Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Fotos-Micaela_Menezes-105 (1)

Em parceria com o Centro Cultural b_arco, Porto Iracema das Artes contempla projeto premiado no 11º Pitching do Lab Cena 15 com o curso “Roteiro: do começo ao fim, passando pelo meio”

Fotos Micaela Menezes 105 1

Foto: Micaela Menezes

Projeto “RADAR DO TEMPO” foi o ganhador da categoria “Prêmio do Público” e integrantes selecionaram curso ministrado por Jorge Furtado ofertado pelo Centro Cultural b_arco

Após conquistar a maioria dos votos durante o 11º Pitching do Laboratório Cena 15 da Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, o projeto vencedor da categoria “Prêmio do Público”, “RADAR DO TEMPO”, foi contemplado com o curso “Roteiro: do começo ao fim, passando pelo meio – módulo séries de TV” . A premiação é fruto da parceria entre Porto Iracema das Artes e o Centro Cultural b_arco, que oferta o processo formativo, iniciada em 2021.

Os integrantes do projeto vencedor, Oziel Herbert, Larissa Estevam e Litelton Firmiano, integraram a 2ª edição do Lab Cena 15 – Série de Ficção e, ao longo de 7 meses, puderam desenvolver um projeto de série com orientação da roteirista e consultora Camila Agustini.  No B_arco, escolheram o curso online ministrado pelo premiado cineasta Jorge Furtado. Parte do Módulo Séries de TV, o curso é dedicado a desenvolver estruturas narrativas em diferentes gêneros e conta com a expertise do diretor e roteirista de grandes filmes do cinema nacional como “Ilha das Flores”, “O Homem Que Copiava”, “Lisbela e o Prisioneiro” e “Meu Tio Matou um Cara”. Furtado também escreveu roteiros e dirigiu muitas séries, minisséries e especiais para a televisão, entre elas “Agosto”, “Memorial de Maria Moura”, “Comédias da Vida Privada” e “A Invenção do Brasil”. 

Realizado com a conquista, Litelton Firmiano, membro do projeto “RADAR DO TEMPO”, destaca a influência do prêmio na formação profissional dos integrantes da produção: “Falando como equipe, ficamos bem felizes e animados quando conquistamos a categoria prêmio do público. Com a premiação do b_arco, nossa equipe terá a oportunidade de estudar e se aprofundar no mundo das séries de TV, aproveitando para pensar e repensar o “Radar do Tempo”. Só temos a agradecer ao Porto Iracema das Artes pela oportunidade de participar do Cena 15 esse ano e pelas portas que nos foram abertas pelo laboratório”, celebra.

A colaboração entre os equipamentos se iniciou a partir da 9ª edição do Pitching do Laboratório, na qual a animação “Dentro do Rio”, de Bárbara Matias, foi a premiada. Na ocasião, o processo formativo dentro do b_arco escolhido como prêmio pela vencedora da edição foi o mesmo dos atuais ganhadores da categoria, porém focado em longas-metragens. Na 10ª edição da iniciativa, os integrantes do projeto “Barbarize-se, Wylliana Nascimento e Tiago Manguebixa, foram os contemplados com a premiação.

Retomando sua trajetória no Laboratório Cena 15 da Porto Iracema das Artes, Bárbara comenta: “Eu entrei no Laboratório de Cinema muito tímida e acho que foi um lugar em que fui muito acolhida. Eu via o cinema como um mundo distante e foi no laboratório que consegui me fazer pertencente a esse mundo de alguma maneira. Lá eu pude desenvolver o ‘Dentro do Rio’, que é um longa-metragem, uma ficção, uma animação vinculada e interligada à memória indígina. Eu sou uma mulher indígena do povo Cariri, e é uma proposta que começou a ganhar corpo no Laboratório”.

Ganhadora da categoria “Prêmio do Público” do 9ª Pitching do Laboratório, ela relembra a oportunidade de fazer o curso ofertado pelo centro cultural b_arco, o qual foi ministrado pelo cineasta, Jorge Furtado, “Eu fiquei muito feliz, pude fazer o curso do b_arco, que foi muito interessante. O Jorge Furtado traz as referências dele, são referências tanto do cinema mundial como do cinema nacional, e aquilo ia deixando tudo mais refrescado. Acho que é um curso muito interessante para quem já tem uma bagagem para ir reavivando, para quem recentemente começou também vai dando ferramentas, vai lembrando de coisas que você vê no Laboratório de Roteiro”, destaca.

A coordenadora do Laboratório Cena 15, Manoela Ziggiatti, ressalta a importância da colaboração com o Centro Cultural b_arco: “Quando analisamos o leque de prêmios oferecidos no Pitching do Lab Cena 15, identificamos a necessidade de incluir uma premiação voltada para a formação. O B_arco, em São Paulo, é uma referência importante como espaço de reflexão e criação nas artes em geral, oferecendo cursos excelentes no campo do audiovisual”, explica.

“Uma das intenções do Pitching é impulsionar os projetos para que saiam do Lab e continuem se aprimorando, inseridos em diferentes instâncias do mercado, com o objetivo final de levar essas histórias às telas. Isso pode ocorrer de várias formas, sendo uma delas o aprofundamento dos conhecimentos em cursos ou oficinas, as trocas com outros profissionais da área e a circulação por ambientes inspiradores, que mantenham vivos tanto a história quanto o desejo de contá-la”, conclui Manoella.

O Centro Cultural b_arco é um espaço que une educação e arte criado para transmitir e aprofundar conhecimento, desenvolvendo pesquisas e produzindo conteúdo nas mais diversas formas de expressão cultural. Um lugar de debate, reflexão e criação que há mais de 17 anos fomenta o intercâmbio permanente entre público, artistas e agentes culturais.

Visando o desenvolvimento de artistas no âmbito cultural, um dos fundadores e diretor de programação do b_arco, Jiddu Pinheiro, celebra a parceria com o Laboratório Cena 15, “A parceria nos enche de entusiasmo e orgulho, pois é uma oportunidade de somar forças em prol de um objetivo que acreditamos profundamente: fortalecer o cinema brasileiro por meio de histórias que refletem a diversidade e a riqueza cultural do nosso país”, pontua. 

“Essa colaboração não é apenas um trabalho conjunto, mas sim uma celebração de valores comuns, como a democratização do acesso à cultura e a promoção de narrativas que merecem ser contadas. Juntos, temos a chance de criar espaços de formação inclusivos e transformadores, onde novos talentos podem surgir e suas histórias ganham vida. Essa parceria é a prova de que, quando unimos nossas energias e propósitos, podemos realmente fazer a diferença no cenário audiovisual, especialmente no Nordeste, e continuar a construir pontes entre artistas, novos criadores e o público”, explica o profissional.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 02 de setembro de 2024