Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Obra de Karoline Vinuto

Exposição “Enxame: ruído coletivo” é desenvolvida por alunos da Porto Iracema e ocupa galeria e pátio da Escola

WhatsApp Image 2024 02 26 at 11.19.47
Obra de Karoline Vinuto

Iniciativa gratuita e aberta ao público, realiza abertura dia 1 de março, às 17h, na Galeria Leonilson e no Pátio da Escola Porto Iracema das Artes, desenvolvidos nos percursos sequenciais do Programa de Formação Básica da Escola

Produzida por alunos integrantes do Percurso Básico em Desenho de 2023, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – , promove, dia 1 de março, sexta-feira, a abertura da exposição “Enxame: ruído coletivo”. O evento ocorre de forma gratuita e aberta ao público, na Galeria Leonilson e no Pátio da Porto Iracema das Artes, às 17h. 

Desenvolvida pela turma do PREAMAR do Percurso Básico em Desenho, as obras exibidas transmitem a ebulição criativa dos alunos ao público, bem como suas jornadas individuais. O PREAMAR é uma experiência formativa de imersão num processo criativo, desde a ideia inicial até a exibição pública, com o objetivo de aprofundar os estudos desenvolvidos nos percursos sequenciais do Programa de Formação Básica da Escola.

Tá sendo um desafio ter essa experiência de prazos e de montagem, de pensar a obra e como ela é viável ou não, mas também tá sendo uma oportunidade incrível de explorar habilidades. O nome da minha obra é “Feitiços para um Futuro Possível” e diz respeito a buscar estratégias para se atravessar e avançar nesse tempo”, relata Luci Ferri, aluna do Percurso Formativo Básico em Artes Visuais e participante da exposição.

Após a abertura da exposição, o espaço fica disponível para visitação até dia 3 de maio, sexta-feira, durante o horário de funcionamento da Escola. O momento reúne trabalhos em pinturas, esculturas e instalações artísticas, e marca a conclusão das atividades realizadas pelos alunos do Percurso Básico em Artes Visuais de 2023.

As obras exibidas na mostra são de autoria de Alexandre (Xixa), Anderson Rodrigues, Apollo Barroso, Arthur Ravi, Bruno Gadelha, Gabriel Dantas, Igor Conrado, João Vitor Marques, Juliane Chagas, Karoline Vinuto, Letícia Silveira, Lucas Esmeraldo, Luci Ferri, MILO, Pantagruel Pramouri, Victor Olavo (VORS), Sofia Hernandez, Tatiana Machado e Vicente Leite.

Sobre a exposição “Enxame: ruído coletivo”

Em meio ao caos peculiar de nossa cidade, o ENXAME emerge como um fenômeno inspirador, tecendo narrativas intrincadas e explorando os discursos possíveis e impossíveis que definem nossa existência. Nossas crenças, nossos corpos, tão diversos quanto tudo que compõe nossas obras, entrelaçam-se para criar um panorama rico e multifacetado.

Cada obra é uma narrativa única, um fragmento do todo que é a riqueza cultural e artística desta turma. ENXAME, como metáfora e realidade, destaca-se como um ponto forte nesta exposição, unindo-nos em nossa pluralidade. A vontade de fazer arte é o nosso ponto de convergência e o ENXAME, nosso manifesto ruidoso!

Sobre os Cursos Básicos

O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 15 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do edital. A segunda fase conta com uma entrevista.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Abertura da exposição coletiva “Enxame: ruído coletivo”

Onde: Galeria Leonilson e Pátio da Escola Porto Iracema das Artes

Quando: Abertura dia de 1 de março, sexta-feira, às 17h

Período da exposição: Período da exposição de 1 de março a 3 de maio

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes e Arthur Albano (estagiários) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 26 de fevereiro de 2024