Brasil é o país da América Latina com maior quantidade de plataformas; segundo encontro do projeto Bússola, evento é aberto ao público e gratuito
Demanda em destaque no setor audiovisual no Brasil, a regulamentação de streamings será tema de debate promovido pela Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O momento, realizado às 19h do próximo dia 20 de junho, é parte do projeto Bússola, que promove debates sobre o Audiovisual no Brasil. Esta edição será mediada por Max Eluard, produtor e professor, e conta com a participação de Leonardo Edde, produtor e sócio-fundador da Urca Filmes; e Glauber Filho, diretor e roteirista. A realização é do Centro de Narrativas Audiovisuais (Cena 15) e do Núcleo de Audiovisual (NAVE) da Escola.
A regulação dos streamings no Brasil é uma demanda antiga do setor Audiovisual. No último mês de março, a Ancine (Agência Nacional de Cinema) divulgou um relatório sobre o mercado Audiovisual no Brasil, que deve auxiliar na formulação de políticas públicas para o setor. Dados da publicação afirmam que o Brasil é o país da América Latina com maior número de plataformas de streamings disponíveis, mas que apenas 10,9% das produções em catálogo são brasileiras, prejudicando produções nacionais.
Coordenadora do Cena 15, Manoela Ziggiatti reforça a urgência do debate. “Precisamos trazer esse debate para nossos espaços de formação, envolvendo estudantes, produtoras independentes e entidades ligadas ao audiovisual. Os encaminhamentos e decisões em relação à regulamentação dos VoDs (Video on Demand) podem ter um impacto importante na democratização e regionalização das produções no país, o que nos afeta diretamente”, afirma.
Para Suzana Costa, coordenadora do NAVE, “o avanço das tecnologias, que tiveram forte impacto na indústria do audiovisual, nos obriga a olhar a produção e o consumo sob novas perspectivas. O streaming afeta poderosamente a forma de consumo e os meios de produção, razão pela qual é a pauta mais importante no momento”.
Sobre Max Eluard
Diretor da TV Unifor, vice-presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. Também é sócio-fundador da Avoa Filmes, onde produziu mais de 20 curtas e 8 longas exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais, como “Sinfonia da Necrópole”, (dir. Juliana Rojas), “Sol Alegria” (dir. Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira) , “Vil Má” (dir. Gustavo Vinagre), “Banco Imobiliário” (dir.Miguel Antunes Ramos) , entre outros. Foi coordenador executivo dos programas DocTV Latino América, DocTV Brasil e da Linha de Produção de Conteúdos para Tvs Públicas do FSA.
Sobre Leonardo Edde
Sócio-fundador da Urca Filmes, com mais de 20 anos de experiência como produtor e diretor, Leonardo criou, produziu e realizou dezenas de séries de TV, filmes e conteúdos multimídia. Entre seus trabalhos mais importantes destacam-se longas como “Tropa de Elite 2”, “Loucas para Casar”, “O Filme da Minha Vida”, “Os Desafinados”, “O Mamute Siberiano”, “O Engenho de Zé Lins”. É presidente do SICAV, membro do PGA, representante do Brasil na FIPCA e também Vice-presidente da Firjan.
Sobre Glauber Filho
É professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. Foi presidente da TV Ceará (2003 – 2006) e presidente da Câmara Setorial do Audiovisual (2012 – 2014). É diretor e roteirista das seguintes produções: “Oropa, França e Bahia” (1995); “Bezerra de Menezes, O Diário de Um Espírito” (2006) – distribuído pela FOX Filmes – Telecine; “Linhas de Organdi” (2007) – exibido na TV Cultura; “As Mães de Chico Xavier” (2010) – distribuído pela Paris Filmes – Telecine. Netflix; “A Vida Redentora de Bezerra de Menezes” (2015) – distribuído pela Versátil ; “Bate Coração” (2019) – distribuído pela Downtown – GloboPlay. Telecine; “Meu Tricolor de Aço” (2019) – distribuído pela Estação da Luz – Netflix”. Foi co-diretor da série “Cangaceiro do Futuro” ( 2022) – Glaz Produções – Netflix.
Sobre o Bússola
Projeto da Porto Iracema das Artes, realizado pelo Centro de Narrativas Audiovisuais (Cena 15) em parceria com o Núcleo de Audiovisual (NAVE) da Escola, que tem como objetivo promover encontros para discutir os rumos do audiovisual no Brasil e no Ceará, considerando as políticas públicas, a iniciativa privada e outras organizações do setor. A ideia é criar um espaço de reflexão e troca com produtores e profissionais do cinema e televisão sobre as necessidades da área, os mecanismos de acesso e estratégias para a viabilização de projetos audiovisuais, sempre em diálogo com as práticas atuais do mercado. Assim como uma bússola, que nos dá um norte e orienta, a intenção é compreender o campo com mais profundidade para saber não apenas como atuar e transitar por ele, mas também como gerar as tensões necessárias para transformá-lo.
Sobre a Escola Porto Iracema das Artes
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) e gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há quase dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: 2ª edição do Bússola – ‘Regulação do Streaming no Brasil: o que está em jogo?’, mediado por Max Eluard, com participação de Leonardo Edde e Glauber Filho
Quando: 20 de junho, terça-feira, às 19h
Onde: auditório da Escola Porto Iracema das Artes
Gratuito e aberto ao público