A Coordenação dos Cursos Básicos em Artes Cênicas da Escola Porto Iracema das Artes, em parceria com a Meimundo Invenções Compartilhadas (RJ) que traz o espetáculo “Carmem de Cervantes” (RJ) nos dias 07 e 08 de maio, às 20h, no Teatro SESC Emiliano Queiroz, abre inscrições para três oficinas ministradas pelos integrantes do espetáculo.
Uma oportunidade para troca de experiências, prática de exercícios e formação no que concerne ao ator e seu corpo cênico e à criação escrita literária ficcional. Confira as oficinas e faça a sua inscrição nos links.
Oficina “Laboratório do movimento”
Com: Ana Paula Bouzas
Oficina “Laboratório do movimento” Laboratório do Movimento é um espaço de investigação cujo foco é o corpo cênico: consciência, preparação, treinamento e pesquisa. O trabalho desenvolvido há alguns anos por Ana Paula Bouzas em cursos, oficinas e workshops é dedicado a estudantes e profissionais de artes cênicas e tem como objetivo produzir um campo de experiências tendo como ponto de partida o corpo, seu funcionamento e potencialidades expressivas, tanto no processo investigativo do artista – criador, como no momento da atuação.
Um exercício da utilização sensível, inteligente e criativa de suas possibilidades. Laboratório do Movimento – o corpo na palavra é um recorte desse trabalho aplicado em uma vivência de 3h, com foco na relação corpo/palavra. Nessa experiência nossa proposta é usar como campo de experimentação um pequeno trecho de algum texto literário ou dramatúrgico, possível de ser memorizado pelo participante.
Ana Paula Bouzas é atriz, bailarina e coreógrafa, além de exercer a função de preparadora de elenco e diretora de movimento em diversos projetos em artes cênicas e audiovisual. Graduada em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ), pós graduanda em Preparação Corporal em Artes Cênicas pela mesma instituição, atuou em alguns grupos e cias de teatro e dança em Salvador e no Rio de Janeiro e em diversos produtos na TV e no cinema. Sua formação inclui experiências com profissionais como Marilena Ansaldi, Luís Carlos Vasconcelos, Denise Namura, Ana Kfouri, Suzanne Linke, Suzana Yamaushi, Walter Lima Jr, Fátima Toledo, Ana Vitória Freire, Paulo Caldas. Como atriz e bailarina, trabalhou com diretores teatrais e de TV como Ana Kfouri, Luis Arthur Nunes, André Paes Leme, Tim Rescala, Pedro Vasconcelos, Fernando Guerreiro, Nehle Franke, Roberto Talma, Marcos Schetman, Guel Arraes, Jorge Furtado e José Alvarenga.
Recentemente, Ana Paula assinou a direção da peça teatral APARTAMENTO 1201, ao lado de Cristina Moura (RJ), esteve em temporada com os espetáculos de dança FRIDAME (Márcio Cunha Dança Contemporânea) e CARMEN, DE CERVANTES (Fábio Espírito Santo). Atuou como diretora de movimento dos espetáculos CINCO JÚLIAS (Matheus Souza) e A CUÍCA DO LAURINDO (Sidnei Cruz), ainda em cartaz. Atualmente, segue em turnê com a peça CARMEN, DE CERVANTES e começa a ensaiar como atriz o espetáculo solo INFERNO.
Período: 06/05/2016 – sexta-feira
Horário: 09:00 – 12:00h
Pré-requisitos:
Idade mínima de 16 anos
Ensino Médio completo
Público alvo:
Atores, bailarinos e performers.
Número de vagas: 20
Período de inscrições: 27/04/2016 – 03/05/2016
Processo seletivo: 04/05/2016 – análise das fichas de inscrição
Divulgação do resultado no site da escola: 05/05/2016
Inscreva-se no botão abaixo:
[ENCERRADO]
[su_divider text=”Voltar ao topo” style=”dotted”]
Oficina “O ATOR NO SÉCULO XXI - Uma proposta de encontro entre o Ocidente e o Oriente”
Com: Samir Murad
Com um intenso trabalho físico e vocal utilizando técnicas psicofísicas direcionadas para o trabalho do Ator, tais como Yoga, Taichichuen, kempô e meditações ativas, tendo como referências os trabalhos desenvolvidos por Peter Brook, Grotowski, Eugenio Barba e Tadeus Kantor, o alunoator será levado a experienciar novas possibilidades expressivas corporais, vocais e emocionais, estabelecendo novos limites, desconstruindo barreiras e edificando uma nova base interna mais íntegra e essencial para a sua atuação.
Samir Murad é ator de Teatro, Cinema e Televisão, e vem trabalhando também como diretor, autor e professor de teatro. É formado pela UNIRIO onde concluiu o Curso de Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas e também o mestrado tendo em ARTAUD seu tema de dissertação. Concluiu também a pósgraduação em Teatro na UFRJ sob a direção de Aderbal Freire Filho. No teatro trabalhou com diretores como Augusto Boal, Amir Haddad, Sidnei Cruz, Sergio Britto, Bibi Ferreira, Moacir Góes e Paulo de Moraes entre outros. Em 2001 realiza seu primeiro solo PARA ACABAR DE VEZ COM O JULGAMENTO DE ARTAUD que fica segundo a crítica Barbara Heliodora entre os dez melhores espetáculos do ano. Em 2008 realiza o segundo espetáculo solo na mesma linha de pesquisa intitulado EDIPO E SEUS DUPLOS. Com ambos os solos tem viajado pelo país se apresentando e administrando oficinas e palestras.
Dirige o Grupo Cambaleei, mas não caí… que, atualmente, realiza uma pesquisa de Teatro em espaços abertos no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo em Santa Tereza. Suas últimas participações no vídeo foram: Fina Estampa, Amor à Vida, Malhação e Insensato Coração na TV Globo e Pecado Mortal e Vidas em Jogo na Record e no cinema no longa “No meu Lugar” e Heleno, Tim Maia e vários curtas, no teatro A Moringa Quebrada, Noel o Feitiço da Vila, Variações Freudianas 2, A Revista do Olimpo e o O Gato de Botas. Professor da Faculdade CAL de Artes Cênicas, Variações Freudianas – Teatro, Por isso eu sou vingativa – Minissérie Multishow, Em Família – novela TV Globo, Milagres de Jesus – TV Record.
Período: 06/05/2016 – sexta-feira
Horário: 09:00 – 12:00h
Pré-requisitos:
Idade mínima de 16 anos
Ensino Médio completo
Público alvo:
Atores.
Número de vagas: 20
Período de inscrições: 27/04/2016 – 03/05/2016
Processo seletivo: 04/05/2016 – Análise das fichas de inscrição
Divulgação do resultado no site da escola: 05/05/2016
Inscreva-se no botão abaixo:
[ENCERRADO]
[su_divider text=”Voltar ao topo” style=”dotted”]
Oficina “Literatura & Reinvenção – Adaptação de Argumentos e Textos para Ficção”
Com: Marcos Arzua Barbosa
A criação literária ocorre de diversas maneiras conforme a combinação de pesquisa, intuição e disciplina de trabalho, inexistindo um método primordial. No entanto, a sugestão crítica de leituras estratégicas, assim como a adoção de práticas úteis, pode facilitar e até incrementar o desenvolvimento de argumentos, sinopses, biografias de personagens, adaptações, traduções e a montagem de relatos curtos, ou não.
Organização da oficina: apresentação; enunciados para discussão (autores e obras); exercícios; leitura de resultados com debate. Haverá exercícios aplicados.
Marcos Arzua Barbosa tem Graduação e Pós-Graduação em Ciências Econômicas. Livros e capítulo de livro – (a) tradução: “A cadeira da àguia”, do original de Carlos Fuentes (Rocco, 2005); (b) ensaios: “República dos fazendeiros: história, economia e literatura” (e-papers, 2008), em parceira com Rubim Aquino; “Turismo no Rio: uma Odisseia por espaços sustentáveis” (epapers, 2011), autoria com Fabrício Carvalho; capítulo do livro “Muqui, terra de reis” (Usina de Imagem, 2012); “Pedro e os lobos: crônica da gestão de conflitos junto a empresas financeiras & medidas afins” (e- papers, 2014), tendo sido organizador e coautor; (c) ficção: “O quilombo branco”, livro de relatos (Ó Frutos, 2012).
Cinema – (a) documentários: diretor (em parceira com o diretor Renato de Paula), roteirista e produtor de “Aiuruoca: a razão do pássaro” (longametragem, 2011); roteirista e diretor de “Carmen, de Cervantes” (micro- documentário, 2011), realizado em Córdoba, Espanha; diretor (em parceira com o cineasta Renato de Paula), roteirista e produtor de “Desdobrável mundo novo” (média-metragem, 2012); (b) ficção: produtor de “Simultâneo e imperfeito” (curtametragem, 2013), com roteiro e direção de Renato de Paula. Teatro – (a) adaptação: dramaturgia do espanhol Miguel Àngél Zamorano, “O dia em nos vestimos de animais” (2011); (b) ficção: coautor, com Fábio Espírito Santo, da peça “Carmen, de Cervantes (2014); colaboração com Rita Carelli, para a dramaturgia “No coração das Máquinas” (2016), ambas encenadas.
Período: 06 e 07/05/2016 – sexta-feira e sábado
Horário: 16:00 – 18:00 h
Pré-requisitos:
Idade mínima de 16 anos
Ensino Médio completo
Público alvo:
Atores, autores, estudantes de Letras, Artes Cênicas; demais interessados em criação literária.
Número de vagas:15
Período de inscrições: 27/04/2016 – 03/05/2016
Processo seletivo: 04/05/2016 – Análise das fichas de inscrição
Divulgação do resultado no site da escola: 05/05/2016
Inscreva-se no botão abaixo:
[ENCERRADO]
[su_divider text=”Voltar ao topo” style=”dotted”]


