Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Fotos-Micaela_Menezes-61

Cursos gratuitos de audiovisual e teatro chegam para jovens em São Gonçalo do Amarante por meio do Projeto Abarca, da Porto Iracema das Artes

Fotos Micaela Menezes 61

(Foto: Micaela Menezes)

Projeto atende jovens com idade entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social

Visando a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social no mundo da arte, o projeto Abarca – Formação em Artes para as Juventudes – ministrará cursos gratuitos de artes visuais, audiovisual e teatro em São Gonçalo do Amarante, no interior do Ceará, entre os meses de outubro e dezembro. A iniciativa faz parte do programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Realizadas em parceria com o Conselho Comunitário da Taíba, as formações ocorrerão entre os dias 21 de outubro e 13 de dezembro, no prédio da instituição, localizado em Taíba. Os participantes, selecionados por meio de busca ativa, terão aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Ministrados por profissionais com vasta experiência em suas respectivas áreas de atuação, todos os cursos contam com aulas de economia criativa, que mostram como os participantes podem transformar os ensinamentos aprendidos durante as aulas em fonte de renda.

No curso de Artes Visuais, os alunos estudarão fotografia, aprendendo sobre os fundamentos da fotografia litorânea, jornalística e esportiva, além de técnicas de captura de imagem em diferentes dispositivos, como celulares e câmeras.

Já na formação voltada para o campo audiovisual, os participantes explorarão métodos para a construção de roteiros e conceitos básicos de captação de imagem e som. Ao longo do curso, a turma deverá produzir curta-metragens, exibidos ao público após o término das aulas.

Por fim, o curso de teatro ensina aos estudantes conceitos e práticas relacionados à interpretação, construção de texto e utilização de figurino e maquiagem como elementos cênicos. Assim como a turma de audiovisual, os alunos de teatro também demonstrarão o que aprenderam com uma apresentação ao final da formação.

Atendendo jovens com idade entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, o projeto aBarca em São Gonçalo do Amarante, Via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), conta com o Patrocínio Master da Nubank.

Sobre o Abarca

É um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 17 de outubro de 2024