Comissão de Seleção:
Carolina Soares é doutora pelo programa História, Teoria e Crítica da Arte da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 2004 integra o Grupo de Estudos Arte & Fotografia da ECA/USP, coordenado pelo prof. Dr. Domingos Tadeu Chiarelli. De 2006 a 2008, atuou como pesquisadora do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Coordenou a pesquisa para a publicação Memória Crítica, que integrou a 28ª Bienal de São Paulo, com curadoria de Ivo Mesquita. Junto com Marcelo Amorim, Thais Rivitti e Mariana Trevas, foi coordenadora, entre 2011 e 2012, do Ateliê397, em São Paulo. Atuou como coordenadora editorial da Base7 Projetos Culturais entre 2012 e 2015. Foi curadora da mostra Fotografia em perspectiva – Obras da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, no MAM-SP, em 2007; Realidades imprecisas, no Sesc Pinheiros, em 2009; Ficções de Nino Cais, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em 2011; do Projeto Ocupação A Pipa, na Praça Victor Civita, em 2012; da mostra Na Iminência, na Blau Projects, em 2015, entre outras. É autora do livro A 4 graus do equador editado pelo CCBNB e Ateliê397.
Jacqueline Medeiros é doutoranda e mestre em História e Crítica de Arte pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduada em Artes Visuais pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2005). Atualmente é coordenadora de artes visuais do Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza, onde trabalha desde 2004 atuando principalmente na gestão do acervo de arte do Banco do Nordeste e na programação de exposições, cursos e seminários do CCBNB. Organizou o livro do crítico pernambucano Roberto Pontual Obra Crítica, ed. Azouge, 2012. Possui textos publicados na revistas de arte Dastartes (RJ), artigos em Congressos e Conferências nacionais e internacionais como ANPAP e Latin American Studies Center Conference da Universidade de Maryland, USA.
Marcelo Campos é doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ); professor adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É autor dos livros: Um canto, dois sertões: Bispo do Rosário e os 90 anos da Colônia Juliano Moreira (Rio de Janeiro: Azougue, 2016) e Emmanuel Nassar: engenharia cabocla (Niterói: Museu de Arte Contemporânea de Niterói, 2010). Foi curador, entre outras, das exposições: Efrain Almeida: Uma Pausa em Pleno Voo (Paço Imperial, Rio de Janeiro; e Centro Cultural do Banco do Nordeste, Fortaleza, 2015-2016); Um Canto, Dois Sertões: Bispo do Rosário e os 90 Anos da Colônia Juliano Moreira (Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, 2015); e Vestígios de Brasilidade (Santander Cultural, Recife, 2011). Foi ainda cocurador, entre outras, da exposição Tarsila e Mulheres Modernas no Rio (Museu de Arte do Rio [MAR], Rio de Janeiro, 2015), junto com Paulo Herkenhoff, Hecilda Fadel e Nataraj Trinta.