(Foto: Divulgação)
Além do diretor Esaú Pereira, outros cinco ex-alunos da Porto Iracema das Artes também estão fazem parte do projeto
Selecionada para a Mostra Competitiva de Curtas da 13ª Mostra Wallace, a animação “O Medo Tá Foda” é a única produção cearense no festival, que ocorre em Araraquara, no interior de São Paulo. O filme tem direção de Esaú Pereira, ex-aluno da Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Responsável pela direção e roteiro do curta, Esaú participou, durante sua passagem pela Escola, do programa PREAMAR, onde frequentou as aulas de audiovisual do programa de Formação Básica. A iniciativa consiste no desenvolvimento de projetos de criação de curtas-metragens de Ficção e/ou documentários, montagens cênicas e exposições de artes visuais, com tutoria especializada.
Além de Esaú, outros ex-alunos da Escola também fazem parte do projeto, como Gabriel Goersch, um dos animadores da produção. O artista participou dos cursos de Formação Básica da Porto Iracema das Artes.
Outro membro da equipe que também passou pelo equipamento é Bruno Paes, responsável pela voz do personagem Daisy. Na Escola, ele foi um dos selecionados para a 1ª edição do Lab Cena 15.
Completando o time de ex-estudantes envolvidos no curta, estão Lucas Esmeraldo, Diógenes Werne e Lays Antunes. Ex-participante do percurso formativo em Artes Visuais, Esmeraldo faz parte da equipe de Mídias Sociais e Design Gráfico da produção, enquanto Werne, ex-participante de minicursos ministrados no equipamento, cuida da Produção Geral e Antunes, ex-integrante do Laboratório de Cinema, é responsável pela Produção Executiva e proprietária da Memorabilia, empresa produtora que auxiliou no desenvolvimento do filme.
Ex-professor de Edição na Escola, Roger Capone também colaborou com o projeto por meio da Plataforma Zero. A empresa, que pertence à Capone, foi outra produtora a ajudar a produção a sair do papel.
Com estreia marcada para esta sexta-feira (18), “O Medo Tá Foda” é ambientado em um deserto apocalíptico e acompanha a fuga do protagonista Revo após o furto de um “dindin”. Conforme a história se desenrola, o espectador pode notar diferentes referências a elementos cotidianos das periferias brasileiras.
Sinopse de “O Medo Tá Foda”
Em um deserto ensolarado, Revo faz uma ação que pode lhe trazer problemas que vão além de suas incertezas. Entre pedaladas e uma névoa misteriosa, em uma jornada de fuga, ele conhece pessoas com conselhos essenciais para superar seu medo.
Sobre Esaú Pereira
Esaú Pereira cresceu no Jardim Iracema, bairro da periferia de Fortaleza, capital do Ceará. Dirigiu os curtas “AoMar” (2016) e “Então Eu Danço” (2021), além da série documental “Mestres do Mundo” (2022, com Lourdes Macena). Fundou a Studio Zonzo, produtora especializada em animação 2D e 3D, e atualmente trabalha na direção de animação do longa-metragem “Glória e Liberdade” e da série infantil “O Faz de Conta do Sítio” (Moçambique Audiovisual). “O Medo Tá Foda” é o primeiro curta de animação em que assina, além da direção, o roteiro
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 17 de outubro de 2024