 3,0. Serão observados os currículos, a filmografia e a experiência dos(as) roteiristas proponentes em Cinema e Audiovisual.

 

Na 3ª Etapa, a comissão atribui uma nota única a cada projeto de acordo com o seguinte critério:

  1. Argumentação – 0 a 10 pontos – peso 10. Serão analisadas as conexões entre as ideias apresentadas no projeto escrito e a apresentação oral, as referências estéticas e audiovisuais, a capacidade de responder às questões e dúvidas levantadas pela Comissão de Avaliação e a viabilidade de desenvolvimento do projeto de acordo com a dinâmica do Laboratório. 

A trajetória artística do(a) roteirista proponente será avaliada de forma objetiva a partir dos seguintes critérios:

  • o(a) proponente tem mais de 5 anos de experiência profissional comprovada na área de audiovisual. 2 (dois) pontos
  • o(a) proponente tem experiência de trabalho em salas de roteiro como roteirista ou assistente. 1,5 (um e meio) ponto
  • o(a) proponente exerceu a função de roteirista e/ou diretor(a) em mais de 2 (dois) curtas-metragens que tenham sido exibidos em festivais, mostras, salas de cinema, cineclubes, TV ou lançados comercialmente. 2 (dois) pontos;
  • o(a) proponente exerceu a função de roteirista e/ou diretor(a) em ao menos 1 (um) longa-metragem de ficção ou série de TV.  3 (três) pontos
  • o(a) roteirista proponente possui graduação completa nas áreas de cinema e audiovisual. 1,5 (um e meio) ponto

Sim. Nas Etapas 2 e 3, serão atribuídas notas entre 0,0 (zero) e 100 (cem) sendo 70 (setenta) a nota mínima para classificação.

O resultado final será divulgado no dia 31 de julho de 2024 pelas redes sociais e site da Escola Porto Iracema das Artes. 

Você deve ficar atento ao cronograma do processo seletivo que está no final do regulamento e acompanhar as redes sociais e o site da Escola Porto Iracema das Artes. É responsabilidade dos(das) proponentes acompanhar a divulgação dos resultados. 

Caso você não esteja de acordo com o resultado ou identifique algum erro, você poderá enviar um recurso no prazo de até 2 dias após a divulgação do resultado preliminar de cada etapa. O modelo do recurso é o anexo 5 e está disponível tanto no site da Escola como no formulário de inscrição. O recurso deverá ser enviado para o email: recursoslabs.portoiracema@idm.org.br. Vale lembrar que a decisão do júri em relação ao mérito artístico dos projetos é soberana e sobre esta não caberá recurso.

As pessoas selecionadas para o Lab Cena 15 serão convidadas a efetuar suas matrículas no período de 5 a 8 de agosto de 2024 e assinar o Termo de Compromisso. Neste mesmo período iniciamos o LABX, atividade inaugural dos Laboratórios de Criação na qual todos os projetos dos cinco Laboratórios apresentam brevemente suas pesquisas. 

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo do Lab Cena 15, você pode escrever para cena15.portoiracema@idm.org.br