Escola de Formação e Criação do Ceará

crayon_still_1.1.5

Curta produzido no Percurso Básico em Audiovisual da Porto Iracema das Artes é exibido na 18ª edição do Festival For Rainbow

crayon still 1.1.5

Produção criada pela turma de 2022 do Percurso Básico em Audiovisual foi selecionada para exibição no festival, realizado domingo, dia 23, às 15h, no Cinema do Dragão; A atividade é gratuita e indicada para maiores de 18 anos

Integrando a programação da 18ª edição do Festival For Rainbow, o curta-metragem “Crayon”, desenvolvido pelas artistas Juno e Becca Lutz, na Escola Porto Iracema das Artes  – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) –, será exibido durante a Mostra de Filmes Cearenses, ação promovida pelo evento. A exibição dos curtas selecionados ocorre no domingo, dia 23, às 15h, no Cinema do Dragão. A atividade é gratuita e indicada para maiores de 18 anos.

No total, 11 curtas cearenses foram escolhidos para serem apresentados no festival, incluindo o de Juno e Becca Lutz. A dupla fez parte da turma de 2022 do Percurso Básico em Audiovisual da Escola, onde desenvolveram a obra selecionada. A produção “Crayon”, é um drama híbrido que conta com animação. A narrativa é sobre uma artista trans que usa seus desenhos como refúgio, mas acaba sendo perseguida por seu autorretrato, Crayon, após o mesmo ganhar vida.

Além de terem passagem pelo Percurso Básico em Audiovisual, as artistas também participaram do programa “PREAMAR”, iniciativa criada com o objetivo de aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Porto.

SOBRE OS CURSOS BÁSICOS

O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 16 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do edital. A segunda fase conta com uma entrevista.

SOBRE O PREAMAR

O Programa “PREAMAR” da Porto Iracema das Artes tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica. A proposta é compor equipes de egressos dos percursos de audiovisual, artes visuais e artes cênicas para se engajarem em projetos de criação de vídeos de curta-metragem, montagens de peças, ensaios e outras práticas, sob a tutoria de profissionais das respectivas áreas. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO 

O quê: Curta produzido no Percurso Básico em Audiovisual da Porto Iracema das Artes é exibido na 18ª edição do Festival For Rainbow

Onde: Cinema do Dragão

Quando: 23 de junho, domingo

Horário: 15h

Gratuito e indicado para maiores de 18 anos

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) e Carol Danziger (jornalista) | Publicado em 18 de junho de 2024