Escola de Formação e Criação do Ceará

diego santos

Diego de Santos: no caminho da arte

dragão.02.dng-68 Diego de Santos é artista plástico e foi aluno da primeira turma do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes, desenvolvendo o projeto “Lar É Onde Ele Está”. Após a participação no Laboratório, Diego conta um pouco como foi essa experiência. “Foi um divisor de águas na minha carreira. Antes o meu trabalho acontecia em condições mais solitárias e com estrutura mínima, mas depois do Laboratório, com orientação profissional, equipe de auxiliares e infraestrutura, a produção ganhou outra dinâmica e planeja seguir caminhos mais ousados”, diz o artista.

Entretanto, antes de entrar no Laboratório de Criação, Diego já possuía trabalhos expostos em Fortaleza e no interior, participação em feiras e exposições e acumula prêmios ao longo de sua carreira. Nascido e criado em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, Diego começou a galgar seu caminho no mundo das artes ainda cedo, quando ingressou no curso de Artes Plásticas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O interesse pelas artes plásticas vem desde a infância. “Acho que acontece com quase todo artista, quando as habilidades manuais, como o desenho e a modelagem, se manifestam. Ao longo da vida fui pensando em me profissionalizar em outras áreas, mas tudo se encaminhou pra que eu começasse a estudar arte em uma faculdade e a partir daí me profissionalizar como artista”, conta.

Além de ser selecionado, em 2011, para a exposição no Salão Abril, Diego também ganhou o Prêmio de Incetivo no 8° Salão de Arte SESC, no Amapá e Menção Especial do Juri no 9° Salão Nacional de Jataí. Entre as suas exposições, individuais e coletivas, as mais recentes são: “Em Obras” – Dança no Andar de Cima, Fortaleza (2013); “Graças ao Perigo” – CUCA Che Guevara, em Fortaleza (2012), e “Mostra Panorama” – Galeria SESC Juazeiro, Juazeiro do Norte (2012).

Agora, Diego está sonhando mais alto, sendo o único ceareanse a ser indicado para o Prêmio PIPA Online 2014, com votação aberta ao público até dia 27 de julho. O PIPA – Prêmio IP Capital Partners de Artes, está em sua quinta edição e é considerado o mais importante prêmio de arte contemporânea brasileira. Para ir ao segundo turno de votação, que acontece de 3 a 10 de agosto, Diego precisa de no mínimo 500 votos até domingo (27).

Sobre a primeira indicação ao Prêmio, Diego diz estar muito satisfeito, pois é mais uma ferramenta de circulação de seu trabalho. “Estar ali entre tantos nomes é sentir mais próxima a possibilidade de inserção no circuito de arte contemporânea nacional, que é difícil e se concentra muito no Sudeste. Então, para um artista cearense e de trajetória recente a indicação instiga bastante”.