Atividade acontece online, de 9 a 11 de outubro; inscrições estiveram abertas até 04 de outubro
Promovida pela Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, através do Laboratório Cena 15 de Cinema, a oficina virtual “Beats de Roteiro”, com o roteirista e professor Elton de Almeida, tem lista de pessoas selecionadas divulgada. Os nomes listados participam da atividade gratuita, entre os dias 9 e 11 de outubro, de forma online.
O processo seletivo seguiu todos os critérios estabelecidos no momento de abertura das inscrições para a atividade. No total, 76 inscrições foram recebidas, com 25 pessoas sendo selecionadas, preenchendo o número de vagas disponíveis.
Confira a lista de pessoas selecionadas para participar da oficina “Beats de Roteiro”
Alexia Holanda Vasconcellos
Ana Cecília Ipiranga Diamantino
Barbara Leite Matias
Caio Cardoso Holanda
Cezario Corra Filho
Cinthia Maria Bezerra Gomes
Émerson Afonso Santos Maranhão
Estefane Araújo Barguil
Fabienne Maia
Francisco Gleidson Vieira dos Santos
Ismael Oliveira Thomaz
Italo Gabriel da Silva Lima
Larissa Rezende Sales
Lua Alencar
Lucas Silva dos Santos
Mariana Ellen Barbosa de Lima
Marieta Rios Nogueira de Freitas
Naryane Gomes Barbosa
Natanael Portela de Souza
Pedro Italo Dantas Mota
Pedro Rodrigues dos Santos
Renata Fortes Monte Franklin
Stefanie de Farias Silva Bezerra
Thiago Arruda Neres
Victor Emanuel Rodrigues Borges
Sobre a oficina “Beats de Roteiro”
O que são beats e como eles moldam a estrutura de um roteiro de longa-metragem? Nesta oficina, vamos mergulhar a fundo nos conceitos de beat –– afinal, se o átomo é a unidade básica da matéria, os beats são as unidades fundamentais do drama. Examinaremos como cada beat compreende uma tensão entre desejo/antagonismo, ação/reação, gerando conflitos em cadeia que impulsionam as personagens e seus arcos emocionais.
Através de leituras, discussões e análises de filmes, destrincharemos os beats macro (como Incidente Incitante, Midpoint e Clímax, por exemplo) até expandi-los para os beats minuciosos que totalizam o beat sheet – documento que mapeia todos os eventos emocionais e de trama numa história. Estudaremos como os beats delineiam o passo a passo da estrutura clássica de três atos, bem como suas conexões com o paradigma das oito sequências. Também abordaremos os paralelos entre beat e tema, ou seja, como os acontecimentos narrativos reverberam as discussões morais e filosóficas da história. Além dos beats essenciais para qualquer filme, analisaremos ainda beats específicos de diferentes gêneros cinematográficos.
Sobre Elton de Almeida
Elton de Almeida é um roteirista graduado em Audiovisual pela USP e mestre em roteiro pelo American Film Institute Conservatory em Los Angeles, onde reside atualmente. Escreveu e dirigiu quatro curtas-metragens financiados por editais públicos e exibidos em festivais ao redor do mundo. De 2018 a 2020, trabalhou no desenvolvimento de séries nas produtoras LB Entertainment e Maria Farinha Filmes. Neste período, foi ainda assistente de roteiro em “Samantha!”, série original da Netflix, e colaborador de roteiro na série “Lov3”, produzida para a Prime Video (vencedora do Prêmio ABRA de melhor roteiro de comédia). Em 2021, integrou o time de roteiristas de uma série inédita para a Netflix Brasil, uma adaptação de um romance para jovens leitores. No mesmo ano, colaborou no desenvolvimento de séries e longas em produtoras como Anonymous Content, Paris Entretenimento e Conspiração. Em 2022, finalizou mais uma sala de roteiro, “Segura essa Pose”, uma série documental para a Globoplay. Além disso, teve um projeto de longa premiado no edital de desenvolvimento do Proac SP e atualmente adapta um laureado romance brasileiro para o cinema, numa produção da RT Features. Elton é também um Fulbright Scholar, vencedor de uma bolsa de mestrado em roteiro nos EUA. Atualmente, está envolvido em um projeto de série dramática para streaming.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Lianne Ceará (jornalista) | Publicado em 06 de outubro de 2023