Escola de Formação e Criação do Ceará

Flyer_Individual-03

Escola Porto Iracema das Artes realiza Iª Semana de Arte Urbana de Fortaleza

Flyer_Individual-03Com o objetivo de promover ações e reflexões em torno das possibilidades de formação, pesquisa e produção no campo das manifestações artísticas de rua, a Escola Porto Iracema das Artes realiza a Iª Semana de Arte Urbana (SAU) de 05 a 07 de junho, em Fortaleza. Com oficinas, debates, intervenções de rua e apresentações musicais, o ponto alto do evento é o Simpósio Internacional de Arte Urbana, cuja programação reúne pesquisadores e artistas, com convidados de Portugal, país onde o debate sobre as artes de rua é referência para o mundo.

A Iª Semana de Arte Urbana (SAU) é resultado de um pool de parceiros, que reúne o Centro Dragão do Mar/Porto Iracema das Artes, Secretaria da Juventude/PMF, Laboratório de Estudos da Juventude (UFC), Festival Concreto, Secretariaria de Ciência e Tecnologia/PMF. A
SAU articula-se com a II Semana do Graffiti ( que ocorre de 5 a 7 de junho, em diversos locais da cidade) e com o Wallpeople, evento de arte coletiva internacional que ocorre pela primeira vez em Fortaleza, no dia 7, sábado.

Para Paulo Linhares, presidente do Dragão do Mar, a SAU é fundamental para provocar a reflexão sobre esse movimento underground e estas formas ´subversivas´ de expressão artística que vem ganhando notoriedade em todo o mundo. “À rua é creditada a função de vitrine a céu aberto, espaço que funciona como repositório de manifestações de resistência e experiências estéticas diversas, como graffitis, stencils, stickers, instalações e flash mobs, ainda relegadas ao ostracismo do campo cultural. Precisamos romper com o ´pré-conceito´ e a marginalização destas intervenções que vêm ampliar a percepção das artes visuais”, afirma Linhares.

Segundo Elisabete Jaguaribe, diretora do Porto Iracema, cada vez mais a rua tem superado suas formas habituais de uso, sendo também suporte e matéria-prima de uma arte que atravessa as paredes de museus e galerias para resignificar as paisagens urbanas. “A SAU será um lugar de reflexão sobre as possibilidades de formação que o Porto Iracema das Artes pretende desenvolver. Nosso programa de formação em artes visuais deseja dialogar com as experiências das artes de rua” – observa Elisabete Jaguaribe.

A professora Dra. Glória Diógenes (UFC), Cofundadora da Rede de Pesquisadores Luso-Brasileiros em Arte de Rua, e que integra a coordenação da SAU, observa a importância do evento. “Teremos a oportunidade de dialogar com pesquisadores que se dedicam aos estudos das artes de rua e que nos inspiram na realização da Semana de Artes Urbanas”- diz a professora que lançará no evento o documentário “AntropologiZZZando – rastros da Arte urbana em Lisboa”, resultado do pós-doutoramento da professora.

EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL

A I ª Semana de Arte Urbana (SAU) traz como convidados dois pesquisadores portugueses, Sílvia Câmara e Ricardo Campos. A socióloga Silvia Câmara, do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, é hoje uma das principais referências internacionais no debate de institucionalização das práticas de arte de rua. Responsável pelo projeto da Galeria de Arte Urbana (GAU), a socióloga coordena as políticas públicas de Lisboa na relação com as artes de rua. Sílvia Câmra participa da mesa de abertura da SAU sobre o tema Artes no urbano: entre o instituído e o instituinte.

O português Ricardo Campos é uma das mais importantes referências internacionais na pesquisa de arte urbana. Professor Doutor em Antropologia Visual pela Universidade Aberta (Lisboa), onde é vice-coordenador da pós-graduação em Estudos Juvenis e Comunitários, Ricardo Campos participará da mesa de encerramento da SAU, quando debaterá o tema “Por que pintamos as cidades”, título do livro que lançará no sábado, dia 7, no encerramento da semana.

II Semana do Graffiti
A Semana do Graffiti, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude, chega este ano à sua segunda edição, incluindo ações de pintura, intervenções, música e oficinas. A Semana tem curadoria do artista Narcélio Grud. A programação pode ser acessada no site: www.fortaleza.ce.gov.br/juventude e pelo fb.com/juventudefortaleza

Wallpeople
Wallpeople é um projeto internacional de arte colaborativa que acontece ao mesmo tempo em 45 cidades ao redor do mundo. Surgida em 2009, em Barcelona, a ação será realizada a primeira vez em Fortaleza, no dia 07 de junho, quando artistas e anônimos se reunirão para expor em um muro suas criações relacionadas ao tema “Tributo à Natureza”, a partir de linguagens como fotografia, ilustração, texto, colagem, tela, arte com plantas e composições feitas com materiais distintos. O painel ficará montado na Escola Porto Iracema das Artes (na lateral situada à Rua Almirante Jaceguai). Este projeto será realizado em Fortaleza pelo Fortaleza Criativa e pela SOY.

PROGRAMAÇÃO DA I SAU

Dia 5 | Quinta
14h às 17h – Oficinas
– Lambe-Lambe com Cecília Shiki (Ceci Shiki)
– Stencil com Leandro Alves (Filtro de Papel)
– Graffiti com Douglas Nascimento (Doug)

19h – Abertura
Paulo Linhares – Presidente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Professor Dr. do PPG em Sociologia (UFC)
Élcio Batista – Sociólogo, Secretário da Juventude/PMF
Tarciso Pequeno – Secretário de Ciência e Tecnologia/PMF
Glória Diógenes – Professora Doutora do PPG em Sociologia (UFC), Cofundadora da Rede de Pesquisadores Luso-Brasileiros em Arte de Rua.
Elisabete Jaguaribe – Doutoranda do PPG em Sociologia (UFC), professor da UNIFOR, Diretora do Porto Iracema das Artes/Dragão do Mar

19h30 – Artes no urbano: entre o instituído e o instituinte
Palestrante: Sílvia Câmara  – Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa Galeria de Arte Urbana (GAU) e membro fundadora da Rede Luso-Brasileira de Pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas – RAIU.
Debatedores:
Élcio Batista – Secretário da Juventude/Prefeitura de Fortaleza
Glória Diógenes – Professora Doutora PPG em Sociologia (UFC), Cofundadora da Rede de Pesquisadores Luso-Brasileiros em Arte de Rua.

Dia 6 | Sexta
14h às 17h – Oficinas
– Lambe-Lambe com Cecília Shiki (Ceci Shiki)
– Stencil com Leandro Alves (Filtro de Papel)
– Graffiti com Douglas Nascimento (Doug)

19h – Um panorama do Graffiti no Brasil
Palestrante: Binho Ribeiro – Artista gráfico, pioneiro da arte de rua no Brasil, com intervenções nas mais importantes cidades do mundo. Curador da Bienal Internacional de Graffiti de São Paulo.
Debatedores: Narcélio Grud, artista gráfico, idealizador do Festival Concreto e Tubarão-VTS, grafiteiro cearense.
Mediadora: Carolina Vieira (Coordenadora de Artes Visuais dos Cursos Básicos do Porto Iracema das Artes).

Dia 7 | Sábado

15h às 18h – Ação Coletiva
Prática dos alunos participantes das oficinas, no pátio do Porto Iracema da Artes, acompanhados pelos professores de cada oficina: Lambe-Lambe com Cecília Shiki (Selo Coletivo); Stencil com Leandro Alves (Filtro de Papel) e Graffiti com Doug IAC.

15h às 18h – Wallpeople: Tributo à natureza + Discotecagem da DJ Bia Turri – Os participantes desenvolvem e expõem num mural os seus trabalhos e as experiências estéticas são intercambiadas.

19h – Por que Pintamos a Cidade? Atores e tramas
Palestrante: Ricardo Campos – Professor Doutor em Antropologia Visual pela Universidade Aberta (Lisboa), onde é vice-coordenador da pós-graduação em Estudos Juvenis e Comunitários.
Debatedora: Glória Diógenes

20h – Lançamentos
– Lançamento da Rede de Pesquisadores Luso-Brasileiros em Artes e Intervenções Urbanas – RAIU
– Lançamento do livro “Porque pintamos a cidade?” de Ricardo Campos
– Lançamento do documentário AntropologiZZZando – rastos da Arte urbana em Lisboa, de Glória Diógenes e Davi Diógenes de Carvalho

21h – Show de encerramento
Jonnata Doll & Os Garotos Solventes e realização de uma Live Paint.

SERVIÇO
I Semana de Arte Urbana (SAU)
De 05 a 07 de junho no Auditório Porto Iracema das Artes
Inscrições: aqui no site

Inscrições para as oficinas estão encerradas.