Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Thiago Arrais

Em parceria com Porto Iracema das Artes, Coletivo Soul realiza II Encontro Transatlântico de Dramaturgia

Atividades acontecerão nos dias 16, 17 e 22 de janeiro e contarão com as presenças dos dramaturgos Alexandre Dal Farra e Patrícia Portela, além dos integrantes do Coletivo Soul.

Nos próximos dias 16, 17 e 22 de janeiro, o Porto Iracema das Artes recebe uma série de atividades realizadas em parceria com o Coletivo Soul. A primeira delas é o II Encontro Transatlântico de Dramaturgia, na terça-feira (16), com participação dos dramaturgos Alexandre Dal Farra e Patrícia Portela, e mediação do diretor do Coletivo, Thiago Arrais. A atividade acontecerá às 19h, no Auditório do Porto. Na quarta-feira (17), Patrícia Portela fará lançamento de seu livro “A Coleção Privada de Acácio Nobre”, também às 19h, no Pátio da Escola. E na segunda-feira (22), Dal Farra realiza uma oficina sobre dramaturgia aformativa. Todas as atividades são gratuitas.

No II Encontro Transatlântico de Dramaturgia será apresentado o processo de criação escrita a quatro mãos, entre texto e cena, do espetáculo Drácula ou o Desmortal, resultado do Projeto Undead, desenvolvido ao longo do projeto Criadores em Cena, do Porto, em 2015. O evento contará com a participação do paulista Alexandre Dal Farra e da portuguesa Patrícia Portela, responsáveis pela dramaturgia, e terá mediação do diretor do Coletivo Soul, o cearense Thiago Arrais. Durante o encontro, integrantes do Coletivo farão a leitura de fragmentos do texto do espetáculo. A atividade será no Auditório do Porto, a partir das 19h do dia 16, e é gratuita.

LANÇAMENTO DO LIVRO: “A COLEÇÃO PRIVADA DE ACÁCIO NOBRE”

Com apresentação e mediação do autor cearense Carlos Emílio Corrêa Lima, a portuguesa Patrícia Portela lança o romance A Coleção Privada de Acácio Nobre, no dia 17. O livro trata sobre o suposto gênio inventor português que conviveu com Fernando Pessoa e Mario de Sá-Carneiro, mas teve seu nome apagado da história pela ditadura salazarista. Na obra, a autora das novelas “Para Cima e Não para Norte” (2008) e “Banquete” (2012) joga com os limites entre realidade e ficção ao narrar como encontrou um baú com textos e projetos de Acácio Nobre. O evento, aberto ao público e gratuito, acontecerá às 19h, no  Pátio do Porto.

patricia portela i

Patrícia Portela é autora de performances e obras literárias, e vive entre Portugal e Bélgica. Estudou cenografia, cinema, dança e filosofia. Entre 1994 e 2002 trabalhou, como figurinista e cenógrafa para teatro independente e cinema em Portugal. É reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra. Recebeu vários prêmios, dos quais se destaca o Prêmio Madalena Azeredo de Perdigão (2004). Em 2015 foi uma das 5 finalistas do Premio Media Art Sonae. Portela é membro fundadora da Associação Cultural Prado desde 2003 e editora das edições coletivas Prado desde 2008.

OFICINA DE DRAMATURGIA AFORMATIVA, COM ALEXANDRE DAL FARRA

A oficina “Dramaturgia Aformativa/Teatro Aformativo: O teatro como espaço de radicalidade negativa” procura abordar um olhar para o teatro enquanto espaço destrutivo, como contraposição à arte enquanto “espaço de apaziguamento”. A partir da experiência de Alexandre Dal Farra como autor e diretor de peças, a oficina se propõe a abordar a dramaturgia de um ponto de vista destrutivo. A ideia de um teatro aformativo é a tentativa de criar uma alternativa à ideia do performativo.

A formação é voltada a artistas integrantes de grupos e coletivos de teatro (cada grupo/coletivo poderá inscrever até dois participantes) e acontecerá no dia 22 de janeiro, das 18h às 22h, na Sala de Teatro do Porto. As inscrições podem ser feitas no site da escola AQUI, a partir desta segunda-feira, 15, até 18 de janeiro, e o resultado será divulgado no dia 19. São apenas 16 vagas.

alexandre dal farra

Alexandre Dal Farra é um escritor, diretor e dramaturgo paulista. Seus textos foram apresentados em diversas cidades em todas as regiões do país e também em países como Alemanha, Portugal e França. Entre os textos de destaque, estão “Mateus, 10” (2012), vencedor prêmio Shell; “Trilogia Abnegação” (2014 – 2016) e “Branco: o cheiro do lírio e do formol” (estreado na MITsp 2017).

SOBRE O COLETIVO SOUL

           O Coletivo Soul foi fundado em 2009, em Fortaleza, tendo como atual diretor o cearense e também fundador do grupo, Thiago Arrais. Em 2016 o grupo foi contemplado pelo prêmio Rumos Itaú Cultural, com o Projeto UnDead: Desmortais do Inominável, que consiste na encenação a partir de material dramatúrgico deixado por Abraham Stoker, designado como “Drácula, or The Un-Dead: a Play in a Prologue and Five Acts”. Em 2017, o grupo passou por uma vivência em alguns países da Europa, finalizando os últimos dois meses de ocupação em Coimbra, Portugal. Lá, o Coletivo desenvolveu uma série de atividades formativas ligadas diretamente ao contexto da pesquisa e da criação da peça, e pré-estreou em novembro de 2017 o espetáculo Drácula ou o Desmortal, no Teatro Acadêmico de Gil Vicente, seu co produtor europeu.

O Projeto Undead começou no Porto Iracema a partir da participação do Coletivo Soul na primeira turma do projeto Criadores em Cena, em 2015, com colaboração do diretor de teatro e também integrante do Coletivo, Thiago Arrais. Em novembro de 2017, o Projeto estreou o espetáculo “Drácula ou o Desmortal” (Dracula or the Undead), resultado da pesquisa, no Teatro Académico Gil Vicente, em co-produção com a Universidade de Coimbra, de Portugal. A estreia brasileira acontecerá em Fortaleza, no dia 24 de janeiro, no Theatro José de Alencar.

thiago arrais

Thiago Arrais é fundador e diretor do Coletivo Soul. Arrais é graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Teatro pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é doutorando em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra.

SERVIÇO

O que: II Encontro Transatlântico de Dramaturgia, com Alexandre Dal Farra e Patrícia Portela, e mediação de Thiago Arrais
Quando: Terça-feira, 16 de janeiro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

O que: Lançamento do livro “A Coleção Privada de Acácio Nobre”, de Patrícia Portela
Quando: Quarta-feira, 17 de janeiro, às 19h
Onde: Pátio do Porto Iracema
GRATUITO

O que: Oficina “Dramaturgia Aformativa/Teatro Aformativo: O teatro como espaço de radicalidade negativa”, com Alexandre Dal Farra
Quando: Segunda-feira, 22 de janeiro, das 18h às 22h
Onde: Sala de Teatro Sidney Souto (Porto Iracema)
Inscrições: 15 a 18 de janeiro AQUI
Resultado: 19 de janeiro
16 vagas

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 12/01/2018