A visitação é gratuita e ocorre até o dia 21 de novembro
A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a exposição “Ocupação”, idealizada e montada por estudantes do Curso Básico em Artes Visuais do projeto aBarca em Quixadá. A abertura da exposição ocorre nesta sexta-feira, 21 de Outubro, às 18h30, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá. A visitação é gratuita e aberta ao público e segue até o dia 21 de novembro.
Com o título de “Ocupação”, a exposição experimenta maneiras de ocupar, sentir e pensar a cidade de Quixadá, refletindo sobre a ideia de Patrimônio na relação com os espaços das cidades, no sentido em que, a partir dos relatos da turma, cidades foram construídas e reconstruídas.
O Curso Básico em Artes Visuais dentro do projeto aBarca em Quixadá promoveu a formação de 13 jovens entre julho e novembro de 2022. Foram realizadas 150 horas/aula na linguagem das Artes Visuais, promovendo um encontro entre diferentes maneiras de pensar as imagens, seja na perspectiva da produção e criação, como no pensamento e crítica. As aulas foram compostas por 5 módulos, com encontros de três horas em semanas corridas, de segunda à sexta, ocupando os espaços da Casa de Saberes. A proposta pedagógica do percurso foi desenvolvida a partir das vivências compartilhadas com parte da equipe de funcionários da Casa de Saberes Cego Aderaldo, nesse sentido, foi oferecida uma formação diversificada passando pela Xilogravura, Pintura, Fotografia, Arte Urbana e práticas contemporâneas nas Artes Visuais.
A cidade de Quixadá foi o primeiro município a receber a programação de cursos básicos do projeto aBarca nas áreas de Audiovisual e Artes Visuais. Na sequência, as localidades Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte também receberam percursos formativos. O projeto oferece cursos em Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, envolvendo jovens de 15 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social. Além de formação, estão previstas ações de fruição e criação artísticas, com orientações para inserção dos jovens no mercado da cultura. Os investimentos da ordem de R$ 1 milhão 700 mil são oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP).
O projeto aBarca realiza no total 100 cursos de iniciação às artes, articulados em percursos formativos de até cinco módulos, com carga horária de 150 horas, oferecendo um total de 1.500 bolsas no valor de R$ 200,00. Além dos cursos básicos em artes, também está sendo desenvolvido no âmbito do projeto a 1ª edição do Laboratório de Música Porto Vila Cariri, feito em parceria com a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira. A iniciativa selecionou quatro projetos de artistas residentes no Cariri, que serão desenvolvidos até dezembro de 2022: “Terreiros de Santo, Terreiros de Guerreiro”, “As Canções de Maria”, “Raízes do Violão e da Rabeca no Reisado: Desafios na Manutenção da Prática” e “Dentre Todas Elas, Dentre Tantas Outras: Uma Canção Para Cada Cantora”. Os projetos do Laboratório de Música também recebem bolsas de estudos.
Saiba mais sobre o Projeto aBarca clicando AQUI.
Mais informações sobre o Laboratório de Música Porto Vila Cariri estão AQUI.
SOBRE O PROJETO aBARCA
O Projeto aBarca tem como objetivo expandir as ações de formação em artes da Escola Porto Iracema das Artes para o interior do estado. O projeto está realizando cursos em Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, envolvendo jovens de 15 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social. Além de formação, estão previstas ações de fruição e criação artísticas, com orientações para inserção dos jovens no mercado da cultura. As cidades que estão recebendo o projeto são: Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Para todos os cursos foram adotadas as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 sobre políticas afirmativas e de acessibilidade para promoção da cidadania cultural e desenvolvimento da economia da cultura do Estado, sendo reservadas 50% das vagas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais, transgêneros e não binárias.
SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
O quê: Exposição “Ocupação” encerra Curso Básico em Artes Visuais do projeto aBarca em Quixadá
Onde: Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167 – Centro, Quixadá)
Quando: Abertura em 21 de outubro, sexta-feira, às 18h30. Exposição segue com visitação gratuita até 21 de novembro
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) | Supervisão e Edição: Marina Solon (jornalista) | Publicado em 20 de outubro de 2022