Escola de Formação e Criação do Ceará

Frame do doc. "Matraca"

Documentários desenvolvidos no Porto Iracema são selecionados para Mostra Sesc de Cinema 2017

 

IMG 0482
Frame do doc “Rastros”, desenvolvido no programa Preamar Porto Doc 2015

As produções selecionadas para a etapa estadual concorreram via edital e ganharam um contrato de licenciamento para exibição pública

A Mostra Sesc de Cinema 2017 selecionou duas produções desenvolvidas na escola Porto Iracema das Artes. Os documentários “Rastros” e “Matraca” surgiram na primeira edição do Curso Básico de Audiovisual, no projeto de realização “Preamar Porto Doc”, ocorrido em 2015. A mostra, que tem como objetivo fomentar a produção cinematográfica nacional e começou no último dia 26, encerra nesta quarta-feira, 28, no Teatro Sesc Iracema. Durante três dias dias, o evento exibe 11 produções cearenses.

IMG 0690 1
Cena do doc. “Rastros”

Os trabalhos nascidos no Porto Iracema tiveram a tutoria de David Aguiar, Sabina Colares e Paulo Ribeiro. Ted Rafael, David Aguiar, George Frota e Sabina Colares assinam a direção do doc “Matraca”, exibido na Mostra no dia 27 de junho. Samarkandra Pimentel e Sabina Colares são as diretoras de “Rastros”, apresentado ao público no dia 28. Ambos os curtas-metragens dialogam a narrativa audiovisual com a literatura cearense.

MATRACA.mov.Still004

Em “Rastros” (19 min), os artistas Fernanda Meireles, Narcélio Grud e Andrea Salles fazem por Fortaleza o mesmo percurso que três personagens fizeram no romance A Afilhada, de Manuel de Oliveira Paiva. Munidos de pistas que relacionavam os pontos visitados no percurso com sua representação no romance, os artistas foram desafiados a realizar um experimento artístico com base no que viram.

MATRACA.mov.Still005 1
Frame do doc. “Matraca”,  desenvolvido no programa Preamar Porto Doc 2015

Com classificação livre, o “Matraca” (17 min) tem como pano de fundo a cidade de Fortaleza e sua fruição no espaço-tempo. O doc traz registros do passeio de um flanêur, o artista Vitor Colares, que no itinerário da Praça do Ferreira ao Passeio Público interage com as transformações e permanências da cidade, buscando o eco do passado imerso na obra A Normalista, de Adolfo Caminha.

Experiência no Porto

Formada em Letras, Mestre e Doutora em Literatura, Samarkandra Pimental tem forte relação com a escola Porto Iracema das Artes. Além de ter participado do “Preamar Porto Doc.” e ter feito diversos cursos, ela foi selecionada para o Laboratório de Audiovisual em 2016, com o projeto “Madrinhas de Guerra”. Ela assina o argumento de “Rastros” e divide a criação do roteiro e direção com Sabina Colares.

Para Samarkandra, o Porto foi um espaço fundamental para a construção de suas narrativas. “Tenho muito orgulho de ter participado do Preamar. O Porto Iracema das Artes se tornou muito importante na minha vida, principalmente, porque foi nesta casa que aprendi que cinema não é como um artigo científico que escrevemos sozinho. Cinema é um trabalho de grupo”, enfatiza.

George Frota chegou ao Porto Iracema logo no ano de inauguração, em 2013, e participou do “Projeto Irradiar”, em que desenvolveu o roteiro do filme “Paranjana para Mulheres”, contemplado pelo PRODAV-5, fundo setorial da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Segundo ele, os percursos e módulos formativos de Audiovisual da escola lhe permitiram seguir em seu intento de contar histórias. O roteirista também cursou História da Arte, Sonoplastia para Trilha Sonora, Narrativas Cinematográficas, além de ter integrado o Laboratório de Audiovisual em 2014, com o projeto “ENIAC’, em que pode desenvolver o roteiro sob a tutoria de Karim Ainouz, Sérgio Machado e Marcelo Gomes.

Assinando a direção do doc “Matraca” junto com Ted Rafael, David Aguiar e Sabina Colares, George afirma que o Porto teve papel vital no processo criativo desse produto. “O Porto foi na verdade um emulador, pois através dos tutores desenvolvemos uma abordagem para criar o documentário e todos os envolvidos tinham grandes experiências e desejo pelo audiovisual”, diz.

Em relação à Mostra Sesc, ele enfatiza que é uma grande experiência e oportunidade para fomentar o audiovisual cearense. “A Mostra Sesc é uma janela muito importante, ela tem uma visibilidade enorme e trata com seriedade o audiovisual brasileiro. As nossas produções são resultados de um trabalho coletivo, a estrutura da abordagem foi organizada por mim e pela Samarkandra, mas a construção foi coletiva”, afirma.

FICHAS TÉCNICAS

MATRACA

Direção: Ted Rafael, David Aguiar, George Frota e Sabina Colares 
Direção de Produção: Yago Dantas
Assistente de produção: Célia Gurgel
Personagens: Vitor Colares
Dir. fotografia e câmera: David Aguiar, Ted Rafael e Caio Ramos
Assist. de fotografia e câmera: Joyce Vidal
Direção de Som: Paulo Ribeiro
Som direto: Gustavo Pedrosa
Montagem: Ted Rafael, David Aguiar e Sabina Colares
RASTROS
Direção e roteiro: Sabina Colares e Samarkandra Pimentel
Produção: Célia Gurgel, Emanuel Silva e Yago Dantas
Personagens: Andréa Sales, Narcélio Grud, Fernanda Meireles
Dir Fotografia: Caio Ramos, David Aguiar
Câmera: Joyce Vidal Ted Rafael
Direção de Som: Paulo Ribeiro
Som direto: Gustavo Pedrosa
Montagem: Célia Gurgel,Sabina Colares, Samarkandra Pimentel, David Aguiar e Tiago Therrien