(Foto: divulgação)
Evento contará com a presença dos criadores e produtores da série de comédia que narra o cotidiano do fortalezense com bom humor
A Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza uma edição especial do projeto “Anatomia da Série” para apresentar os bastidores da produção cearense “Se Avexe Não”, que estreou recentemente na Netflix. O encontro acontece no dia 31 de julho, às 19h, no auditório da Escola, com entrada gratuita.
A série foi criada por Luciana Vieira, Wislan Esmeraldo e Victor Costa Lopes, que passaram pelo Lab Cena 15, o Laboratório de Cinema da Escola. Vieira e Lopes, inclusive, participarão do bate-papo sobre os bastidores da produção, assim como a atriz Bilica Léo, que também é coordenadora do Curso Técnico em Dança (CTD) da Porto Iracema.
“É muito significativo notar que a equipe da série ‘Se Avexe Não’ é composta por vários profissionais que tiveram suas trajetórias marcadas pela passagem pelo Laboratório de Cinema. É quando comprovamos a relevância de uma política pública que investe com seriedade em formação para o audiovisual”, destaca Manoela Ziggiatti, coordenadora do Lab Cena 15.
A edição especial do projeto “Anatomia da Série” sobre “Se Avexe Não” é voltada a estudantes, profissionais do audiovisual e ao público geral interessado em conhecer de perto os caminhos criativos de uma produção cearense que ganhou visibilidade nacional.
Sobre a série
“Se Avexe Não” acompanha o cotidiano de Selma, uma mulher de 40 anos que vive no Morro de Santa Terezinha, em Fortaleza. Depois de ser demitida da pousada onde trabalhava, ela decide transformar sua casa em uma hospedaria.
Ao lado da mãe, do irmão e dos sobrinhos, enfrenta os desafios da nova rotina em meio a situações cômicas e afetivas que revelam os conflitos de uma família brasileira em tempos de crise. A narrativa mistura o humor cearense com referências das redes sociais, abordando temas como a crise econômica, os arranjos familiares e a realidade da classe média baixa.
Sobre a Porto Iracema das Artes
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
Anatomia da Série “Se Avexe Não”, com Luciana Vieira, Victor Costa Lopes e Bilica Léo
Quando: 31 de julho, às 19h
Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza)
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) | Supervisão e edição: Isabella Rifane (jornalista) | Publicado em 21 de julho de 2025