Atividade é gratuita e aberta ao público e ocorre na sexta-feira, 1º de dezembro, às 18h, na Porto
Explorando fases da infância por meio da arte visual, o projeto “Fazendo arte como não podia fazer quando criança, em desenvolvimento no Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – se apresenta na terça-feira, 12 de dezembro, nas Rotas de Criação. O encontro ocorre na Escola e é gratuito e aberto ao público, tendo início às 18h.
Desenvolvido pela artista Aléxia Ferreira, o projeto busca um resgate criativo a partir de fases da infância, utilizando colagem e fotografia para a criação de poéticas racializadas. Trata do eu individual junto a uma alteridade, sendo definido por: “NADA DISSO AQUI É SOBRE O OUTRO”, tendo a ideia de que não é possível criar ou recuperar um espaço seguro de forma individual.
As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc). O projeto “Fazendo arte como não podia fazer quando criança”, convida pessoas interessadas a participar de um momento reflexivo, com criação de poéticas racializadas.
Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.
Sobre o projeto “Fazendo Arte Como Não Podia Fazer Quando Criança”
É um projeto que busca um resgate criativo a partir de fases da infância, utilizando colagem e fotografia para a criação de poéticas racializadas. Tal projeto é sobre o eu individual junto a uma alteridade, sendo definido por: “NADA DISSO AQUI É SOBRE O OUTRO”, tendo a ideia de que não é possível criar ou recuperar um espaço seguro de forma individual.
Sobre os Laboratórios de Criação
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: Em desenvolvimento no Laboratório de Artes Visuais, projeto “Fazendo arte como não podia fazer quando criança”, se apresenta nas Rotas de Criação
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Quando: terça-feira, 12 de dezembro
Horário: 18h
Gratuito e aberto ao público