A entrega de diplomas faz parte da programação de comemoração de 12 anos da Escola, realizada nesta sexta-feira (29). Além do aniversário, o evento ainda celebra os 20 anos do Curso Técnico em Dança (CTD)
(Imagem: Micaela Menezes)
Em celebração aos 12 anos da Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria de Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – e aos 20 anos do Curso Técnico em Dança (CTD), a Escola promove, nesta sexta-feira (29), uma intensa programação. Um dos destaques é a cerimônia de entrega de diplomas para egressos da VIII turma do CTD.
Com início às 18h40, a solenidade certifica a formação de 20 bailarinos, integrantes do Curso Técnico em Dança entre os anos de 2023 e 2025. O momento contará com a presença de familiares e docentes, convidados a prestigiar uma celebração que ressalta não apenas a conclusão da formação, mas também o talento, a dedicação e o esforço de cada estudante ao longo dessa trajetória.
“Foi a turma que eu acompanhei desde à seleção. Uma turma destemida e criativa. Estou muito feliz pela conquista deles! Desejo muitos trabalhos futuros em Dança a todos!” Afirma Bilica Léo, coordenadora do Curso Técnico em Dança e do laboratório de dança da Escola Porto Iracema das Artes.
VEJA A LISTA DE FORMANDOS
- ANA CAROLINE DO NASCIMENTO COSTA
- ANA FLÁVIA PONTES AGUIAR
- CAMILE DE OLIVEIRA VALLE
- CRISLAINE PAULINO SILVA
- DIEGO FREIRE DA SILVA
- FRANCISCO ANDERSON RODRIGUES MONTEIRO
- FRANCISCO SÉRGIO GADELHA COSTA
- FRANCY LAYNNE BRANDÃO DA SILVA
- ISABELLE DE CASTRO MACIEL
- JOELCI BANDEIRA DE SOUSA
- JOSE EDSON SOMBRA DO NASCIMENTO
- KARINE KELLY MELO BRANDÃO
- KARIZIA EDWIGES SILVESTRE MILHOME
- MARCOS VENICIUS OLIVEIRA
- MARIA ERIKA NOGUEIRA SOUSA
- MARIA FERNANDA SARAIVA BATISTA ROSA
- MATEUS BARBOSA TAVARES
- NICOLE ROCHA SOARES
- SORAYA BRUNA DE MESQUITA DA SILVA
- WANDERSON FERREIRA DE SOUSA
PRÊMIO PORTO IRACEMA DAS ARTES
A cerimônia de entrega de diplomas é um dos destaques da programação de comemoração do aniversário de 12 anos da Escola e de 20 anos do CTD. Durante a celebração, marcada para esta sexta (29), a Escola também apresenta a 1ª edição do Prêmio Porto Iracema das Artes que, anualmente, homenageará pessoas que contribuem com o fortalecimento da formação em artes no estado.
Para comemorar as duas décadas do Curso Técnico em Dança, a edição de estreia da premiação homenageará 12 profissionais do campo da dança com contribuições definitivas para consolidação do projeto referência em formação em danças no Brasil.
Os homenageados do ano de 2025 serão: o artista Ernesto Gadelha, idealizador do CTD; a bailarina Andréa Bardawil, primeira coordenadora do Curso CTD; o bailarino Flávio Sampaio, coordenador no ano de 2013 a 2015; o coreógrafo Paulo Caldas, coordenador do CTD entre 2015 a 2017; Cláudia Pires, coordenadora do CTD entre 2017 e 2019 e atual coordenadora dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema; Carolina Wiehoff, coordenadora do CTD de 2019 a 2020; Bilica Léo, coordenadora do CTD desde 2021. Além do grupo de coordenação, ainda receberão a premiação a bailarina Wilemara Barros, professora de todas as turmas do Curso Técnico de Dança; o produtor David Linhares, diretor da Bienal Internacional de Dança do Ceará, projeto que inseriu a dança do estado nos circuitos nacional e internacional; Katiana Pena e Silvana Marques, bailarinas e ex-alunas da primeira turma do CTD; e a bailarina, atriz, performer, coreógrafa e diretora Silvia Moura.
Os artistas receberão o Troféu Poéticas da Criação, uma obra de arte criada pelo artista visual Narcélio Grud, que, em forma espiral, evoca a ideia do tempo da criação, um dos conceitos centrais dos processos de formação da escola Porto Iracema das Artes. O texto referencial do troféu explicita que o “tempo espiral é o tempo aberto da criação, do imprevisto, do rito, do conhecimento, da memória”. Um tempo que põe arte e experiência num definitivo encontro da criação.
A diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes, professora Bete Jaguaribe acentua a importância do prêmio, enquanto gesto de reconhecimento de pessoas que tiveram papel fundamental para a formação artística no estado. “São pessoas, artistas, que se engajaram num largo tempo de suas vidas, para consolidar uma experiência de formação artística que, hoje, é referência no país” – diz a professora, reafirmando a necessidade destes ritos de reconhecimento e distinção simbólica. “No Brasil, estamos sempre sob a ameaça de descontinuidade de políticas culturais. Então os ritos, os processos de distinção simbólica, a afirmação permanente do campo artístico, contribuem para a consolidação das experiências culturais” – diz a professora.
Para o idealizador do CTD, Ernesto Gadelha, a solenidade reconhece um trabalho coletivo, feito por muitas mãos, em prol de um objetivo maior: o fortalecimento da dança no Ceará.
“Eu recebi esse convite para ser homenageado com muita honra e alegria, mas também com muita humildade, porque a gente não faz nada sozinho, a gente sempre precisa estar pensando e atuando coletivamente para que uma iniciativa pública, de política pública como essa [o CTD], possa acontecer. E a gente [os homenageados] segue junto, batalhando junto, e se a gente tem essa política acontecendo até hoje é porque muitas pessoas se empenharam para que isso acontecesse”, conta Gadelha.
SOBRE O CTD
Vinculado ao Programa de Formação Técnica da Escola Porto Iracema das Artes desde 2013, o Curso Técnico em Dança (CTD) é totalmente gratuito e tem como objetivo formar profissionais Técnicos de Nível Médio capazes de atuar em dança como intérpretes/criadores a partir de saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos. O CTD é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação pelo Parecer Nº 331/2022 com nota máxima em todos os tópicos de avaliação.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há 12 anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
Porto Iracema das Artes – Entrega dos diplomas da VIII turma do CTD
Data: 29 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: 18h40
Local: Porto Iracema das Artes – Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
Entrada gratuita e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Conan Peixoto (estagiário) | Edição: Isabella Rifane (jornalista) | Supervisão: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 25 de agosto de 2025