As Comissões de Avaliação do processo seletivo para os Laboratórios de Artes Visuais e Pesquisa Teatral já se encontram em plena atividade. Os profissionais que selecionarão os projetos para a nova turma dos Laboratórios de Criação começaram, ontem (23), as entrevistas presenciais com os grupos habilitados na segunda fase da seleção.
Para o Laboratório de Artes Visuais, foram selecionados 10 projetos e para o Laboratório de Pesquisa Teatral, 15. As comissões, agora, reúnem-se com os artistas proponentes de cada projeto para avaliar e tirar dúvidas sobre o trabalho inscrito. As entrevistas acontecem até amanhã (25) e o resultado dos Laboratórios de Criação será divulgado no dia 01 de agosto.
Conheça abaixo os profissionais que compõem as Comissões de Avaliação dos Laboratórios de Artes Visuais e Pesquisa Teatral:
LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS
ARMANDO QUEIROZ
Nasceu em Belém do Pará em 1968. É artista visual, curador independente e técnico em museu. Desde 2003, trabalha no Sistema Integrado de Museus e Memoriais – SIM/SECULT-PA, fazendo parte da equipe de pesquisa em arte contemporânea e documentação fotográfica de acervos dos museus. De julho de 2008 a janeiro de 2011, foi Coordenador de Curadoria e Montagem deste sistema que congrega as oito unidades museais do Estado do Pará. Neste ínterim, integrou a equipe de curadores do Rumos Artes Visuais 2008-2009 (Instituto Itaú Cultural) como Curador Assistente, responsável pelo mapeamento da região norte do país. Atualmente é Diretor da Casa das Onze Janelas
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CRISTIANA TEJO
Cristiana Tejo é curadora independente, doutoranda em Sociologia (UFPE) e co-fundadora do Espaço Fonte – Centro de Investigação em Arte. É curadora do Projeto Made in Mirrors, que envolve intercâmbio entre artistas do Brasil, China, Egito e Holanda. Foi coordenadora-geral de Capacitação e Difusão Científico Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco (janeiro de 2009 – outubro de 2011) e co-curadora do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM – SP (2011), juntamente com Cauê Alves. Foi Diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (2007- 2008), curadora visitante da Torre Malakoff (2003 – 2006) e curadora do 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (2004-2005). Participou de diversas comissões de seleção e de premiação, entre elas: Bonnefanten Contemporary Art Prize 2014 (Maastricht, Holanda), Videobrasil 2013, Rumos Artes Visuais da Argentina (como júri internacional, em Buenos Aires, Argentina, 2011), etc. Vive e trabalha no Recife.
JACQUELINE MEDEIROS
É doutoranda e mestre em História e Crítica de Arte pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduada em Artes Visuais pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. É gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza(CCBNB), implantou políticas de editais públicos para a programação, realiza grupos de estudos em curadoria e laboratórios de formação em arte contemporânea. Organizou com a pesquisadora Izabela Pucu o livro “Roberto Pontual – Obra Crítica” e possui vários textos publicados na Revista de Política Cultural – UFBA e Dasartes.
LABORATÓRIO DE PESQUISA TEATRAL
FRAN TEIXEIRA
É artista do grupo Teatro Máquina, de Fortaleza (CE). Encenadora. Professora da Licenciatura em Teatro do IFCE. Atualmente investiga a experimentação prática com o Material Fatzer de Brecht como modelo de ação. Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA e mestre em Artes pela ECA/USP. É autora de “Prazer e crítica: o conceito de diversão no teatro de Bertolt Brecht” (Annablume, SP: 2003). No IFCE, coordena o Grupo de Pesquisa “Drama, dramaturgia, cena: questões contemporâneas” (PRPI/IFCE/CNPq).
LUIZ MARFUZ
É doutor em Artes Cênicas (UFBA) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA); bacharel em Comunicação/ Jornalismo pela UFBA. É professor-adjunto da Escola de Teatro da UFBA, diretor teatral, jornalista, arte-educador e dramaturgo. Coordena o Grupo de Pesquisa PÉ NA CENA – Poéticas de Encenação e Atuação. Dirigiu espetáculos com textos de sua autoria (A capivara selvagem, A última sessão de teatro, Meu nome é mentira), de Beckett, Arrabal, Brecht, Nelson Rodrigues, dentre outros. Dirigiu espetáculos musicais com Maria Bethânia, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Nana Caymmi, Maria João (Portugal), Orquestra Sinfônica da Bahia. Publicou os livros “Beckett e a implosão da cena” (2014) e “Harildo Déda: matéria dos sonhos” (coautoria Raimundo Matos de Leão, 2011). Já participou como curador de diversos festivais e editais de cultura, dentre os quais: VI Festival latinoamericano de Teatro – FILTE (2013-BA); Programa Eletrobrás de Cultura – área de Artes Cênicas (2010); Programa BNB de Cultura- Edição 2010; Programa BNB-Cultural 2009 – Artes Cênicas; Edital Programa Petrobras Cultural 2006/2007- Artes Cênicas.
RENATO FERRACINI
Possui graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela UNICAMP. É ator-pesquisador e atual coordenador do LUME – Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, onde atua em todas as linhas de pesquisa e criação desde 1993. É professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (UNICAMP). Coordena o Projeto Temático FAPESP “Memória(s) e Pequenas Percepções”. Possui quatro livros publicados: “A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator” (2001), “Café com Queijo: Corpos em Criação” (2006), “Corpos em Fuga, Corpos em Arte – ORG” (2006) e “Ensaios de Atuação” (2013).