Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Foto-Alan-Sousa-60

Escola Porto Iracema das artes inicia o ano letivo 2024 com eventos abertos ao público

Foto Alan Sousa 60 scaled e1719428600271

Foto: Alan Sousa

Com o ciclo “Navegações Estéticas: partilha de experiências em criação artística”, a Escola Porto Iracema das Artes dá início às atividades do Programa de Formação Básica 2024. A semana de abertura do ano letivo, que acontece entre os dias 1 a 5 de julho, inclui eventos gratuitos e abertos ao público, com artistas pesquisadores como a artista visual, Iris Helena, o autor dramático e diretor, Paulo Ricardo Berton e o cineasta Rogério Sagui

Dando início ao ano letivo, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a edição 2024 do ciclo  “Navegações Estéticas: partilha de experiências em criação artística”. A proposta é receber as novas turmas do Programa de Formação Básica já num processo de intensas trocas, promovendo conexões com a cena nacional e iniciando o debate sobre as “Poéticas das Confluências”, tema que atravessa as ações da Escola em 2024. 

A partir de suas próprias criações e pesquisas, três profissionais ministram o primeiro módulo de cada Percurso do Programa e promovem partilhas e falas  gratuitas, abertas ao público. 

Logo na terça-feira, 2, às 19h, no auditório da Porto Iracema das Artes, a artista paraibana Iris Helena faz uma fala aberta ao público intitulada “Poéticas e Políticas das Imagens”, na qual compartilha sua trajetória criativa. Partindo da ideia de transformação, a artista articula os mais diferentes materiais e o hibridismo das linguagens para explorar as poéticas da paisagem urbana. Seus trabalhos incluem a investigação sobre as relações de forças envolvidas na construção do espaço urbano de Brasília, cidade onde vive e trabalha, com especial interesse pelos deslocamentos dos trabalhadores que, impossibilitados de habitarem o Plano Piloto, deram origem a novas cidades ao redor.   

Além da oficina fechada aos estudantes selecionados para o percurso, Iris Helena terá interlocuções com as equipes educativas do Museu de Arte Contemporânea (MAC) / Secult – IDM e da Pinacoteca do Ceará / Secult – Instituto Mirante.  

na quarta-feira, 3, às 18h30, acontece no pátio da Escola o primeiro encontro do projeto “Com Figura – sessões de desenho com modelo vivo”. Organizados pelo artista plástico e ilustrador Daniel Chastinet e a artista visual Flávia Rodrigues, os encontros propõem uma experiência de desenho de modelo vivo. São 25 vagas preenchidas por ordem de chegada. Nesta data, participa como modelo a artista e professora de dança Raíssa Cunha.

Na sexta-feira, 5, às 17h, no Cinema do Dragão, teremos a exibição do longa-metragem Rosa Tirana, do roteirista, diretor e  produtor baiano Rogério Sagüi, que conversa com o público após a sessão. O filme atualiza elementos do imaginário nordestino como a luminosidade, a seca, a travessia e a religiosidade a partir do olhar de uma menina. Em 2022, Rosa Tirana recebeu cinco indicações ao prêmio Fantlatam, o equivalente ao Oscar latino do cinema fantástico, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Ator. 

Ainda na sexta-feira, 5, às 19h30 no auditório da Porto Iracema das Artes, o escritor dramático, professor e pesquisador Paulo Ricardo Berton (UFSC), ministra a fala aberta “Escrita Dramática: o termo que veio pra ficar”. Partindo da recente experiência na organização de um dossiê sobre escrita dramática para a revista Dramaturgias, da UNB, o pesquisador reflete sobre a especificidade da escrita dramática diante do esgotamento do termo ‘dramaturgia’, apropriado por outras áreas do fazer teatral com o sentido expandido  de organização de determinado material estético não-necessariamente textual nem dramático. 

Edilberto Mendes, Coordenador do Programa de Formação Básica da Escola, destaca a importância do Navegações Estéticas dentro do ciclo formativo: 

“O Navegações Estéticas foi criado em 2015 como estratégia para potencializar o processo artístico como eixo da formação básica. A proposta é que os alunos tenham um encontro com um criador que, a partir de sua experiência, discuta o fazer artístico em suas diversas dimensões, como escolha pessoal, como elaboração e posicionamento diante das questões da vida, como desafio poético de selecionar os temas que aborda, as referências artísticas e elaborar suas estratégias de composição etc. A ideia é que esse encontro inspire os jovens artistas na construção de sua própria trajetória”, finaliza Edilberto.

Programação detalhada – Acesse aqui

Sobre Iris Helena 

Iris Helena é uma artista licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Poéticas Contemporâneas e doutora em Deslocamentos e Espacialidades em Arte pela Universidade de Brasília. Sua pesquisa caracteriza-se pela investigação crítica, filosófica, estética e poética da paisagem urbana a partir de uma abordagem dialógica entre a imagem da cidade e as superfícies/suportes escolhidos para materializá-la. Os suportes precários e ordinários são muitas vezes retirados de seu consumo cotidiano e possibilitam a (re)construção da memória atrelada ao risco, à instabilidade, sobretudo, ao desejo do apagamento.

Sobre Paulo Ricardo Berton

É professor associado III de Literatura Dramática (PPGLit/UFSC) e Escrita Dramática, Encenação Teatral, História e Teoria do Drama e Teatro (ART/UFSC), com pós-doutorado junto ao Wiener Wortstaetten (Viena/Áustria).

Sobre Rogério Sagüi 

Rogério Sagui é diretor, roteirista, cineasta e produtor baiano, com destaque nacional e internacional. Além do cinema autoral, em 2022 Sagüi dirigiu a novela “Mar do Sertão” para a Rede Globo e, em seguida, para a Netflix, a série infanto-juvenil “Luz”, que vem se destacando mundialmente como uma das mais acessadas do gênero na plataforma. Atualmente, Sagüi está à frente da direção da  novela “Dona Beja” para a HBO Max, demonstrando sua versatilidade ao explorar um novo formato e plataforma.

Navegações Estéticas

Evento de abertura do ano letivo do Programa de Formação Básica, o Navegações Estéticas é um ciclo de reflexões, diálogos e experimentações, tendo como foco o processo criativo, com participação de artistas de projeção nacional nas áreas de Artes Visuais, Cinema e Teatro.

Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Com Figura  

A ideia do “Com Figura”, criado em agosto de 2017 pelos artistas Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues em parceria com o Curso Básico de Artes Visuais, é estabelecer uma prática na formação de artistas e interessados no tema, na troca de experiências e no exercício do desenho durante as sessões regulares. O participante fica livre para a criação do seu próprio estudo, de acordo com sua técnica preferida e dentro de seu nível de desenho, sendo ele iniciante, mediano ou avançado. A escola disponibiliza os materiais necessários para as sessões de desenho, mas o participante também pode optar em trazer seu próprio material. 

Serviço

O quê? Escola Porto Iracema das artes inicia o ano letivo 2024 com eventos abertos ao público

Quando? 1 a 5 de julho

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Carol Danziger (jornalista)| Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) e Carol Danziger (jornalista) | Publicado em 26 de junho de 2024