Escola de Formação e Criação do Ceará

IMG-20151113-WA0010 (1)

Márcio Marciano ministra master class no Dia Mundial do Teatro

portoiracemadasartes cbartescenicas marcio marciano masterclass 2 1

Dramaturgo e diretor teatral, Márcio Marciano, ministra master class no Dia Mundial do Teatro (27/03)

Iniciando o Navegações Estéticas do Curso Básico de Artes Cênicas, a escola Porto Iracema das Artes recebe o dramaturgo e diretor teatral, Márcio Marciano, para a master class “O fazer teatral como exercício diário da construção de uma utopia”. O evento acontecerá no Dia Mundial do Teatro, 27 de março, às 19h, no auditório do Porto, aberto ao público e com entrada gratuita.

Márcio Marciano conversará sobre os procedimentos desenvolvidos em sala de ensaio para a escrita de uma dramaturgia dialética que parte do trabalho do ator enquanto compositor da própria cena. Numa perspectiva de formação do sujeito histórico e político, o dramaturgo vai expor os fundamentos de um trabalho que assume o compromisso coletivo de realizar o exercício diário da construção de uma utopia.

Através de exemplos retirados da dramaturgia do repertório de montagens do Coletivo Alfenim, o dramaturgo vai discutir acerca dos princípios para a prática de uma narrativa que se propõe a revelar as contradições dos temas abordados, de forma a potencializar seu recorte crítico. A ênfase da conversa recai sobre a necessidade de pensar o Teatro como instrumento de construção de um pensamento crítico, voltado para o acirramento das contradições da realidade social brasileira. Nesse sentido, convida o público a inventar, através do fazer teatral, estratégias de transformação do sujeito e da sociedade.

Marcio Marciano
Márcio Marciano é dramaturgo e diretor teatral. Fundador da Companhia do Latão, de São Paulo e do Coletivo de Teatro Alfenim, de João Pessoa. Em agosto de 2008, lançou pela Editora Cosac Naify ‘Companhia do Latão 7 peças’, com textos escritos ao longo dos últimos dez anos na Companhia do Latão. Foi editor e hoje é colaborador da Revista Vintém, publicação da Companhia do Latão. É editor do Volante Lapada, publicação do Movimento LAPADA, de Grupos do Nordeste. Com o Coletivo de Teatro Alfenim escreveu e encenou Quebra-Quilos (Fundo de Incentivo à Cultura FIC/ 2006), Milagre Brasileiro (Prêmio Myriam Muniz de Teatro FUNARTE/2008), Histórias de Sem Réis (Fundo Municipal de Cultura FMC /2009), O Deus da Fortuna (Prêmio Myriam Muniz de Teatro FUNARTE/2010) e Brevidades (BNB/2013). Realizou a direção e dramaturgia do espetáculo Memórias de um Cão, a partir da obra de Machado de Assis, através do projeto Figurações Brasileiras, com patrocínio da Petrobras.

SERVIÇO:
Master Class “O fazer teatral como exercício diário da construção de uma utopia”, com Márcio Marciano
Quando: 27/03 às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160)
Entrada gratuita