O Programa de Fotopoéticas consiste numa plataforma de criação, formação e exibição, tendo como base a fotografia e sua interseção com as demais áreas de conhecimento
Tendo como eixo conceitual a Fotografia e seus cruzamentos com as demais linguagens artísticas, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o Instituto Dragão do Mar (IDM), através da escola Porto Iracema das Artes, lançam o “Fotopoéticas”, um programa de experimentações e invenções fotográficas. Na próxima terça-feira (12), às 19h, o programa será apresentado ao público pela equipe idealizadora constituída por Ângela Ferreira e Iana Soares. O evento é aberto ao público e será uma oportunidade de conhecer a abrangência de formações e criações que o programa pretender realizar. A entrada é totalmente gratuita.
Configurando-se como um espaço aberto às mais diversificadas experiências artísticas, o “Fotopoéticas” vai contemplar cursos, residências, workshops e seminários que compreendam a ligação da fotografia com outras áreas de conhecimento, como a Pintura, a Literatura, o Cinema, a Música e o Teatro. O objetivo é promover, assim, ações pedagogicamente orientadas, fomentando o conhecimento dos participantes para novos conceitos artísticos.
O programa distingue-se por um formato inovador de formação experimental e destina-se a preparar produtos visuais que serão integrados no Festival Internacional de Fotografia, previsto para dezembro de 2018. Este programa integra uma política cultural para a Fotografia no Ceará e representa um impulso de estimulo à criação fotográfica no Estado, visando torná-lo um pólo cultural ainda mais efervescente.
Uma das primeiras ações do programa “Fotopoéticas” é o percurso de Fotopintura Digital, que será ministrado no Porto Iracema, pelo Mestre Júlio dos Santos, um dos maiores profissionais da fotopintura brasileira. A formação permeará o conceito da fotopintura, atualizando-o para a cultura digital, e também trabalhará a prática desse fazer artístico, trazendo referências e elementos para compor uma imagem que dialogue com a cena contemporânea.
O Programa de Fotopoéticas surge como uma plataforma de descoberta, que pretende transformar a região num pólo inovador e criativo, de relevância internacional.
SOBRE A EQUIPE DO FOTOPOÉTICAS
ÂNGELA FERREIRA (aka, Berlinde) artista, curadora e investigadora portuguesa. É doutorada em comunicação visual e expressão plástica e mestre em fotografia e novas tecnologias. É professora adjunta no Instituto Politécnico do Porto/Portugal e atua no domínio de investigação sobre as formas híbridas da fotografia. É curadora e diretora artística de Festivais de Fotografia na Europa e integra o Conselho de Curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza.
IANA SOARES é jornalista e fotógrafa. Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. foi editora do Núcleo de Imagem do O POVO, em Fortaleza. É professora na Travessa da Imagem.
SERVIÇO
O quê: Secult e Porto lançam “Fotopoéticas: Programa de experimentações fotográficas”
Quando: Próxima terça-feira, dia 12, às 19h
Onde: Sala A5 do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO
Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Eduardo Sousa
Publicado em: 07/06/18