Escrito por Clarice Siqueira e Vinícius Cabral, projeto desenvolvido na 8ª edição do Lab Cena 15 participa do primeiro laboratório de revisão de roteiro em língua portuguesa
O roteiro de “O Homem no Teto”, escrito por Clarice Siqueira e Vinícius Cabral, foi selecionado para participar do programa de Revisão de Roteiro Brasil-Portugal, promovido pela Sol Film Lab. Desenvolvido no Laboratório Cena 15 Cinema da Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar – o projeto conta a história de Fernando, um jovem designer gráfico que luta para equilibrar os cuidados com sua avó doente, seu noivado em crise e a presença misteriosa do “Homem no Teto” que ameaça sua sanidade.
A Sol Film Lab se destaca por ser o primeiro Laboratório de Revisão de Roteiros em língua portuguesa, projetado para roteiristas que já escreveram a primeira versão de um roteiro de ficção e que procuram orientação especializada para analisar e reescrever a versão inicial do projeto em busca de seu potencial máximo. A iniciativa foi fundada pelos consultores e roteiristas Aleksei Abib e George Walker Torres. Nesta edição, além deles, se integra à equipe de consultores a roteirista Iana Cossoy.
Desenvolvido em 2021 na 8ª edição do Laboratório Cena 15, “O Homem no Teto” participou do Pitching de Roteiros conquistando o Prêmio Incubadora Paradiso, que concedeu ao projeto uma bolsa de R$ 30 mil, além de mentorias, doctoring, consultorias em desenho de audiência, incentivos para a inserção no circuito internacional e outros apoios adequados às necessidades do projeto.
Dessa relação, surgiu a indicação do projeto para participar do laboratório promovido pela Sol Film Lab, cuja primeira edição ocorreu este ano com a participação de “Bolada”, desenvolvido por Vinícius Augusto Bozzo e Déo Cardoso na 11ª edição do Lab Cena 15, e “Aonde Você Quer Chegar”, do tutor Armando Praça.
Com atividades previstas para iniciarem em janeiro de 2025, a atual edição do Sol Film Lab está com inscrições abertas durante todo o mês de dezembro com desconto de 30% válido até o dia 15. Para mais informações, acesse o site oficial do laboratório clicando AQUI.
SOBRE “O HOMEM NO TETO”
Fernando, um jovem adulto, cuida de Roseline, sua avó doente com o Mal de Alzheimer. Concilia seu tempo entre as necessidades da avó, seu trabalho de designer gráfico e tenta manter em pé seu noivado com Aline, com quem adia o casamento há um bom tempo. Em paralelo, Fernando evita sua irmã, que mora fora do país e deseja manter o contato virtual com a família. A medida que a doença da avó progride, surge uma figura nos delírios de Roseline, que ela chama de “Homem no Teto”. Aos poucos, essa presença misteriosa começa a tomar espaço na casa e na vida de Fernando, levando-o ao limite. Confrontado com seus próprios defeitos, ele tem que fazer uma escolha: deixar tudo de lado e recomeçar ao lado de sua família ou abraçar de uma vez por todas a sua solidão.
SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através depor meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.
Sobre a Escola Porto Iracema das Artes
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Arthur Albano (estagiário) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 12 de dezembro de 2024