Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.

Desenvolvido em parceria com o CTD da Porto Iracema, espetáculo “Pien” explora o universo da neurodivergência em peça para crianças atípicas na Bienal Internacional de Dança do Ceará

Fotos Micaela Menezes 24 7 e1730406946898

Foto: Micaela Menezes

Criado pelos artistas Alexandre Américo e Pedro Vitor, em união com o Curso Técnico em Dança (CTD) da Porto, a produção fez parte da Residência Artística da Bienal com quatro apresentações realizadas

O espetáculo “Pien”, desenvolvido pelos artistas Alexandre Américo e Pedro Vitor, em parceria com o Curso Técnico em Dança (CTD) da Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, integrou a Residência Artística da Bienal Internacional de Dança do Ceará com quatro apresentações. Abordando a acessibilidade ao universo da neurodivergência, inspirados por vivências pessoais, os artistas, membros da TORTA Plataforma de Arte Expandida (RN), realizaram uma montagem em dança voltada para crianças atípicas durante o evento, ocorrido de 11 a 26 de outubro em seis municípios cearenses.

As Residências Artísticas da Bienal Internacional de Dança do Ceará, promovem o nascimento de criações com projetos sociais ou escolas de dança, bem como o estímulo da criação artística. A iniciativa possibilita, ainda, o aprofundamento dos conhecimentos e práticas em dança a partir de encontros com profissionais reconhecidos no segmento.

Na capital cearense, as apresentações do espetáculo “Pien” aconteceram nos dias 18, 24 e 25 de outubro, no Cuca Pici, Cuca Mondubim e no Cuca José Walter, respectivamente. Já a quarta e última apresentação da peça durante a Residência Artística, ocorreu no dia 26 de outubro, na Praça Mais Infância, localizada no município de Pacatuba. 

WhatsApp Image 2024 10 30 at 13.54.30 1 e1730406879965

Foto: Bilica Léo

“No conjunto das línguas originárias às quais nomeamos Tupi, reencontramos o ‘PIEN’ como o coração simbólico para esta dança, que parece dar um nó e torcer, em espiral, o tempo desenfreado do mundo adulto. A partir do mergulho nas paisagens da neuro divergência, a peça, com pesquisa desenvolvida por Alexandre Américo (artista com TDAH) e Pedro Vitor (PCD – TEA), é a instauração processual e reencantada da relação desses artistas e suas jornadas pessoais de compreensão do que entendemos por neurodiversidade e seus modos de ser.

Com uma poética acessível e endereçada às crianças atípicas, a performance de PIEN pretende um compartilhamento visual-tátil-sonoro de natureza branda, sensível às questões neuroperceptivas de crianças dentro do espectro autista. Desse modo, o PIEN conflui o pulso das fabulações que se demoram para nos lembrar, em tempo dilatado, o que jamais deveríamos esquecer: que a diferença é o coração de todas as coisas.”

Sobre o CTD

O Curso Técnico em Dança (CTD), certificado com nota máxima pelo Conselho Estadual de Educação, é uma experiência que nasceu em 2005, no Instituto Dragão do Mar (IDM), e já se consolidou no Ceará, sendo referência para o resto do País. É Integrado à Porto Iracema das Artes desde a fundação da Escola, em 2013. Já saíram do CTD nomes como o da dramaturgista Andrea Pires, o corpo de baile da banda Mateus Fazeno Rock, Daniel Pisamiglio (dramaturgo/coreógrafo), Acauâ Shereya (dramaturgo/coreógrafo), Breno Caetano (dramaturgo/coreógrafo), Edmar Cândido (dramaturgo/coreógrafo), Silvana Marques (Coordenadora do Programa de Dança do Centro Cultural Bom Jardim), além de Katiana Pena (bailarina, coreógrafa e diretora geral do Instituto Katiana Pena).

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 30 de outubro de 2024