Moacir dos Anjos, pesquisador e atual curador de arte contemporânea da Fundação Joaquim Nabuco, realiza terça-feira (12) às 20h a master class “O Sul do Mundo” no auditório do Porto Iracema. A atividade faz parte do Dragão da Criação, programação comemorativa do aniversário do Porto Iracema das Artes que acontece ao longo do mês de agosto.
A palestra irá abordar estratégias artísticas formuladas pelo Sul do mundo, lugar da violência histórica cometida pelos que se posicionam no Norte. Considera-se que a arte do Sul é aquela que confronta e redefine critérios e valores formulados pelo Norte como centrais à consagração de um objeto ou de um gesto como arte.
Dentre as curadorias recentes de Moacir, estão as exposições Jac Leirner, na Estação Pinacoteca em São Paulo, O Legado da Coruja – Chris Marker, na Fundação Joaquim Nabuco no Recife, Unsaid/Spoken (em parceria com José Roca) na Cisneros-Fontanals Foundation em Miami, e Ver é uma Fábula – mostra de Cao Guimarães, no Itaú Cultural em São Paulo. O curador ainda escreveu o livros Local/Global: arte em trânsito e ArteBra:Crítica, de uma coleção que reuniu textos acerca de obras de artistas visuais brasileiros atuantes desde os anos 1950.
A master class é aberta ao público e os interessados devem se inscrever neste link.
SERVIÇO
Master Class “O Sul do Mundo” com Moacir dos Anjos
Quando: 12 de agosto (terça-feira) às 20h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar 160, Praia de Iracema)
Entrada Franca
Informações: www.portal.portoiracemadasartes.org e 85-3219.5865.