Escola de Formação e Criação do Ceará

Diego Hoefel

Diego Hoefel

Diego HoefelDiego Hoefel nasceu em Porto Alegre, mas vive e trabalha em Fortaleza desde o início de 2010. Além de professor do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), atua também como roteirista, realizador, pesquisador, crítico e curador de mostras de cinema e audiovisual.

Tremor, seu último roteiro, foi realizado pelo amigo e parceiro de trabalho Ricardo Alves Jr. O curta-metragem teve sua estreia internacional no festival de Locarno, em 2013. Permanências, seu roteiro anterior, teve sua estréia na Semana da Crítica do Festival de Cannes, em 2011. Atualmente, desenvolve em parceria com João Salaviza e Ricardo Alves Jr. o roteiro do longa-metragem Elon Rabin não Acredita na Morte, ganhador do prêmio Hubert Balls do Festival de Rotterdam, em 2012.

Paralelo ao trabalho como roteirista, investiga o rosto e o primeiro plano no cinema contemporâneo. Essa pesquisa foi consolidada em sua dissertação de mestrado e vem repercutindo não somente em apresentações em encontros e congressos de cinema, mas também em uma série de artigos publicados na revista online Filmologia, em que atua como redator, crítico e colaborador.