
As produções selecionadas para a etapa estadual concorreram via edital e ganharam um contrato de licenciamento para exibição pública
A Mostra Sesc de Cinema 2017 selecionou duas produções desenvolvidas na escola Porto Iracema das Artes. Os documentários “Rastros” e “Matraca” surgiram na primeira edição do Curso Básico de Audiovisual, no projeto de realização “Preamar Porto Doc”, ocorrido em 2015. A mostra, que tem como objetivo fomentar a produção cinematográfica nacional e começou no último dia 26, encerra nesta quarta-feira, 28, no Teatro Sesc Iracema. Durante três dias dias, o evento exibe 11 produções cearenses.

Os trabalhos nascidos no Porto Iracema tiveram a tutoria de David Aguiar, Sabina Colares e Paulo Ribeiro. Ted Rafael, David Aguiar, George Frota e Sabina Colares assinam a direção do doc “Matraca”, exibido na Mostra no dia 27 de junho. Samarkandra Pimentel e Sabina Colares são as diretoras de “Rastros”, apresentado ao público no dia 28. Ambos os curtas-metragens dialogam a narrativa audiovisual com a literatura cearense.
Em “Rastros” (19 min), os artistas Fernanda Meireles, Narcélio Grud e Andrea Salles fazem por Fortaleza o mesmo percurso que três personagens fizeram no romance A Afilhada, de Manuel de Oliveira Paiva. Munidos de pistas que relacionavam os pontos visitados no percurso com sua representação no romance, os artistas foram desafiados a realizar um experimento artístico com base no que viram.

Com classificação livre, o “Matraca” (17 min) tem como pano de fundo a cidade de Fortaleza e sua fruição no espaço-tempo. O doc traz registros do passeio de um flanêur, o artista Vitor Colares, que no itinerário da Praça do Ferreira ao Passeio Público interage com as transformações e permanências da cidade, buscando o eco do passado imerso na obra A Normalista, de Adolfo Caminha.
Experiência no Porto
Formada em Letras, Mestre e Doutora em Literatura, Samarkandra Pimental tem forte relação com a escola Porto Iracema das Artes. Além de ter participado do “Preamar Porto Doc.” e ter feito diversos cursos, ela foi selecionada para o Laboratório de Audiovisual em 2016, com o projeto “Madrinhas de Guerra”. Ela assina o argumento de “Rastros” e divide a criação do roteiro e direção com Sabina Colares.
Para Samarkandra, o Porto foi um espaço fundamental para a construção de suas narrativas. “Tenho muito orgulho de ter participado do Preamar. O Porto Iracema das Artes se tornou muito importante na minha vida, principalmente, porque foi nesta casa que aprendi que cinema não é como um artigo científico que escrevemos sozinho. Cinema é um trabalho de grupo”, enfatiza.
George Frota chegou ao Porto Iracema logo no ano de inauguração, em 2013, e participou do “Projeto Irradiar”, em que desenvolveu o roteiro do filme “Paranjana para Mulheres”, contemplado pelo PRODAV-5, fundo setorial da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Segundo ele, os percursos e módulos formativos de Audiovisual da escola lhe permitiram seguir em seu intento de contar histórias. O roteirista também cursou História da Arte, Sonoplastia para Trilha Sonora, Narrativas Cinematográficas, além de ter integrado o Laboratório de Audiovisual em 2014, com o projeto “ENIAC’, em que pode desenvolver o roteiro sob a tutoria de Karim Ainouz, Sérgio Machado e Marcelo Gomes.
Assinando a direção do doc “Matraca” junto com Ted Rafael, David Aguiar e Sabina Colares, George afirma que o Porto teve papel vital no processo criativo desse produto. “O Porto foi na verdade um emulador, pois através dos tutores desenvolvemos uma abordagem para criar o documentário e todos os envolvidos tinham grandes experiências e desejo pelo audiovisual”, diz.
Em relação à Mostra Sesc, ele enfatiza que é uma grande experiência e oportunidade para fomentar o audiovisual cearense. “A Mostra Sesc é uma janela muito importante, ela tem uma visibilidade enorme e trata com seriedade o audiovisual brasileiro. As nossas produções são resultados de um trabalho coletivo, a estrutura da abordagem foi organizada por mim e pela Samarkandra, mas a construção foi coletiva”, afirma.
FICHAS TÉCNICAS
MATRACA