Escola de Formação e Criação do Ceará

Fotos-Micaela_Menezes-039

Espetáculo “Cassacos”, idealizado no Laboratório de Criação em Teatro da Porto Iracema, é indicado ao Prêmio Shell 2026

O projeto do grupo CriAr de Teatro integra a lista de indicados à categoria deDestaque Nacional” da 36ª edição do Prêmio Shell de Teatro (2026)

Fotos Micaela Menezes 039

Apresentação do Cassacos na MOPI 2024 (Fotos: Micaela Menezes)

 

Desenvolvido pelo grupo CriAr de Teatro, o projeto “Cassacos” é indicado na 36ª edição do Prêmio Shell de Teatro (2026), na categoria Destaque Nacional. Desenvolvido na 11 edição do  Laboratório de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – o trabalho conta com os artistas Mailson Furtado, Yane Cordeiro, Maycon Wiliam, Mara Alves e Isaias Pereira em seu elenco.

 

O grupo nascido em  Varjota, no interior do estado, vem se destacando no cenário das artes cênicas cearenses com o espetáculo que conta a história dos operários que viviam em rotas de obras públicas contra as consequências das secas no Nordeste entre os séculos XIX e XX. 

 

O nome “Cassaco” evoca uma designação pejorativa historicamente atribuída a esses trabalhadores, revelando um retrato específico do migrante do semiárido brasileiro que, mesmo diante das dificuldades, não rompeu com seu território de origem.  Muitos desses migrantes são responsáveis por criar a fundação de vilarejos, povoados e novas cidades. Este é o caso de Varjota, município que abriga a sede da CIA Criando Arte.  A partir deste território, o grupo opta por contar a história desses trabalhadores que ajudaram na formação e desenvolvimento do  município e que se constituem como  figuras  fundamentais na invenção de tantos sertões.

 

A indicação de “Cassacos” reafirma a potência do Ceará como território criativo e evidencia o fortalecimento de uma cena teatral no estado, além de trazer à luz a importância de locais de formação artística, como a Escola Porto Iracema das Artes.  

 

A categoria Destaque Nacional do Prêmio Shell foi criada em 2023 e tem como objetivo valorizar espetáculos realizados fora do eixo Rio–São Paulo, evidenciando a diversidade de linguagens, territórios e modos de produção que compõem o teatro contemporâneo no país. A 36ª edição do Prêmio Shell de Teatro (2026) acontece anualmente em março, mas ainda não foi divulgada a data da cerimônia de entrega dos prêmios.

 

TEATRO COMO LUTA E RECONHECIMENTO

Fotos Micaela Menezes 115

Apresentação da MOPI 2024, projeto Cassacos (Fotos: Micaela Menezes)

 

Para Mailson Furtado, integrante do grupo CriAr de Teatro, a indicação veio não só como um reconhecimento de seu trabalho, mas para reforçar uma ideia: “É  um reconhecimento que traz um olhar nacional para o nosso trabalho, além de trazer os olhos do público para dentro dessa pequena cidade, no interior do Ceará”, revela o ator e escritor. 

 

Mailson relembra que Varjota é conhecida como a “cidade das artes”, porém não possui prédios teatrais disponíveis para o desenvolvimento e apresentação de grupos. “Essas questões vão remontando um pouco a nossa luta ao longo dessas duas décadas que o grupo CriAr de Teatro tem. O nosso pensamento é que, apesar de tudo, nós devemos seguir fazendo teatro nesse lugar, construindo palcos e abrindo novos espaços para que mais grupos vejam que não é preciso migrar para o eixo para ter o seu trabalho reconhecido”, reforça. 

 

PRÊMIO SHELL DE TEATRO

image three

Panorando Cia e Produtora, vencedor da categoria Destaque Nacional na 34ª edição do Prêmio Shell de Teatro (Foto: Divulgação)

 

O Prêmio Shell de Teatro foi criado em 1988, para contemplar, todos os anos, os artistas e espetáculos de melhor desempenho nas temporadas teatrais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Com o passar do tempo, essa premiação foi expandindo os estados de seus indicados, hoje abrangendo todo o Brasil, com uma estrutura que abrange tanto produções locais quanto uma categoria especial para o restante do País. 

 

Atualmente, o Prêmio Shell de Teatro é a mais tradicional premiação da cena teatral brasileira. O evento foi criado pela Shell Brasil, é patrocinado pela empresa e visa  prestigiar e premiar os grandes destaques do teatro brasileiro.

 

SOBRE O LABORATÓRIO DE TEATRO

O Laboratório de Teatro tem como objetivo atuar na formação de artistas e/ou coletivos teatrais, através do fomento a projetos de criação que se ancoram na pesquisa, articulando conexões entre pensamento e prática e aprofundando reflexões acerca da própria linguagem teatral em suas diversas dimensões – atuação, direção, dramaturgia, etc.

 

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Conan Peixoto (estagiário) | Supervisão: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 23 de janeiro de 2026