Foto: Divulgação
A profissional integra a equipe de consultores do Laboratório Cena 15 ao lado de Pablo Arellano, consultor do programa desde 2018
A diretora e roteirista, Natália Maia, agora integra o Laboratório Cena 15 da Escola Porto Iracema das Artes -– Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Com uma bagagem cheia de experiências no audiovisual, a profissional é a nova consultora do Laboratório, ocupando a função ao lado de Pablo Arellano – também consultor do Lab. Natália fica no lugar da roteirista Luciana Vieira, que colaborou com o programa desde 2018, e auxiliou diversos projetos a alçarem voos em seus desenvolvimentos.
A coordenadora do Laboratório Cena 15, Manoela Ziggiatti, explica no livro “Pedagogias da Porto Iracema” que “entre uma tutoria e outra, o grupo de roteiristas conta com o suporte de dois consultores, que estão presentes em todas as tutorias e assessoram os projetos em encontros individuais, dando um feedback mais rápido e auxiliando no cumprimento das tarefas”.
Também roteirista e professora de Cinema e Audiovisual na Universidade de Fortaleza (Unifor), Natália faz parte da produtora Bordo Filmes. É uma das roteiristas do longa-metragem “Pacarrete” (2019), ganhador de mais de 40 prêmios, incluindo o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria de Melhor Roteiro Original (2021). É roteirista e diretora da série “Lana & Carol” (2019) e dos curtas “Muxarabi” (2021) e “Rua Dinorá” (2022). Participou do Laboratório Porto Iracema das Artes em 2013 e 2018. Foi indicada ao prêmio Abraço da ABRA. Em 2024, foi contemplada no edital Ruth de Souza com seu longa-metragem “A Estranha Familiar”. Colabora em projetos de ficção para produtoras de São Paulo e do Ceará.
Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com Patrocínio Master da Nubank e Patrocínio da Cagece.
SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
Os Laboratórios de Criação são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que orientam os processos de qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses.
Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, mais de 500 artistas passaram pelos laboratórios. Na 12ª edição, a iniciativa contempla 33 projetos, envolvendo 87 artistas da capital e interior do Ceará. Atualmente, além de Fortaleza, dez municípios integram o Programa de Laboratórios de Criação: Brejo Santo, Itarema, Tabuleiro do Norte, Sobral, Itapipoca, Barbalha, Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Cascavel e Varjota.
SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
Diretora e roteirista, Natália Maia, é a nova consultora do Lab Cena 15 da Porto Iracema das Artes
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 29 de novembro de 2024