Programa de Formação Básica
Objetivo: Iniciar o aluno no mundo das artes e da produção cultural.
Coordenação: Edilberto Mendes
É dramaturgo, pesquisador e educador. Doutor em Artes Cênicas pela UFBA, tem desenvolvido um trajeto de pesquisa e criação com foco nas relações entre imaginário, ficcionalização e identidade cultural. Formado pelo Colégio de Dramaturgia do Instituto Dragão do Mar, participou da 15a. edição da Royal Court Residency for Playwrights, em Londres. Desenvolveu diversos trabalhos como artista-mediador na criação cênica em processos colaborativos com comunidades nos bairros de Vila Velha e Vicente Pinzon, em Fortaleza. Atuou também na crítica de Artes Cênicas com uma coluna no jornal O Povo (2004/2005). Tem experiências em educação básica e superior como professor, tutor EAD em arte-educação, coordenador de curso, e no desenvolvimento de livros didáticos. Desde 2014, coordena o Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes.
O Programa de Formação dos Cursos Básicos abrange três áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. Cada uma está estruturada por Percursos Formativos, em que a autonomia do estudante constitui-se como conceito orientador do processo de construção do conhecimento.
Áreas do programa de formação dos cursos básicos
Percursos formativos
1. Percurso Formativo Sequencial – São formados de 4 a 6 módulos, de três naturezas: Fundamentais, Integradores e Complementares.
Carga horária: 225 horas/aula em média, cada módulo com duração de 45h/a.
2. Percurso Formativo Híbrido – aquele construído pelo próprio aluno, a partir de seus interesses de formação.
Ambos os percursos seguem uma estrutura de módulos de aprendizagem, autônomos, mas articulados entre si, que funcionam na perspectiva de encaminhar o aluno para uma formação que respeite o “estado da arte” de seu repertório de conhecimento nas respectivas áreas de formação.
Módulos de aprendizagem
Os módulos de aprendizagem são de três naturezas:
1. Fundamentais – aqueles obrigatórios para uma certificação que habilita o aluno para o exercício profissional da área referida.
2. Integradores – aqueles que integram as diversas áreas de formação do Programa Básico da escola.
3. Complementares – aqueles que expandem as possibilidades de conhecimento do aluno.