Foto: Divulgação
Exibição do filme “Represa” acontece às 17h, no Cinema do Dragão, seguida de uma conversa com o diretor Diego Hoefel e a produtora Ticiana Augusto
Após ser o único longa brasileiro selecionado para competir no Festival de Roterdã de 2023 e ganhar cinco prêmios na 30ª edição do Festival de Vitória, “Represa” chega ao projeto Anatomia do Filme como parte da programação de aniversário de 11 anos da Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar. O evento exibirá o longa de forma gratuita e aberta ao público na quarta-feira, 21, às 17h, no Cinema do Dragão. Em seguida, Nick Sanches, ex-integrante do Lab Cena 15, media uma conversa sobre a obra com a presença do diretor Diego Hoefel e a produtora Ticiana Augusto.
O longa conta a história de Lucas, que atravessa o país para visitar o local de nascimento de sua falecida mãe. Para conseguir vender um terreno dela, ele se aproxima de Robson, seu irmão desconhecido. Quando a filha de Robson, Josy, conhece Lucas, ela percebe algo de errado com ele.
Em entrevista ao O Povo, em 2023, Diego Hoefel contou que a inspiração para o longa surgiu em sua cabeça após ver imagens das ruínas da antiga cidade de Jaguaribara reaparecendo depois da seca de 2013. Foi quando apresentou a história na primeira edição do Laboratório Cena 15 de Cinema da Escola, desenvolvendo a ideia em uma minissérie de quatro episódios intitulada “Cidade Submersa”. Durante a experiência, os diretores e roteiristas Karim Aïnouz e Sérgio Machado incentivaram Diego a transformar a história em um roteiro de longa-metragem. Assim, ele seguiu visitando a região e filmou o curta “Cidade Nova”, que serviu para solidificar o que depois se tornaria o filme “Represa”.
Agora, em comemoração aos 11 anos da Porto Iracema das Artes, Diego Hoefel retorna para analisar seu longa, sempre destacando a importância de Laboratórios como o Cena 15 para a construção de imagens que formam um imaginário do Brasil.
SOBRE O ANATOMIA DO FILME
O projeto “Anatomia do Filme” propõe olhar e escuta atentos ao filme, discutindo sua concepção, de forma global, do roteiro e dramaturgia às questões técnicas e formais, como fotografia, desenho de som e montagem. A análise procura recuperar também materiais e documentos referentes ao processo de criação, estimulando uma reflexão em torno das escolhas e decisões artísticas.
SOBRE CONVIDADOS E MEDIADORES:
DIEGO HOEFEL
Diego Hoefel é realizador, roteirista e professor do curso de Cinema da Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é também diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Escreveu o roteiro de curtas e longas-metragens que foram exibidos e premiados em diversos festivais internacionais, como a Semana da Crítica do Festival de Cannes, Locarno, Oberhausen, Havana e Dok Leipzig. Represa é seu primeiro longa-metragem como diretor. O filme estreou em 2023, no Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR).
TICIANA AUGUSTO
Produtora e realizadora de cinema, Ticiana formou-se em cinema e audiovisual na Escola Pública de Audiovisual Vila das Artes e na Unifor, cursou mestrado em Artes Plásticas na EMA Fructidor, na França, onde atuou, produziu e codirigiu o longa “A Misteriosa Morte de Pérola” (IFFR 2015). Fundou a Tardo em 2012 e desde então vem produzindo projetos autorais e independentes. Realizou 12 longas, 11 curtas e 1 série, exibidos em festivais de cinema como Locarno, Rotterdam, AFI Fest, BFI London, FidMarseille, BAFICI, Munich, Sitges. Como produtora e com projetos de longas desenvolvidos no Núcleo Criativo da Tardo, Ticiana participou de mercados e laboratórios internacionais como Match Me! Locarno, TorinoFilmLab, Berlinale Co-production e Tribeca Network Markets. Com curtas e longas a serem lançados, Ticiana celebra uma década de existência da Tardo em 2022, enquanto desenvolve um projeto futuro que já vai pro forno. Recebeu uma Bolsa Paradiso para participar do EAVE Producers Workshop em 2022.
NICK SANCHES
Nick Sanches, nascido em Fortaleza, é estudante de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua pesquisa acadêmica é voltada para o cinema negro e periférico, refletindo essa essência em seus projetos cinematográficos. Como roteirista, participou do laboratório de roteiro Cena 15 da Porto Iracema das Artes e em 2024 faz parte do Projeto Marieta, onde está desenvolvendo o roteiro do longa-metragem “O Jeito Que Eu Vejo As Coisas”. Entre seus trabalhos como roteirista e diretor estão os curtas-metragens “Um Maço de Firmeza” (2023), vencedor do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival Internacional de Alvorada, e “sirius não é tão longe” (2024), que estreou no 22º Festival Brasileiro de Cinema Universitário.
SERVIÇO:
O que: Exibição do Filme “Represa” + Conversa com diretor Diego Hoefel e produtora Ticiana Augusto
Quando: quarta-feira, 21
Onde: Cinema do Dragão, Sala 02
Gratuito mediante retirada de ingresso no local e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 14 de agosto de 2024